11 julho, 2009

Seu Deus é Pequeno Demais?

deus

"Sempre questionei a versão da igreja católica sobre um Deus cruel e vingativo. Creio ser muito infantil a crença sobre castigo divino". (Flávio Gikovate, médico psiquiatra e psicoterapeuta, no Twitter, em 10/07/2009).

O questionamento de Flávio Gikovate sobre Deus não provém, conforme ele coloca, apenas da igreja católica. A imagem de um Deus cruel e vingativo é também, infelizmente, repassada pela maioria das denominações evangélicas; mais especialmente, as pentecostais.

Aliás, a questão das penas eternas tem uma ênfase especial em quase todas as teologias; particularmente, no calvinismo, no arminianismo e no luteranismo, além de, é claro, no catolicismo romano.

A questão de o inferno ser realmente um enorme incêndio eterno onde os ímpios serão queimados para sempre perpassa, com freqüência, a cabeça de evangélicos de todo o mundo.

Alguns, não conseguindo conciliar a idéia de um Deus bondoso ser o criador dessa espécie de inferno, racionalizam-na, atribuindo tal criação ao diabo.

Os cristão mais maduros já venceram esse estágio "infantil", segundo as palavras de Gikovate e aprenderam, que na verdade, o castigo eterno é, com certeza, a eterna separação de Deus.

Mas, fica ainda, outra questão: a de como enxergamos a Deus, ainda nesta vida. Alguns vêem-no como um verdugo, pronto a castigar seus filhos, ao menor deslize.

Outros o vêem como um policial celeste, sempre vigiando e pronto a "multar" os que, de maneira consciente ou inadvertida, desobedecem às suas "leis" (entre aspas).

Mas tem também aqueles que o enxergam como um velhinho de barbas brancas, regendo o mundo, assentado num trono em algum lugar do Universo, como um Papai Noel celestial.

Essas falsas idéias de Deus e algumas outras similares fazem parte de um clássico livrinho, escrito pelo pastor anglicano John Bertram Phillips, em 1952, cujo título é: "Seu Deus é Pequeno Demais", que ganhou notoriedade entre os cristãos de muitos países, e ainda hoje, continua a ser publicado.

Ser ter qualquer interesse, a não ser o de ajudar a quem se debate com esse assunto, recomendo a leitura do livrinho que, no Brasil, é distribuído pela editora Mundo Cristão.

Entretanto, para não isentar-me de uma posição a respeito, prefiro ficar com a imagem de Deus como um Ser justo, sim. Mas, sobretudo, amoroso, benigno, compassivo e pronto a perdoar, como nos mostram as Escrituras. Conforme a revelação dada pelo Mestre a Filipe, vejo Deus na figura de Jesus.

Entretanto, apesar de saber que, certamente serei criticado por alguns, pelo que irei dizer a seguir, vou arrematar este post com a resposta do padre Fábio de Melo, em entrevista concedida à apresentadora Maria Gabriela, no canal GNT.

Interrogado por ela, se realmente ele cria na vida após a morte (e, obviamente, na conseqüente salvação ou perdição eternas), ele, sorrindo, respondeu:

"Você me faz uma pergunta muito injusta, Marília; porque eu ainda não morri!"

Críticas ou mal-entendidos à parte, é sempre preferível a franqueza à hipocrisia.

Tony Ayres

10 comentários:

  1. Mas será que ele, o padre Fábio, não está dando uma de Tomé? ...rsrsrsrs... Perdão, meu querido irmão Tony. Mas veja, eu creio que vou viver eternamente na glória com Deus, louvando-o e adorando-o. Não é assim que fala a Palavra de Deus? Que a fé é a certeza de que temos ou teremos algo que ainda nem existe, que ainda não vemos? Sei lá... Eu creio e sei que vou... Ah! Gostei do seu comentário sobre o "Cesão", lá no meu blog. rsrsrsrsrs..... realmente, o leão ao qual me refiro no post é este Cesão, creio eu.... porque tá demais né, irmão? rsrsrsrsrs

    Fique com Deus sempre!!!

