19 julho, 2009

Sexo antes do casamento

Comentário feito por mim, na data de hoje, no blog Ministério Casados em Cristo, na postagem: "Sexo antes do casamento x Formação intelectual e profissional".

Casamento Prezados irmãos conselheiros,

Graça e Paz!

Antes de mais nada, desejo manifestar todo o meu apreço e respeito para com o irmão Júlio Severo, bem como para com com a sua preocupação em preservar nossa juventude.

Mas, ainda com o mesmo respeito, e na condição de psicoterapeuta, manifestar também a minha discordância para com a sua proposta.

Isso porque, tanto a instintualidade quanto a psiquê, como um todo, fazem parte da natureza humana; e ambas têm que merecer a devida atenção, não se podendo privilegiar uma, em detrimento da outra.

Parece-me muito claro que Deus, ao planejar criar o homem jamais desejou que este fosse assexuado; razão pela qual, dotou-o de testosterona; e a mulher, de progesterona, mais estrogênio.

Esses hormônios sexuais impelem o homem em direção à mulher, bem como; a mulher, em direção ao homem.

Essa é a parte instintual da história que, aliás,somente pode ser domada pela cultura, pela civilização, pela vida em sociedade.

No entanto, a outra parte (a psicológica)não é estática, mas enormemente dinâmica. Por essa razão, jamais deve ser desdenhada, visto que é real e atávica.

A porção inconsciente da psiquê humana jamais se conforma com o domínio da cultura sobre a instintualidade, que foi, por isso mesmo; não aceita passivamente, mas reprimida.

Ora, essa repressão possui forças instintuais represadas, que procurarão escapar todo o tempo e, caso isso não aconteça por via psíquica, haverá a formação de sintomas somáticos, sob a forma de doenças orgânicas.

A saída apontada pelo irmão Júlio Severo - o casamento em idade precoce do jovem, para a preservação de sua pureza sexual e, em detrimento de sua formação intelectual, constitui apenas uma solução paliativa e um adiamento do problema, que se manifestará, com consequências ainda piores, numa idade mais madura.

A psicologia reconhece, tanto no homem, como na mulher, a chamada "crise dos 40 anos" ou, em outras palavras, a "idade do(a) lobo(a)".

Essa fase da vida humana acontece com todos os indivíduos e corresponde à uma "segunda adolescência", sem, todavia, os mecanismos de segurança que havia na primeira adolescência.

E, um dos questionamentos mais comuns nessa fase é justamente a extemporaneidade do casamento precoce.

Os cônjuges, agora, sem mais aquele romantismo da juventude, com filhos para serem criados, com todas a exigências da vida em comum e da vida profissional, fazem a "contabilidade" de suas "perdas e ganhos".

Infelizmente, a experiência tem demonstrado, fartamente, que "as perdas" pesam muito mais do que os "ganhos".

Há a frustração pela abdicação dos estudos, pela ausência de uma diversidade de experiências de namoro; o sentimento de "perda" dos melhores anos da vida e, não raro, uma maior ou menor "revolta" interior por essa puerilidade.

O resultado desses questionamentos todos é a ocorrência ( em um número estarrecedor) de "guinadas de 180 graus", que podem ser menos éticas, quando ocorrem as traições e infidelidades; ou mais éticas, quando existe antes, o rompimento, através da separação formal, para então a busca de uma nova identidade com um(a) novo(a) parceiro(a).

Fato que muito mais dificilmente aconteceria, se o casamento tivesse sido realizado por volta dos 28 ou 30 anos de idade, quando ambos os cônjuges já haveriam tido várias experiências de namoro e a formação profissional apropriada para o início de uma vida em comum com maior maturidade.

Se alguém duvidar dos fatos que aqui coloco para a manifestação de meu ponto de vista, sinta-se à vontade para comprová-los, conversando com qualquer psicoterapeuta experiente.

Espero que o choque dialético e respeitoso de opiniões conduza à uma reflexão mais profunda sobre a questão.

Cordialmente em Cristo,

Tony Ayres

4 comentários:

  1. Estou fazendo este comentário aqui porque tenho visto que alguns queridos irmãos, seguindo a maioria dos templates de blogs, colocam os seus comentários no rodapé da postagem.

    Chamo a atenção para este modelo de template que utilizo, cujos comentários devem ser feitos ANTES DA POSTAGEM.

    A dica, então, é guiar-se pela data da postagem. Veja que a data está junto aos "comentários" e ambos precedem o título de cada postagem.

    Grato pela atenção.

    Tony

    ResponderExcluir
  2. Este é um tema de extrema importância, e que, infelizmente, muitas igrejas não tratam com a seriedade ou ênfase que devem tratar...
    Conheço várias as situações que se encaixam neste contexto, citado acima. E alguns, certamente lamentáveis.
    Mas fica uma pergunta: como lidar com uma pessoa que não consegue ficar só... e por isso, toda namorada q arruma quer logo casar?! (rs). O riso foi só para descontrair, mas sei q é um caso sério... a pessoa entra em descrédito... ainda mais qdo ocupa uma posição de liderança. Mas é uma pergunta pertinente para aprender a lidar com pessoas deste tipo.
    Conheço a história de uma jovem q namorou com uma pessoa deste tipo... ela tinha uns 21/22 anos... e ele queria casar-se "rápido" pra não "errar" entende? Mas, a moça disse q não se casaria por este motivo. Conclusão: não ficaram juntos por mto tempo. Hj, ela conquistou mtas coisas, q certamente não teria conquistado se aceitasse casar-se naquelas condições... e ele, ainda solteiro, mas as notícias é q continua agindo da mesma forma...
    Trabalho com jovens, por isso, a pergunta me é propícia, para saber como orientar nestas situações.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. acredito no que vejo, e o que posso observar é que pessoas, casais estão perdendo a essência, deixando o sistema do mundo entrar em seus relacionamentos, esquecendo do que Deus tem pra eles juntos conquistarem. O individualismo é um problema.Tenho 20 anos e me casarei em breve,não espero por um conto de fadas, sei das grandes dificuldades que irão surgir, mas, o mais importante eu sei, que DEus não nos abandona ainda mais se entregarmos verdadeiramente o nosso compromisso a Ele.
    Infelizmente muitos casais amigos que são evangelicos,conhecedores da palavras me passam um casamento como algo negativo,mas eu vejo um casamento longe da presença de Deus. Por que se Deus criou o casamento, era para ser agradavel e uma experiencia a cada dia proveitosa e não um fardo.
    Acredito no que quero acreditar...ate onde minhas ideias e convicções e conhecimento dos planos de Deus para um casamento me fazem crer no que verdadeiramente é o casamneto.
    OBS.: Acredito na maturidade e confiança no que vocÊ tem, não idade e preparação profissional e sonhos realizados em primeira ordem de vida.Isso é de cada pessoa...

    Cada cabeça um mundo,mais a verdade se encontra no mesmo lugar...na Biblia!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. o grande problema e que as pessoas estão inguinorando as leis de deus ,e querendo viver das suas próprias leis,porque são mais convenientes,e dao nome a isso de psicologia,psicoterapia etc. e estão conduzindo os homens a destruição.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.