05 junho, 2009

SEXO E AMOR - COMO SÃO ENTENDIDOS PELO HOMEM E PELA MULHER

Desejo abordar, neste post, um assunto que tem sido a causa frequente de desentendimentos entre homens e mulheres: o desconhecimento ou a negligência, no que diz respeito à diferença na forma de encarar o sexo e o amor entre eles.

Há muito se sabe que a constituição psicológica do homem é totalmente diferente do que a constituição psicológica da mulher.No entanto, num mundo no qual os papéis desempenhados por eles, principalmente na esfera profissional,é muito grande, essa diferença psíquica fica relegada a um plano totalmente secundário.

Sexo e amor são, talvez, os sentimentos mais fortes que os seres humanos possuem e, embora sejam interdepententes entre si, precisam ser entendidos com clareza se o que desejamos é, realmente, o bem estar comum e o estabelecimento da felicidade do casal.

O sexo carrega consigo uma poderosa força instintual, enquanto o amor é responsável pelos laços de ternura, compreensão e compromisso.

O amor se desenvolve ou se desvanece suave e firmemente. O sexo flutua mais frequente e poderosamente. Tanto assim, que somos muito mais conscientes do auge e da queda de nossos sentimentos sexuais, do que das mudanças que ocorrem em nosso coração.

As mulheres têm uma tendência de expressar a sexualidade ligada ao amor, enquanto seu amor não é, necessariamente, ligado à sexualidade.

Os homens, ao contrário, têm a tendência de associar o amor à sexualidade, enquanto sua sexualidade não é, necessariamente, associada ao amor.

Colocando o que foi dito em outras palavras: os homens podem ter sexo sem amor mais facilmente do que as mulheres; enquanto as mulheres podem ter amor sem sexo, mais facilmente do que os homens.

É precisamente o não entendimento dessas verdades ( ou a a negligência delas, como dissemos) a principal causa de fortes desentendimentos entre muitos casais, que, se não forem cuidados a tempo, podem levar ao rompimento até dos, aparentemente, mais sólidos casamentos.

Toni Ayres

2 comentários:

  1. Prezado amigo

    O seu excelente e lúcido artigo me fez lembrar de John Gray(filósofo Inglês), que explorou
    as divergências entre o sexo masculino e o feminino no livro: "Homens são de Marte - Mulheres são de Vênus".

    Este autor,aproveitou as características desses dois planetas do nosso sistema solar, para esplicar as naturezas conflitantes do homem e da mulher.

    Vênus, realmente, tem muito a ver com o sexo feminino, pois é entre todos os planetas o mais quente (representando o emocional), ao passo que Marte, com temperaturas em torno de sessenta graus negativos, é o nosso planeta mais frio (signo da frieza racional masculina).

    O autor inglês deve ter bebido da fonte da mitologia Romana, em que Marte era o Deus da Guerra, símbolo da agressividade e violência, e Vênus era a Deusa do amor e da beleza.

    Perdoe-me a incursão por uma área que não tenho embasamento.

    Do seu leitor assíduo,

    Levi B. Santos

    ResponderExcluir
  2. Discordo da afirmação "a constituição psicológica do homem é totalmente diferente do que a constituição psicológica da mulher".
    Muitas expectativas e comportamentos de ambos os sexos são estereotipados pela cultura e pela orientação sexual SOCIAL.
    As diferenças são amplificadas por modelos comportamentais presentes no consciente e inconsciente coletivo da sociedade.

    Homens e mulheres são diferentes, mas não chegam a tal extremo por capricho da natureza.

    Não se espera de um pscicanalista cristão uma postura tão inflexível... Desculpe, mas certas definições devem ser ponderadas quando se trata de algo tão complexo como a sexualidade que envolve mente, corpo e espírito e expectativas sociais. As teorias pscianalíticas não são a última palavra.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.