17 julho, 2009

O que os cristãos evangélicos podem aprender com a novela Caminho das Índias?

caminho-das-indias-2009_thumb3 Todos nós, cristãos, sabemos que as telenovelas nada têm de edificante. Ao contrário disso, elas ensinam toda sorte de desonestidades, traições, perversões e mentiras.

Mas, daí a dizer que não as assistimos, seria pura hipocrisia (pelo menos para a maioria de nós, já que as exceções sempre existirão).

Conscientizados que estamos dessa verdade, em primeiro lugar é indispensável que tenhamos um bom filtro crítico, que nos permita discernir entre realidade e fantasia, uma vez que, sem eles, seríamos teleguiados para o mal, pela TV.

E, em seguida, se possível, aprendermos algo de útil com ela.

A NOVELA "CAMINHO DAS ÍNDIAS"

Apesar de o título deste post poder sugerir uma ironia um tanto sensacionalista, o fato é que, nós, cristãos evangélicos, podemos sim, aprender muitas coisas, através da novela atualmente exibida pela Globo.

Poderíamos passar em revista aqui, por exemplo, o comportamento emocionalmente doentio de uma série de personagens. Mas, por uma questão de espaço, faremos isso em relação a apenas dois deles, em razão da gravidade de suas psicopatologias.

1. PERSONALIDADE PSICOPÁTICA

O distúrbio de personalidade psicopática é mostrado com uma riqueza impressionante de detalhes, na novela, pela doce e meiga atriz Letícia Sabatella, que interpreta a maldosa e calculista Yvone.

Senão, vejamos:

O psicopata dimensiona exageradamente seus direitos, as possibilidades que possui e sua imunidade. Acha-se acima de todos e crê que ninguém seja capaz de descobrir os seus intentos.

As normas sociais pressupõem inibição e implicam na aplicação de castigo, uma vez que as leis foram elaboradas para coibir e para condicionar as condutas instintivas dos indivíduos.

Todavia, o psicopata não apenas transgride as normas, mas também as ignora abertamente, considerando-as apenas como obstáculos que devem ser superados na conquista de suas ambições.

Eles conseguem participar dos grupos sociais, apesar de romperem todas as normas. São incapazes de se arrependerem e de se corrigirem. A arte deles reside na dissimulação, no embuste, na teatralidade e no ilusionismo.

São refratários a estímulos negativos ou positivos. São amorais e não modificam sua conduta por causa deles.

Para o indivíduo psicopata, a mentira é apenas uma ferramenta de trabalho. Ele corrompe a verdade com a finalidade de conseguir vantagens pessoais, evitar castigos, conseguir recompensas e enganar as outras pessoas.

Ele viola qualquer tipo de normas, mas não todas as normas, vez que, violando todas as normas ao mesmo tempo, seria rapidamente descoberto e apanhado.

A relação do psicopata para com outros seres humanos ocorre sempre na forma de transgressões éticas. Para ele, a outra pessoa sempre é “uma coisa”, um instrumento de trabalho e um objeto de manipulação.

Essa "coisificação" do outro constitui a atitude que lhe permite utilizá-lo como objeto de intercâmbio e utilidade.

2. TOC – TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO

Já o transtorno obsessivo compulsivo é caracterizado pela psiquiatria como um transtorno de ansiedade, que produz muito sofrimento para seu portador e, como consequência, também para aqueles que com ele convivem.

Na novela, essa psicopatologia é apresentada pelo Dr. Castanho, psiquiatra dono de uma clínica para doentes mentais, papel desempenhado pelo veterano ator Stênio Garcia.

*Seus sintomas envolvem alterações do comportamento (rituais ou compulsões, repetições, evitações), do pensamento (obsessões sobre dúvidas, preocupações excessivas, pensamentos de conteúdo ruim ou impróprio, etc.) e da emoção (medo, aflição, culpa, depressão).

