05 julho, 2009

COMO SE TORNAR UM PSICANALISTA?

terapia-g

Frequentemente me deparo, em minha caixa de e-mails, com perguntas de pessoas que me escrevem, desejando saber como fazer para estudarem Psicanálise e se tornarem psicanalistas.

Por causa dessas perguntas, resolvi fazer esta postagem.

COMO PROCEDER

Basicamente, existem duas formas de se tornar um psicanalista: Pela primeira delas, você faz um curso de formação que pode levar vários anos e, para ser credenciado a clinicar, você precisa fazer uma análise didática e passa a limpo a sua vida, em numerosas sessões, nas quais você é analisado, deitado num divã, por um psicanalista experiente.

Sem a análise didática, não é possível tornar-se um psicanalista, uma vez que ela o ensina, vivencialmente, a técnica que irá utilizar para ajudar os seus futuros pacientes.

A segunda delas é através do caminho oposto: Você está enfrentando problemas emocionais, fobias, dificuldade de relacionamentos, ansiedades, outras neuroses, etc, etc. Então, você procura um psicanalista e começa um trabalho de análise que pode levar desde vários a muitos anos.

Durante esse tempo todo, você é como que "desprogramado" de suas vivências infantis inadequadas e "reprogramado" com uma nova visão, mais abrangente da vida e sobre você mesmo. Neste caso, você não precisa mais de uma "análise didática", uma vez que fez uma análise para valer e, a essa altura do campeonato, sabe tanto quanto o seu analista, a chamada técnica psicanalítica.

E DEPOIS?

Mesmo assim, você faz um curso de formação e se credencia para clinicar.

Em ambos os casos, quem credencia você é a Sociedade Psicanalítica a que você se vincular, desde que você seja considerado apto por ela.

Não existe faculdade ou curso de pós-graduação para formar psicanalistas. Em todo o mundo, você só se torna um deles, através de cursos livres (isso foi preconizado pelo próprio Freud).

Mas, para isso, você precisa ter um curso superior e passar por um dos dois processos acima descritos e ser vinculado à Sociedade Psicanalítica.

Curiosidade: No curso de Formação em Psicanálise (que varia de instituição para instituição), em geral, você estuda as seguintes matérias:

  • Psicanálise I (em nível básico)
  • Psicanálise II (em nível avançado)
  • Psicanálise III ( em nível profundo)
  • Psiquiatria
  • Psicopatologia
  • Psicofarmacologia
  • Neurofisiologia
  • Interpretação de Sonhos
  • Hipnoterapia
  • Sexologia

Não é fácil ser um psicanalista. É preciso muito estudo, muita dedicação, persistência e um forte desejo, que em Psicanálise, é conhecido como "desejo de psicanalista"

Se esse for o seu caso, boa sorte!

Tony Ayres

18 comentários:

  1. adorei sua explicação.

    ResponderExcluir
  2. Olá Antônio Ayres, tudo bem? Seu Blog é muito interressante. Esclareci minhas dúvidas sobre como ser um psicalista. Sou muito indecisa e gostaria de sua ajuda. Tenho quase 37 anos,sou casada e muito feliz com meu marido.Sou formada em Letras, já lecionei mas desisti. Atualmente não trabalho fora. Não tenho filhos, sou dona de casa e estudante. Faço curso de inglês, Libras e começarei especialização em Educação Inclusiva em agosto. Mas sempre tenho dúvidas sobre que profissão seguir. Escrevi no Word um texto com quase 2 páginas e quando tentei colar aqui não deu certo. Essa é 1ª vez que posto um comentário. Preciso realizar-me profissionalmente.Será que você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  3. MUITO OBRIGADO, APÓS MUITOS ANOS DE INDECISÃO, FINALMENTE ESTOU CONVICTO DO QUE ENCONTREI A MINHA PROFISSÃO.

