26 junho, 2009

PADRE FÁBIO DE MELO: ALVO DA INTOLERÂNCIA EVANGÉLICA?

1_20081025002143Algo que tem me incomodado muito, ao longo de minha vida cristã, é a intolerância, que muitas vezes tenho visto, em meio às nossas igrejas evangélicas.

Achamos que somos os donos da verdade e, inconscientemente, adotamos a "teologia do canudo divino": imaginamos que Deus, lá nos céus, olha aqui para a Terra através de um longo canudo, em forma de uma luneta (ou se, preferirem, em forma de um biju ao contrário).

A imagem até seria admissível, se não estivéssemos (muitos, em nosso meio) convencidos de que a parte larga do "canudo divino" abre-se, exatamente, sobre o teto de nossa igreja.

Assim, nos enganamos, com a falsa idéia de que "quem estiver sob a proteção do canudo, é crente e está salvo. Quem estiver fora, está errado e, se não se converter, está irremediavelmente perdido".

Dessa forma, obedecendo às nossas frágeis "tabuinhas da lei", somos muito ágeis em apontar o dedo e colocar na cadeira dos réus a quem, muitas vezes, não merece.

Exemplo dessa discriminação é o jovem padre Fábio de Melo, que já tem sido "acusado pelos crentes" de todas as partes do Brasil.

Dia desses, ganhei de presente um de seus CD's e, honestamente, o que pude observar foi: música da melhor qualidade, muita sensibilidade, poesia tocante e uma profunda devoção a Jesus e às coisas de Deus.

A comparação foi inevitável. Desejei que, pelo menos a metade, dos chamados "cantores gospel", tivessem a qualidade musical e o testemunho de vida desse rapaz, filho de um pedreiro e uma dona de casa, nascido na pequena cidade de Formiga, no estado de Minas Gerais.

Mas, os nossos desejos quase sempre contrapõem-se com a realidade que temos de enfrentar.

Esperemos que outros "Fábios de Melo" surjam no meio evangélico e os que agora já existem (porque sempre temos as exceções), combatam o "bom combate" em defesa da fé, através da música de qualidade e de igual testemunho de vida.

NEle, que a ninguém discrimina,

Tony Ayres

21 comentários:

  1. Gostei muito do seu texto.

    Sou católica praticante e gostei de saber que há protestantes como você que desejam a tolerância entre os cristãos.

    Particularmente, eu não gosto muito de músicas de louvor que só ficam repetindo: Jesus, Jesus, etc. Gosto mais de músicas com letras mais ricas que te levam a querer modificar seu jeito de ser e de ver ou então que te transportam para alguma cena do evangelho. Gosto muito de uma música do Kleber Lucas "Deus cuida de Mim" que o Pe. Fábio gosta de cantar no seu programa. Espero que aumente cada vez mais essa comunhão entre os catolicos e os protestantes nem que seja pelas músicas somente. Paz e bem!

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Tony Ayres

    Seu texto foi muito oportuno, principalmente para o momento que estamos vivendo, onde muitos que se dizem religiosos estão a confundir santidade com intolerância.

    Devemos sim, tomar o fenômeno do "arco íris" como metáfora para o nosso caminhar:
    As cores são realmente distintas, mas andam juntas no mesmo arco.

    É a união respeitadora de nossas individualidades, que faz a beleza do Cristianismo.

    Saudações fraternas

    Levi B. Santos

    ResponderExcluir
  3. Tbém gostei muito do seu texto.
    Bastante interessante. Vcs crentes definitivamente são desunidos. Adoram criticar uns aos outros hahahaha. Nenhuma religião faz o que vcs sempre fazem trazendo a público. Só escandalos e críticas. Encontrei um blog outro dia que marretava os pastores da TV, será inveja? Tenho quase que certeza de que vc e os outros como o famoso Caio Fábio são frustrados. Alguma coisa não deu certo na vida de vcs e agora colocam os podres uns dos outros a público, e o pior de tudo, são arrogantes e se acham os donos da verdade absoluta. Quer saber? Detesto essa raça. Estava lendo seu blog. Até que vc é bem coerente, mas desceu o nível hj. Quer atrair público aqui, é? Escreva mais, estarei de volta hahaha.
    E viva a desarmonia dos crentes.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. .

    Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados, amado em Cristo, irmão Tony.


    Intolerância nunca é aceita em lugar nenhum! Principalmente, firmada na inveja...

    Agora, quanto aos comentários dos anônimos, é bastante peculiar aos que se escondem no anonimato...

    Nós, os crentes, realmente estamos usando nossos espaços para denunciar o que não está correto, não compartilhamos com fingimento, não aceitamos os falsos pastores e seus liderados que “tentam” usurpar de uma religiosidade firmada na mentira...