OBSESSÕES MAIS COMUNS:

- Preocupação excessiva com sujeira, germes ou contaminação.
- Dúvidas.
- Preocupação com simetria, exatidão, ordem, seqüência ou alinhamento.
- Pensamentos, imagens ou impulsos de ferir, insultar ou agredir os outros.
- Pensamentos, cenas ou impulsos indesejáveis e impróprios relacionados ao sexo (idéias sobre comportamento sexual violento, abuso sexual de crianças, homossexualidade, palavras obscenas).
- Preocupação em armazenar, poupar, guardar coisas inúteis ou economizar.
- Preocupação com doenças ou com o corpo.
- Idéias sobre religião (pecado, culpa, escrupulosidade, sacrilégios ou blasfêmias).
- Pensamentos supersticiosos: preocupação com números especiais, cores de roupa, datas e horários (podem provocar desgraças).
- Palavras, nomes, cenas ou músicas intrusivas e indesejáveis.

Compulsões ou rituais são comportamentos ou atos mentais e repetitivos, executados em resposta às obsessões. As compulsões aliviam momentaneamente a ansiedade associada às obsessões, levando a pessoa a executá-las toda vez que sua mente é invadida por uma obsessão.

COMPULSÕES MAIS COMUNS:

- Lavagem ou limpeza.
- Verificações ou controle.
- Repetições ou confirmações.
- Contagens repetitivas.
- Promover a ordem, simetria, seqüência ou alinhamento.
- Acumular, guardar ou colecionar coisas inúteis, poupar ou economizar.
- Compulsões mentais: rezar, repetir palavras, frases, números, fazer listas, tentar afastar pensamentos indesejáveis, substituindo-os por pensamentos contrários.
- Diversas: tocar, olhar, bater de leve, confessar, estalar os dedos.

As compulsões associadas a dúvidas também podem ser mentais, como reler várias vezes um texto, visualizar várias vezes uma cena, etc. Fazem parte das compulsões as atitudes evitativas (evitações).

Evitações – são, com muita freqüência, comportamentos adotados como forma de não desencadear as obsessões evitando-se as situações, objetos ou circunstâncias que geram tais pensamentos e, conseqüentemente, ansiedade.

EVITAÇÕES MAIS COMUNS:

- Não tocar em trincos de portas, ou outro objeto com a mesma conotação.
- Isolar compartimentos e impedir o acesso dos familiares.
- Restringir o contato com sofás, cadeiras e etc.*

Finalizando nosso post, desejamos enfatizar que essas duas psicopatologias são muito comuns entre os cristãos evangélicos e, frequentemente, são vistas como "obras do diabo".

Infelizmente, existem muitos "pastores" psicopatas dirigindo igrejas e milhares de crentes sofrendo de TOC.

Os pastores psicopatas precisam ser identificados por suas denominações e afastados de seus cargos, uma vez que ser psicopata é uma condição de vida (o indivíduo psicopata será assim por toda a vida).

Já o TOC responde muito bem à medicação específica e, portanto, não deve ser tratado como "possessão", com exorcizações.

Deus continua operando milagres sim, mas somente Ele tem a prerrogativa de curar ou não. E Ele tanto pode fazer isso através de um milagre instantâneo, como pode utilizar médicos e medicamentos para a cura.

Cabe a nós termos a necessária sabedoria para entendermos isso.

Tony Ayres

*Texto marcado com esse asterisco - Fonte: PsiqWeb

16 comentários:

  1. Este post realmente apresenta uma realidade que muitos não percebem e mais, a Igreja é um verdadeiro celeiro onde pessoas como as mencionadas no post se manifestam buscando notoriedade e cargos de liderança para exercer, muitas vezes, de maneira dissimulada, suas pretenções ambiciosas e doentias. Em contrapartida, outras personalidades doentias, cuja necessidade de apoio em personalidades fortes e marcantes, fazem um perfeito "casamento" dentro das igrejas, cooperando com as Mega Instituições Religiosas que abusam do ser mais fragil,carente e crédulo.
    Gostaria de deixar aqui minha sugestão para que continue e fale sobre as outras persnalidades de personagens como os de Tarso e Melissa, pois assim, poderemos aprender mais e também refletir sobre outras enfermidades da alma tão frequentes nas igrejas.