    Em Cristo,

    Claudia Sunshine (Claudia Paiva)

    http://blogdosultimos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Claudia:

    Obrigado por seu comentário. Você é muito sincera em tudo o que diz e sinceridade é como que "um selo" de cristãos verdadeiros.

    Sobre o comentário do padre Fábio; mencionei-o por duas razões:

    1. Ao dar essa resposta, num canal de TV, ele preferiu expor-se a críticas e a mal-entendidos e ser fiel à sua consciência, do que dizer alguma coisa mais "esperada" de um padre e ser hipócrita.

    2. Para levar à reflexão alguns cristãos que procuram ser extremados (mesmo que suas convicções possuam prováveis dúvidas), apenas pelo medo do inferno e para "garantirem" o céu.

    Se os Céus são este Paraíso maravilhoso (e as Escrituras realmente afirmam que são), por que será que as pessoas tudo fazem para retardar ao máximo a sua "ida" para lá?

    Tratamentos médicos, cirurgias, fisioterapias, internações, corridas aos pronto-socorros são provas evidentes de que todos nós, mesmo cristãos, procuramos a vida "no corpo desta carne", à vida eterna "logo".

    Será que, esse esforço em "retardar" a nossa viagem eterna não pode nos fornecer um "vilumbre" de dúvida inconfessável para muitos, mas que Fábio de Melo preferiu, honestamente, confessar?

    São pontos sobre os quais bem faríamos a nós mesmos, em refletir com seriedade.

    De uma coisa estou certo: É muito melhor servirmos a Jesus POR AMOR AO QUE ELE FEZ POR NÓS, do que por medo do infermo ou pela recompensa do Céu.

    E, acho que isso, o padre teve a felicidade de demonstrar.

    Ao longo de minha experiência cristã, tenho convivido demais com igrejas e pastores que (com medo de ver seu rebanhos "diminuídos"),proclamam um "Deu terrível", com a intenção de prendê-las à igreja pelo medo, e o medo é adoecedor da alma.

    Acho que todos nós deveríamos passar rm revista nossas reais motivações.

    E servirmos a Deus na simplicidade do Evangelho.

    Em Cristo,

    Tony Ayres

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio T. Ayres.
      Eu li com atenção o que você postou sobre a posição de Fabio Mello, olha ele negou a eternidade de Deus, quando diz, você foi injusta, porque ainda não morri, e ai ele disse uma grande verdade, porque se ele tivesse verdadeiramente morrido para este mundo vil, então ele saberia que depois da sua morte, iria se juntar a Cristo Jesus, na glória do céus, só quem tem a certeza da sua salvação é que pode garantir a sua eternidade com Deus, olha amigo, uma verdade, ou você acredita no que está escrito na Bíblia, ou você rasgue ela da sua vida. Pois para os verdadeiros Cristãos, ela é expressão da verdade. Quem não conhece a Deus, não pode nem se quer falar dele, porque vai fazer suposições. Deus é amor, não está escrito? então ele é amor, mas ele também é justiça; para que ele exerça a justiça, ele deixa esgotar todos os seus atributos como: Longanimidade,bondade,amor,paciência,confiança,então ele vai julgar e fazer justiça, ele jamais inocentará o culpado, seja ele quem for; Padre, Pastor, ou ovelha. Ele julga pela falta que cometemos, quando sabia que o que fizemos foi uma transgressão grave ou não. Sou Pastor e jamais preguei esse Deus terrível, mas o Deus de Majestade e infinita misericórdia; Você jamais pode julgar todos por um ou por alguns, não se esqueça disso, para não cometer uma injustiça amigo. Abraço Pr. Helder L. Ferreira. pastorhelder@hotmail.com

      Excluir
  3. P.S: Sobre o "Cesão", rsrs...tive medo de que você ficasse brava comigo.