    Outrossim, é interessante muitos dos católicos (mascarados no anonimato, isto é covardia!!!), trazer críticas ao que por hora, postamos em nossos blogs, pois, dizem ser unidos e tolerantes, praticam um amor fingido onde, na maioria das paróquias que frequentam, escondem pedófilos, um bando de velhos vestindo saiotes religiosos aproveitando da inocência de jovens e crianças indefesas... isto é o que eles chamam de ter uma vida que deu certo????

    Diante esta baixaria que covardes anônimos usam, é recomendável usar ferramenta da "moderação de comentários"!!!
    Fraternalmente.



    James.
    Jesus, o maior Amor
    -
    Comunidade "Adoradores em Casas"

    ...
    ..
    .

    ResponderExcluir
  6. Prezado Amigo Levi:

    A bela imagem das cores do arco-íris, distintas, mas fazendo parte do mesmo arco, ilustrou, com propriedade o que pretendi dizer em minha postagem.

    Obrigado pela sua intervenção, sempre bem-vinda e oportuna.

    Em Cristo.

    ResponderExcluir
  7. Caro irmão James:

    Sou um admirador de seus escritos e vejo-o como um verdadeiro apologeta do cristianismo bíblico, que não admite falsificações de qulquer espécie.

    Obrigado pelo seu apoio, meu irmão, e até pelo seu zelo diante de pessoa que, anonimamente, tentou me atingir.

    Sigo apreciando o seu blog e as riquezas que contém.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  8. Caro Anônimo 1

    Obrigado por manifestar a sua opinião e por deixar claro o seu desejo pela tolerância.

    Que, idependentemente das músicas de Fábio Melo ou de Kleber Lucas, a palavra de Cristo habite em nossos corações.

    Paz e bem.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Caro Anônimo 2:

    Os crentes são mesmo desunidos, às vezes, mas são corajosos o suficiente para discutirem abertamente suas mazelas.

    Não posso responder pelo pastor Caio Fábio, mas, em relação a mim, afirmo-lhe que possuo não apenas uma, mas muitas frustrações.

    Contudo, comecei a lidar com elas de uma maneira adulta; aprendi com elas; tirei proveito delas; obtive crescimento através delas.

    Sua visita aqui é também bem-vinda mas, da próxima vez, tenha a ombridade de manifestar a sua opinião como adulto, e não nas sombras do anonimato.

    Cordialmente.

    ResponderExcluir
  11. Antonio Tadeu.

    A graça e a paz de Cristo.
    Li o seu artigo e quero que saiba que também compartilho da mesma opinião!

    Creio que já não há mais espaço para aquela ortodoxia exclusivista e intolerante.
    Também ouço as músicas do padre e concordo com você em numero grau e gênero, além de uma letra com poesia tem profundidade existencial.

    Aliais para min existem dois tipos de músicas; e não é a Sacra e a Profana, mas sim a boa e a ruim, e mais recente surgiu um terceiro um tipo: a péssima!

    Essas são grande parte das músicas evangélicas! (e olha que sou evangélico, modéstia parte falo com conhecimento de causa! rsss).

    Sua reflexão mostra maturidade, mas se prepare para os antagonistas de todo o bom diálogo, esses são promotores da ignorância e adeptos de toda a forma de preconceito.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Alexsander Bruno Medeirosfevereiro 06, 2010

    Querido irmão, lamento que os cristãos se vejam como inimigos e queiram enquadrar Deus
    em determinado perfil de religiosidade. Foi bom , nesta noite, reconhcer Jesus em você:É preciso promovermos aqueles que nesses dias tão escuros tentam retirar a luz de debaixo da mesa e a projeta-la aos demais.Diante de Jesus, todo joelho se dobrará e perceberemos que pertencemos ao mesmo Deus!
    Alexsander Bruno Medeiros

    ResponderExcluir
  13. eu tenho don de visão evi Deus trazendo
    um homen morto no colo Deus apareceu em
    forma iqual ao primeiro capitolo do apocalipse
    com um cinto de ouro e chorava muito vi ele na

    missa do papa agei que isso poderia te ajudar

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. bem amado por todos os critaos brasileiros, padre fabio de melo.

    so queria fazer um comentario sobre a missa maravilhosa sobre as familias brasileiras, contexto bem cristaos e tb muito alertador para com a nossa atual sociedade. familia com amor e comtrole das qualidades e dos valores. FAMILIA COMTROLE DE QUALIDADE! PADRE SO VOCE ALCANCA ESTA JUVENTUDE...e tamben os familiares nun todo... va adiante com esta ideia, ate agora muito pouco ou melhor nada foi feito nesta causa !!! fundamento para uma sociededa brasileira com amor e sabedoria crista! assim bem direta...adorei padre!

    ResponderExcluir
  16. AMADO POR TODOS OAS CRITOES DA NOSSO LINDO BRASIL, PADRE FABIO DE MELO.

    MISSA COM UMA CONVERSA FRANCA E ABERTA PARA NOSSAS FAMILIAS BRASILIEIRA, qualidade de valore, carater e amor pela natureza... onde esta o video desta missa??? nao acho!