    ResponderExcluir
  2. Prezada Thereza:

    Antes de mais nada, obrigado por visitar o meu espaço. Na verdade, você foi muito feliz em sua observação sobre o "casamento" entre personalidades, que ocorre dentro da igrejas.

    Pude perceber, pelo que você disse, que não são apenas os psicoterapeutas, os únicos conhecedores de a igreja ser um "celeiro" de doentes emocionais.

    Mas, esteja certa de que isso nunca é causado pela fé e pelo ensino da bíblico saudável; e sim, por líderes que são emocionalmente instáveis, fanáticos ou legalistas (como muitas vezes venho falando aqui).

    Ainda em relação à novela, tentarei, em ocasião oportuna, abordar, como você sugeriu, os casos não menos graves de Tarso ( Bruno Gagliasso) e de Melissa (Cristiane Torloni).

    Que tudo possa contribuir para o nosso esclarecimento e para o cultivo de cristãos maduros.

    Cordialmente,

    Tony Ayres

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo! Grata pela sua companhia em meu Blog. Farei o mesmo consigo, serei mais uma seguidora! Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  4. Prezado amigo Tony,

    Mais uma vez você me deixou muito pensativo. É notável a existência de homens com distúrbios na igreja, e me chama a atenção quando eles são desmascarados. Mas essa visibilidade, de certa forma, é boa. Porque é a oportunidade de ser liberto (não acredito que ser psicopata é uma condição de vida, pois Cristo tem poder para aniquilar até esta personalidade). O homem se sente excluído quando percebe que todas as pessoas em volta conhecem sua aversão às normas da sociedade. Quando compreende, na prática, que não é imune; ele entende também que sua dissimulação não mais funcionará. E mesmo se no início essa exclusão for tratada com indiferença, em longo prazo tornaria insuportável (afinal, é na valorização do convívio social que ele justifica, em si, suas práticas). Nenhum distúrbio faz esquecer o quanto Deus é bom! O fato de conseguir sobressair na sociedade eclesiástica pode criar a ilusão de auto-suficiência, mas Deus não se deixa escarnecer (Gl 6.7). A ilusão em que o psicopata vive me instiga mais do que a que ele possa criar para os outros. Portanto, a exibição do mau-caráter acaba trazendo à tona as lembranças dos atributos divinos. E a resposta a isso pode ser de inconformidade e desprezo (Jo 3.19,20). Mas também pode criar uma novidade de vida espiritual (não há alguém incapaz de se arrepender, o contrário é afirmar a predestinação à perdição).

    Veja o meu pensamento sobre o caso do profeta Jonas: A fuga para Társis foi uma resposta ao sentimento de exposição. Alguém que anteriormente tinha em si a concordância com a Palavra de Deus, sendo reconhecido na sociedade (2 Rs 14.25), decide desobedecer a Deus. Essa contradição me faz pensar que sua obediência em profetizar a respeito dos termos de Israel foi pautada em diversos interesses próprios – e não na vontade de agradar a Deus. Mas a princípio sua falha de caráter não foi denunciada. Agora, o que está relatado no livro de Jonas mostra a vontade de Deus em transformar a personalidade do profeta. Para isso, Deus o confrontou com uma ordenança missionária. E por acaso há como se esconder do Deus Altíssimo ou derrotá-lo? É claro que não.

    “E orou ao Senhor e disse: Ah! Senhor! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus piedoso e misericordioso, longânimo e grande em benignidade e que te arrependes do mal” (Jn 4.2). Veja o quanto o profeta se contradiz! – exige um extermínio lembrando as misericórdias de Deus. O que levava o profeta a não desejar a salvação daquela cidade? Será que era o simples fato dela ser inimiga de Israel, ou por ele não querer desagradar aos homens – sendo contrário às suas ambições. O assunto é muito complexo, mas com certeza, se aquela cidade tivesse sido destruída, o profeta seria honrado em sua nação. Apesar da resistência de Jonas; no final, Deus, através de um milagre, fez com que ele entendesse o plano divino. E agora, sua glória é em Deus.

    Veja que obra grandiosa o Senhor fez na vida de Jonas. Deus pode fazer o mesmo em qualquer um.