    ResponderExcluir
  4. De jeito nenhum que ficaria brava com você, irmão! Este "Cesão" já faz tempo que reina e prevalece aqui no nosso país. Mas deixa ele... rsrsrsrsrs..... Se o que nos parece é que ele deseja tanto que o céu dele seja aqui mesmo, então ele tá no caminho certo.... mas um dia cada um de nós, inclusive cada uma das partes deste Cesão, teremos que prestar contas a Deus.... E pelo tanto que ele arranca dos trabalhadores, a situação de pobreza em que vivem muitas famílias em nosso país deveria ter sido melhorada já.... Mas deixa o Cesão nas mãos de Deus.... Porque ele pode fazer coisas boas e não faz.... antes fica servindo ao deus do ventre dele...... deixa ele.... rsrsrsrsrs...

    Em Cristo,

    Claudia Paiva (Claudia Sunshine)

    ResponderExcluir
  5. Olá Tony, quero te oferecer um selinho para colar no seu blog, pois vale a pena ficar de olho nele sempre...passa por lá ok?
    http://infinitodacris.blogspot.com/2009/07/mais-um-selo.html
    Bjinhos...

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Cris, por sua generosidade. Fico muito feliz pelo selo e também por sua visita aqui.

    Cordialmente,

    Tony

    ResponderExcluir
  7. Obrigado por ter postado, ah, tenho um negocio comigo - gosto muito de estudar, assim e o que você quiser colocar ali para nós dialogarmos, fique a vontade,
    muito obrigado,
    JESUS te abençoe,

    abraços,

    Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Tony,

    você escreveu:
    "Os cristão mais maduros já venceram esse estágio 'infantil', segundo as palavras de Gikovate e aprenderam, que na verdade, o castigo eterno é, com certeza, a eterna separação de Deus."

    Você me lembrou do Chapolim Colorado, num episódio em que um alfaiate "esperto" está costurando a roupa do Rei com um "tecido invisível" que só os inteligentes eram capazes de ver. "Você está vendo o tecido?" dizia ele. E todos, embora não vissem, afirmavam que viam, para que ninguém descobrisse o quão burros eles eram.

    Se por um lado a Igreja medieval aterrorizava seus fiéis através das ameaças do inferno, por outro lado, nós, filhos do iluminismo e do racionalismo, somos aterrorizados por você quando diz que as pessoas que não interpretam o inferno segundo a sua visão ainda não atingiram a "maturidade".

    Puxa, Tony! Agora você me convenceu. Sua argumentação foi esclarecedora. Diante de tantos motivos razoáveis, como eu podeira pensar diferente de você, não é mesmo?

    ResponderExcluir

  9. Jesus veio ao mundo, e poderia ensinar o essencial, mas não ensinou? Se o Pai dele não fosse o Deus "Cruel e Vingativo" do Antigo Testamento, como muitos dizem, por que não revelou? Deixou nos confundirmos com essa doutrinação religiosa, essa bagunça e mentira! Por quê? Simples: Jesus é a luz e luz é entendimento, quem quer escolher viver em treva, viverá em trevas. Quem vive nas trevas não conhece a Luz, é simples assim! Os Homens do Antigo Testamento, estavam tentando se comunicar com pessoas que viviam em trevas, assim sendo, ao descreverem “Deus” descreveram o com Antropomorfismo.

    Antropomorfismo é a ausência total de possibilidade descritiva (através do idioma) do que seja o sentir divino sobre a vida! Ou seja dar uma forma humano um sentimento humano a algo Divino que é indescritível. O desgosto de Deus vira “ódio”, a tristeza de Deus se torna em “arrependimento”, a disciplina de Deus vira a “Ira de Deus”, trabalhar um dia para poder pagar uma dívida vira "Deus apoia a escravidão" e uma multidão de ignorantes fanatizados religiosos expondo interpretações infundadas, tendenciosas e proselitistas. A questão utilizada pelos Judeus Protestantes do Cristianismo Moderno de um "Deus é amor mas, odeia também" não passa de uma distorção do evangelho mergulhando no deus pagão, cuja filosofia é "eu amo apenas os que me amam" e "saúdo aos que me saúdam" Se vocês chamam de meu pai um deus assim que pai é esse que vocês construíram? O Pai de Jesus não é assim, é aquele que faz chover sobre maus e bons, sobre justos e injustos!
    ....

    http://verdadereoculta.blogspot.com.br/2012/10/deus-e-mau.html

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.