    ResponderExcluir
  17. A postagem trata também sobre intolerância e alguns leitores ao fazerem seus comentário o fazem exatamente desta forma. Sou católico e raramente vejo alguém falar qualquer coisa que desabone os evangélicos. Muitas vezes os padres em seus sermões citam as virtudes evangélicas, usando-as como exemplo. A música do padre Fábio de Melo é realmente muito boa, e se as pessoas não a verem como algo religioso, tem de se reconhecer pelo menos seu valor artístico. Entretanto tenho visto grande rejeição a ele, evidentemente que ninguém é obrigado a gostar dele, entretanto muitos evangélicos não gotam simplesmente por ele ser católico. Sei que isso não é generalizado, e fico feliz por textos de Tony Ayres. Lamento os comentários do James, que embora legítimo ao se defender do tal Anonimo, degringolou no final e foi igualmente desrespeitoso e falacioso.

    ResponderExcluir
  18. Prezados Leitores:
    Não poderia deixar de me pronunciar a esse respeito, mas não porque o Padre precise de defesas aqui, muito pelo contrário, mas porque se faz tão nesnecessário as acusações, injustiças e difamações! E lhes digo que nos céus não haverá Placas! Glória à Deus! E lembrem-se de não julgar para que não sejeis julgados! Misericórdia... !!! Agora, digo sem medo de errar se o mundo em que estamos vivendo tivessem mais Seres humanos como o nosso Padre Fabio de Melo, com absoluta certeza esse mundo seria infinitamente melhor!!! Todos passaremos pelo juízo, ninguém aqui tem essa missão, então, por favor, Gente olhem para Jesus apenas!!!
    Padre Fabio continue firme em seus propósitos e que o nosso Deus o fortaleça ( se perseguidos aqui não formos de que valerá?...rs)

    ResponderExcluir
  19. A intolerância religiosa é abominável parta de quem for e contra quem for. Cada homem e mulher desse país devem aderir a fé, crença ou religião que julgarem mais adquadas. Eu fui protestante e retornei ao catolicismo após 17 anos. Posso dizer por experiência própria que o ódio evangélico ao catolicismo é maior do que qualquer coisa. Nada, absolutamente nada que os católicos fazem está correto. São 50.000 denominações evangélicas, todas diferentes entre si e todas certas ao mesmo tmepo. 50.000 seitas corretas e apenas a Igreja Católica sempre errada. Justiça seja feita aos protestantes históricos que desenvolvem junto aos católicos campanhas e diálogo permanente. Temos que separar protestantes históricos dos evangélicos e seguidores das seitas pentecostais.

    ResponderExcluir
  20. A paz do Senhor Jesus

    Cosiderações:
    De uma fonte limpa, surge o louvor agradável a Deus. Um louvor tem esse objetivo, não o de ser uma arte, somente. De uam fonte amarga nunca pode fluir água doce.
    Infelizmente nós, verdadeiros cristãos (seja católico, evangélico... Deus quem julgará.. há coisas que não nos forão reveladas pela Palavra e que só saberemos no Dia do Senhor) sabemos que seremos perseguidos num futuro que está cada vez mais próximo, pelos falsos profetas. Os que apoiarem a Besta serão nossos inimigos, e historicamente, sabemos quem sempre a apoiou (fiquem atentos e lembrem da única resposta certa). Cristo é Vida, e conduz a vida. Suas palavras geram vida. Conheceremos umá árvore pelos seus frutos.
    Jesus nunca relativisou o Evangélho do Amor, e devemos prezar por este hoje, amando aos católicos, macumbeiros, musulmanos.. todos.
    Se for pra sairmos de uma religião porque ela tem erros (intriga com outra denoinação ou crença) estaremos perdidos. Só Jesus tem as palavras de vida eterna. A Ele devemos seguir para não ficamso presos (o Senhor nos deu espírito de liberdade) a homens (até o Papa peca), ou a santos (só Jesus é o mediador entre Deus e os homens), ou uma denominação (placa) ou instituição religiosa.
    Irmãos verdadeiros cristãos (que só adoram a Jesus como seu único e suficiente salvador), não se deixem enganar por lobos em pele de cordeiros (não me refiro a este cantor especificamente, mas aos falsos profetas, aos quais espiritualmente, através do Espírito Santo, podemos discernir) porque estes irão nos perseguir um dia, por amarmos o nome do nosso Deus, o único Deus.
    Ter visões, sentir um tremor, falar em línguas... isso não é prova de que é de Deus sua prática... o inimigo pode imitar (ele pode se transfigurar como um anjo de luz, segundo a Bíblia). Essas coisas passarão, mas as palavras do Senhor Jesus, nunca. Fiquem atentos, porque não sabemos quando serão essas coisas.
    Acima de tuda cordialidade, sejemos vigias, atalaias nos muros, em nome de Jesus!

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.