    Forte Abraço!

    Em Cristo,

    Wesley

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo Wesley:

    O seu reciocínio lógico é perfeito para as inferências que faz. Essa sua qualidade me deixa muito feliz, pois vejo que, entre os jovens evangélicos, existem os que não apenas são piedosos, mas que se comprazem em "ir mais fundo" nos estudos que empreende, sejam eles bíblicos ou apenas intectuais.

    No entanto, em se tratando de psiquiatria, nada é simples, realmente.

    Veja que, em nenhum momento, eu afirmei que um psicopata está predestinado à perdição eterna, pois, a meu ver, fazer um juízo dessa natureza é algo que compete somente a Deus.

    Não obstante isso, os cristãos calvinistas, quando falam da graça irresistível e da soberania de Deus, têm que admitir que, os que não são predestinados a essa graça, estão predestinados à perdição eterna. E não precisam ser psicopatas para isso. Basta "não serem eleitos".

    Mas,voltando à questão do psicopata,sua doença pode ser comparada, digamos, à alienação de um autista ou de um outro tipo de psicótico.

    Com isso quero dizer que, mesmo sendo a personalidade psicopática um modo de ser e estar no mundo, no fundo, é uma doença que o aliena do mundo normal das pessoas.

    Agora, assim como a polícia procura e prende os estupradores porque eles causam mal à sociedade; essa é a razão pela qual pastores psicopatas não podem passar desmascarados, mas precisam ser identificados e retirados de seus postos: para o bem do rebanho de Cristo.

    Aliás, sobre o caso que citei acima, a respeito dos estupradores, a maioria deles é constituída exatamente por psicopatas.

    Evidente que DEUS É PODEROSO PARA CURAR TODAS AS ENFERMIDADES, inclusive essa. No entanto, não parece ser essa a Sua vontade, uma vez que as curas divinas, assim como nos dias de Jesus, como nos dias de hoje, constituem a exceção; não a regra.

    Sobre Jonas, vejo-o como um paradigma da misericórdia e até do bom humor de Deus. Mas, sobretudo, vejo-o como um caso didático. Ou seja,para mim, o Senhor utilizou-se didaticamente da vida de Jonas para mostrar misericórdia de quem Ele quis ter misericórdia, segundo a Sua própria Palavra.

    Assim sendo, penso que bom seria para nós aceitarmos o conselho de Paulo e não desejar "saber mais do que convém", ainda que procuremos com sede o saber.

    E nos alegrarmos nas misericórdias do Senhor.

    Um forte abraço!

    Em Cristo.

    Tony

    ResponderExcluir
  6. Mone Frame:

    Muito obrigado pela sua gentileza, amiga. Que pssamos ser bons amigos, em Cristo Jesus.

    Graça e Paz!

    Tony

    ResponderExcluir
  7. gostei muito do seu blog, e dos seus post, li alguns, é estudo filosofia na faculdade, e me deparo com problemas que fazem tempestade em um copo d'água, gostei muito,
    parabéns pelo blog, no entanto achei que tinha algum post sobre teologia relacional, e teísmo aberto, tenho um serio problema com a idéia de predestinção, e outras coisinhas, que as vezes nao acredito que ainda existe.
    bem depois quero se voce puder dá uma olhada no meu blog, www.paulojuniodeoliveira.blospot.com

    e, passarei a partir de agora ser seguidor do seu blog,
    obrigado, abraços,
    Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Prezado Paulo:

    Já visitei o seu blog e até deixei um comentário por lá. Parabéns!