    ResponderExcluir
  4. Nayara Cazelato Ruasagosto 10, 2011

    Obrigada pela resposta no e-mail.

    Muito útil esse post.

    ResponderExcluir
  5. Não me esclareceu muito. Sou estudante dee psicologia, mas a área de psicanálise em si sempre me interessou mais. Acontece que sempre me foi dito que para fazer qualquer curso que seja que possibilite a validação como psicanalista você deveria ter uma primeira graduação, em qualquer área que seja, mais ser graduado. ou seja, sem diploma, sem psicanálise. U não é de agora qu procuro me informar. E não foi o que li aqui. gostaria de saber com certeza qual das informações é a correta. Se puder me esclarecer nisso, e as outras pessoa acima que também precisam ficar sabendo caso decidam por esta carreira, eu agradeço.

    ResponderExcluir
  6. Prezada Señorita:

    Não sei se entendi bem a sua dúvida, mas, no post acima está escrito, na explicação:

    "Mas, para isso, você precisa ter um curso superior e passar por um dos dois processos acima descritos e ser vinculado à Sociedade Psicanalítica".

    Como psicóloga, você poderá fazer uma especialização na área de Psicanálise e se credenciar como Psicanalista.

    ResponderExcluir
  7. Boa Noite
    Sou arquiteta,mas gostaria de ser psicanalista.Não gostaria de fazer uma graduação em Psicologia.Quais os locais para esta formação de psicanalistas com reconhecimento?Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Se deseja uma instituição de peso, procure o Instituto Sedes Sapientae, em São Paulo. Lá, é possível encontrar cursos destinados a não psicólogos.

    Abçs.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, sou muito fascinado em psicanalise, mas faço engenharia mecanica, mas, também faço psicoterapia, pois tenho problemas emocionais, gostaria de saber se posso me tornar um psicanalista mesmo graduado em engenharia mecanica?

    ResponderExcluir
  10. Maurício:

    Sem dúvida, você pode, sim, se tornar um psicanalista. Como já percebeu, precisa fazer um curso de formação e a análise didática.

    ResponderExcluir
  11. Olá Tony Ayres... Mto legal o artigo.
    Queria saber se o processo de analise didatica ou a psicanalise que tem q se submeter é feito exclusivamente particular, por nos? o use tem outras maneiras.

    E tbm se essa avaliação pessoal tem q ser feita antes de iniciar o curso, durante ou no fim? A sociedade psicanalista tem esse curso e ou essa avaliação didatica?

    E preciso graduação em alguma area?

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Sou estudante de psicologia estou no 6 periodo teria como o senhor responder algumas perguntas para mim?
    1- como é que se forma psicanalista e como se tornou um?
    2- como é a pratica psicanalitica?
    3- o que é psicanalise?
    4- qualquer pessoa pode ser analista?
    5-quais os tipos de casos que aparece mais aqui?
    6- qual o seu centro de formaçao?
    7- como é seu setting terapeutico?

    é um trabalho que o meu professor passou, nao é nada demaisagurado resposta pode me passar por email.
    meryxmaria@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, sou estudante de Psicologia, e gostaria de saber se nós psicólogos podemos usar a hipnose como técnica, e se com a formação de Psicologia, o que eu devo fazer depois para me tornar psicanalista?

    ResponderExcluir
  14. Ótima explicação!!!

    ResponderExcluir
  15. Estou prestes a entrar na faculdade...e já sei em que se formar..em psicanalista!!tenho muita força de vontade,e sei que logo,logo irei conseguir..obrigado por erse blog,bem interessante!

    ResponderExcluir
  16. Ola interessante o blog. mas nao concluiu minhas duvida.. a pessoas pode se graduar qualquer area e depois fazer a especializacao ?? ou tem que graduar em uma certa area especifica vc nao explicou isso ! Se puder responde por email grazzhyella@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Olá Tony Ayres, gostaria de saber em quais estados podew ter essas instituições?? Desde já obrigada!!

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.