15 junho, 2009

JOVENS DE 50 ANOS

michelle_pfeiffer Recentemente, ouvi pela Rádio CBN, SP, o Dr. Flávio Gikovate aconselhar um rapaz que lhe ligou, angustiado por estar apaixonado por uma mulher mais velha.

Gikovate chamou a atenção do jovem, para o fato de que as mulheres, hoje, com os recursos cosméticos e científicos disponíveis, continuam jovens e interessantes, mesmo aos 40 e 50 anos.

Até surpreendentemente, para mim, o psiquiatra concluiu, dizendo ao rapaz que, pelas razões que mencionou, é absolutamente natural e compreensível, o relacionamento de um homem com uma mulher mais velha.

ESTEREÓTIPOS

Surpreendi-me porque, de repente, percebi, o quanto eu (igualzinho a muitos outros homens) ainda conservava uma imagem estereotipada da mulher pré ou inteiramente menopáusica.

De fato, em algum cantinho escondido de minha mente, ainda trazia os resquícios de um tempo em que as mulheres, após a menopausa, deixavam de ser ativas e recolhiam-se para o crochê ou para a jardinagem.

Lembrei-me então, de um comentário de Arnaldo Jabor, no qual ele alinhavava uma série de razões do porquê as mulheres maduras são mais interessantes do que as jovens e criticava aquele tipo de homem cinqüentão que pensa que leva vantagem, ao conquistar uma menina de 20 anos.

AS RAZÕES

Comecei a pesquisar um pouco mais o assunto e descobri que algumas coisas, aparentemente insignificantes, contribuíram muito para a formação dessa imagem estereotipada da mulher madura.

Exemplo disso são os "inocentes" filmes da Disney, como A pequena sereia, em que a malvada bruxa Úrsula rouba a voz meiga e delicada, assim como a aparência jovial da heroína Ariel, para tentar seduzir seu belo príncipe.

Úrsula, na verdade, sucede uma série de vilãs da Disney, invejosas de juventude e beleza, tais como: a madrasta perversa, em Cinderela; a rainha malvada, em Branca de Neve; e Malévola, em A Bela Adormecida.

Como os chamados "contos de fadas" têm uma enorme influência na formação do inconsciente das pessoas; isso explica, pelo menos parcialmente, os estereótipos que, preconceituosamente e sem razão, muitos de nós ainda carregamos, sobre a figura da mulher madura.

CONCLUSÃO

Depois de tudo o que foi dito, creio que ficou claro que devemos nos engajar na luta contra o preconceito contra a imagem errônea que, infelizmente, ainda se tem, da mulher madura.

Afinal de contas, se colocarmos tudo em pratos limpos, a mulher de 50 anos da atualidade é uma jovem.

Melhor do que isso: é uma jovem experiente!

Como não se pode confirmar isso, aqui, com as milhares de belas e ativas jovens de 50 anos anônimas, coloco, apenas a título de exemplo, a atriz americana Michelle Pfeiffer, e as brasileiras Cristiane Torloni e Bruna Lombardi.

Tony Ayres

3 comentários:

  1. A respeito dos cremes, irmão Tony, quero aproveitar já que seu blog é bastante visitado, para dizer que estes cosméticos são muito bons mesmo! Eu tenho 34 anos, mas já abusei de tomar sol quando menina, e corri pra cuidar da pele! São bons mesmo! São um tanto caros, mas vale cada centavo. E dependendo da marca, dura muuuuuito tempo, vale a pena! Eu, de tanto ler na net, sou bem informada a este respeito. Quem quiser ajuda, resposta pra alguma dúvida e eu puder ajudar, pode falar comigo!

    Deus te abençoe, Tony!

    Claudia Sunshine (Claudia Paiva)

    meu email- claudialpaiva@hotmail.com

    meu blog-http://blogdosultimos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Cláudia,

    E eu sou do tempo em que a igreja considerava "pecado" por "vaidade", a mulher usar cosméticos ou maquiagem.

    Em não se exagerando (porque qualquer tipo de exageros faz mal), cuidar da pele é um saudável sinal de boa auto-estima.

    Fique na Paz!

    ResponderExcluir
  3. Ah, amigo Tony...
    Obrigada por escrever este texto, rs...
    Um abraço,
    Pra. Tânia

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.