    Sobre Teologia Relacional e Teísmo Aberto, por favor, leia a postagem que fiz no dia 28 de junho passado, aqui neste blog.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  9. Tadeu, OLHEI ESSE ULTIMO POST SOBRE CASAMENTO E AMEI, GOSTEI MUITO; SINCERAMENTE EM TUDO CONCORDO CONTIGO, ASSIM NÃO POR QUE SOU JOVEM, MAS POR QUE TENHO FAMILIARES QUE BASEARAM SEUS CASAMENTOS EM "PAPEIS", "REPUTAÇÃO", "FILHOS", E POR QUE OS PAIS OBRIGARAM A ELES SE CASAREM, EU TENHO UMA NAMORADA A MAIS DE UM ANO, E NÓS DOIS DECIDIMOS NOS CASAR DAQUI UM BOM TEMPO, MAIS OU MENOS QUEREMOS NAMORAR UNS 5 ANOS,
    QUEREMOS AMADURECER E TUDO MAIS. AGORA ESSE POST SEU ME FEZ SENTIR QUE NÃO ESTOU SOZINHO EM QUESTAO SOBRE A OPINIAO DO CASAMENTO, MUITO OBRIGADO,
    JESUS TE ABENÇOE,

    ABRAÇOS,

    PAULO.

    ResponderExcluir
  10. AH, A COISA ULTIMA QUE DISSE, ASSIM COMO VC DISSE, ELES VOLTAM PARA A adolescência E NÃO TEM A DEVIDA PROTEÇAO, E EM RELAÇAO A MEUS FAMILIARES ELES NAO SAO NENHUM POUQUINHO FELIZES, AGORA NÃO CONCORDAM COM TERAPIA E ESSAS COISAS, É NAQUELE SISTEMA BEM ANTIGO.
    E MAIS É UMA INFORMAÇAO QUE QUERIA TE PASSAR, NÃO QUERENDO DESFAZER DE NADA, - O QUE CREIO EU É O SONHO DE TODA MULHER - É QUE O CASAMENTO SÓ PASSOU A TER PARTE DENTRO DA IGREJA, NO ANO DE 1073-1080 COM O PAPA GREGORIO 7, O QUE QUERO DIZER É ANTES O CASAMENTO ERA RELATIVAMENTE CULTURAL, E DEPENDIA DE CADA SOCIEDADE, É SÓ OLHAR O CASO DE ISAQUE NA BÍBLIA, E OUTROS; Ó MAS O QUE ESTOU DIZENDO É O SEGUINTE O CASAMENTO ERA "MAIS" UMA QUESTAO DE UNIAO SE SEXO OPOSTO COM PERMANENCIA DE AMBOS, E SÓ BASEADO NOS COSTUMES DE UMA EPOCA, E CLARO QUANDO NAO NOS COSTUMES EM "CASOS" SOMENTE NO AMOR.
    BEM OBRIGADO DENOVO,
    ABRAÇOS,
    PAULO.

    ResponderExcluir
  11. Tadeu, li o seu post sobre calvinismo e teismo aberto, é não estou preso a nenhuma, e não sei se voce leu meu post sobre teologia relacional, que nessa teologia tem um ponto que concordo que é: O que de DEUS pode se conhecer se conhece só o que de JESUS se revelou, o calvinismo também tem pontos parecidos com isso, mas é bem influenciado por um monte de coisa que estudo em filosofia, daí vai minha antipatia por essa linha.

    O meu problema básico esta em ter certeza que existiu milhares de pessoas que nunca ouviram falar de JESUS e muito menos não tinham a minima idéia de inferno, e me pergunto "meu DEUS o que aconteceu com eles", tenho uma idéia sobre isso, mas não bate, o que realmente acredito e prefiro dizer é: JESUS É O CAMINHO A VERDADE E A VIDA, E QUE ESSE JESUS DA BÍBLIA "INTERPRETADA" SÓ SE PODE CONHECER POR MEIO DA REVELAÇÃO E NAO POR MEIO DE CONCEITOS, OU NOMES.

