19 junho, 2009

TESTE DE FÉ. VOCÊ TEM CORAGEM DE FAZÊ-LO?

Escada de Jacó A Bíblia Sagrada nos mostra, através de suas páginas, muitos homens e mulheres de Deus orando em diferentes situações e circunstâncias.

Seria de uma riqueza imensa fazermos um estudo sobre todas elas. Mas, para não cansarmos os queridos irmãos que nos lêem, fazemos aqui a menção de apenas duas.

Leia-as com atenção e medite em cada uma delas:

1. A ORAÇÃO DE JACÓ

"...Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; E eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus" (Gên. 28.20-21).

2. A ORAÇÃO DE HABACUQUE

"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação" (Hc. 3-17-18).

Agora, por favor, consulte o seu coração e veja qual dessas duas orações você está disposto(a) a fazer.

A primeira delas (a de Jacó) é uma oração feita no condicional, indicado pela partícula "SE". Uma paráfrase possível, para os cristãos de hoje, poderia ser mais ou menos assim:

"...Se Deus for comigo e me guardar por onde eu andar, e me der um bom emprego, um ótimo salário, um apartamento amplo e bem acabado num bairro nobre, para eu morar; e me der condições de eu ter um carro zero quilômetro importado para eu viajar, e roupas finas, caras e "de grife" para eu me vestir; e uma poupança gorda e suficiente para eu viver em paz, o Senhor me será por Deus".

Já a segunda (a de Habacuque), é uma verdadeira oração de fé, feita na segurança do "a despeito de", e não na imposição de condições do "se" isso, ou "se" aquilo. Veja uma possível paráfrase, para os dias de hoje:

"Porque ainda que me falte o emprego, nem eu possua mais salário, ainda que os meus bens sejam arrestados e eu não tenha lugar certo para morar; ainda que nenhum banco me dê algum crédito e a a minha despensa fique vazia; ainda que eu não tenha nada para comer e tenha que me tornar um morador de rua. Todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação".

Agora, depois de consultar o seu coração, sem mentiras nem hipocrisias para com a sua própria pessoa; e sem racionalizações nem relativismos, responda honestamente para si mesmo: "Qual das duas orações eu estou disposto(a) a fazer, por amor a Jesus?"

Embora isso seja apenas um exercício hipotético, sem dúvida, lhe mostrará que tipo de fé você tem, qual é a natureza de sua confiança em Deus e qual é o nível espiritual no qual você vive.

Que Deus o abençoe!

Tony Ayres

2 comentários:

  1. Meu Caro amigo Tony Ayres

    O seu profundo e significativo texto, mostra com cores fortes, a oração interesseira, e a oração de quem conhece Cristo e vive por graça.
    Ao ler o seu ensaio, lembrei-me da oração de Rabia (uma Iraquiana - 800 DC):

    "Se eu te adorar por medo do inferno, queima-me no inferno. Se eu te adorar pelo paraíso, exclua-me do paraíso. Mas se eu te adorar pelo que Tu és, não escondas de mim a Tua face”.

    Graça e Paz,

    Levi B. Santos

    ResponderExcluir
  2. Meu caro Levi:

    Seu comentário veio trazer luz ao meu parco conhecimento. Desconhecia essa comovente oração da iraniana Rabia.

    Todavia, quantos de nós estaremos realmente dispostos a fazê-la?

    Só Deus, que sonda todos os corações, poderá saber!

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.