    Por exemplo alguns dias atrás um UNICISTA tentou dizer para mim INDIRETAMENTE QUE QUEM NAO FOI BATIZADO "EM NOME DE JESUS" NAO FOI SALVO, NAO DISSE NADA PARA ELE, MAS É TUDO QUESTAO DE INTERPRETAÇAO, POIS ATÉ CALVINO DUVIDOU DE SUA SALVAÇAO QUANDO ESTAVA PARA MORRER, E DIGO: TODO TEISTA ABERTO PODE SER TEOLOGO RELACIONAL, MAS NEM TODO TEOLOGO RELACIONAL PODE SER TEISTA ABERTO.
    CALVINO NO SEU LEITO DISSE: ESPERO QUE DEUS ME PERDOE PELO QUE EU FIZ; E OLHE QUE ELE TINHA FEITO MUITA COISA DIZEMOS ASSIM "QUE NAO FOI CORRETA", SE OLHAR O CONTEXTO HISTORICO DE COMO ESSAS TEOLOGIAS NASCEM, VE QUE NASCEM SEMPRE DENTRO DE ALGO "DIFERENTE" ACONTECENDO, POLITICA OU MUDANÇAS GRANDES, AGORA O QUE EU SEI E NÃO POSSO NEGAR É: O QUE DE DEUS PODE SE CONHECER SE CONHECE POR MEIO DO FILHO, O RESTO É "CHUTE"; O LADO DAS PESSOAS QUE NAO OUVIRAM O EVANGELHO E QUE EU PREOCUPO É MEIO QUE UM LADO HUMANISTA MEU, NEM EU "CONCORDO" COM ELE AINDA 100 POR CENTO, PREFIRO DIZER EM TODO CASO COMO SÓCRATES: "SÓ SEI QUE NADA SEI".

    OBRIGADO,
    ABRAÇOS,

    PAULO.

    ResponderExcluir
  12. Caro Paulo:

    Obrigado pelo seu testemunho em relação ao casamento em idade muito precoce.

    Infelizmente, vi exemplos demais de jovens que se casaram muito cedo, para se separar em seguida.

    Da mesma forma, conheço casos demais de outros jovens que permaneceram casados, até ocorrer aqilo que chamei de "segunda adolescência".

    A vida é a vida e não se pode brincar com o relógio biológico que determina mudanças de visões de mundo, à medida em que se amadurece.

    Tenho muito presente, dentro de mim, a exortação bíblica: "O homem que cavar um buraco, cairá dentro dele".

    Em relação à minha posição teológica, simplesmente, não gosto de rótulos.

    Acho que não é bom para um homem colocar-se dentro de um "cercado" e dar a esse cercado um nome, seja ele "calvinismo", "arminianismo", "teísmo aberto" ou "teologia relacional".

    Deus não pode ser aprisionado dentro de quaiquer destes "cercados". Ele é muito maior do que quaisquer especulações teológicas ou filosóficas.

    Prefiro ficar com a grande revelação do Novo Testamento: A ENCARNAÇÃO DO VERBO.

    Vejo o Pai na figura do Filho, conforme a revelação de Jesus a Filipe. E isso me basta.

    Que o Senhor lhe dê sabedoria para que, acima de Schopenhauer, Sócrates ou Nietzsche, tenha sempre prioridade em sua vida, os ensinos de JESUS DE NAZARÉ.

    Forte abraço do amigo,

    Tony Ayres

    ResponderExcluir
  13. Tony você está certo,
    obrigado,pela ajuda; vc me ajudou.
    abraços,
    paulo.

    ResponderExcluir
  14. "A vida é a vida e não se pode brincar com o relógio biológico que determina mudanças de visões de mundo, à medida em que se amadurece."
    Tony.

    Tony por eu ser jovem talvez esteja passando por um problema que jovens passam na minha idade, eu irei fazer 19 anos mes que vem, e estou ancioso sabe tipo com nada, as vezes tenho a sensaçao que quero que essa parte da minha vida passe logo, mas, um desejo sempre se manifesta em minha alma quero pregar o SENHOR JESUS ensinando as pessoas a lidarem com a vida e chegarem a salvaçao, mas mesmo assim a ansiedade nao deixa minha alma, só JESUS poderá me ajudar, confio só nELE para preencher todo meu coraçao.
    abraços,
    Paulo

    ResponderExcluir
  15. ah escrevi aquilo e esqueci de dizer, que gostei muito daquela parte do que voce disse no seu comentario, eu até recitei ela no meu comentario,
    abraços.
    Paulo.

    ResponderExcluir
  16. Tony, tem sido muito útil para mim as suas postagens, mas gostaria de perguntar: como faço para identificar quando uma pessoa de convivência próxima é realmente um psicopata?

    Obrigada!

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.