02 outubro, 2009

Viva o seu sonho e tenha uma vida gratificante

capacidade_de_sonhar_-3380 Os irmãos de José do Egito não levaram a sério o seu sonho que só despertou neles ira pela "pretensão" do rapaz. Até mesmo, o seu pai o repreendeu com duras palavras, por relatá-lo, "infantilmente".

Mas o próprio José jamais deixou de acreditar em seu sonho. Foi ele, na verdade, que direcionou toda a sua vida para o grande propósito que ela tinha.

Pois bem: José sonhou quando tinha apenas 17 anos de idade. E seu sonho somente teve cabal cumprimento, quando ele tinha 40; ou seja, 23 anos depois.

Isso é uma verdadeira lição para todos os "acomodados" com a vidinha de sempre, que vivem reclamando da chatice em que os seus dias vão transcorrendo; mas que nada fazem para mudar as coisas.

RELEMBRANDO A INFÂNCIA

Você se lembra de quando éramos crianças? De como sonhávamos com o que seríamos, quando crescêssemos? Quando nos reuníamos em turminhas, era um aglomerado de "futuros" médicos, professores, engenheiros, pilotos de avião, aeromoças, modelos, modistas, dançarinas e por aí a fora.

De repente, passa-se da infância para a adolescência e dessa para a juventude, quando, normalmente, já se está "bem empregado" num banco, num cartório, numa grande loja ou numa empresa multinacional.

Aí, o salário foi "melhorando", o tempo foi passando e, quando a pessoa se dá conta, a vida correu. Já se passou da metade da existência ou mais do que a metade. Muitas vezes, já se está financeiramente bem-sucedido, mas.... infeliz com o tipo de atividade que se exerce.

A NECESSIDADE DE DERRUBAR MITOS

"É tarde demais para mudar", "estou muito velho para recomeçar", "isso não daria certo", "não posso perder a segurança" são alguns dos mitos que continuam mantendo reféns as pessoas; e que precisam ser derrubados.

No fundo, eles traduzem a covardia ou o temor por fazer mudanças que, geralmente, são fontes de grandes inseguranças.

Temos que nos lembrar de que, muitas vezes, na vida, os erros são inevitáveis. Permanecer neles, todavia, é opcional. Em última instância, somos nós mesmos, os responsáveis pelo nosso destino.

Mas, como desde cedo fomos condicionados a sermos direcionados pela opinião de outras pessoas, continuamos deixando que elas decidam por nós.

SEMPRE É TEMPO PARA MUDAR

No entanto, é sempre tempo para se retomar o sonho deixado para trás e de parar de adiar a felicidade. Que tal refletir sobre isso e seguir o seu coração? O que acha de aproveitar a maturidade que você já obteve e partir para realização daquilo que sempre sonhou?

Pode ser aquele curso de violino, aquele desejo de conhecer os segredos da culinária, aquela carreira de enfermagem, aquele brevê de piloto, aquele horário como locutor da rádio local ou aquele desejo adiado de escrever o livro que você sempre desejou ver publicado.

Pense nisso. Talvez seja exatamente agora o tempo de mudar sua forma de pensar, começar a realizar o seu sonho e a dar-se a si mesmo(a) a chance de ser realizado(a) e feliz.

Tony Ayres

2 comentários:

  1. No meu entendimento José sonhou pelo Espírito Santo. Reebeu uma revelação daquilo que Deus tinha planejado para ele, mas só com o passar do tempo ele compreendeu, e abraçou o plano de Deus apesar do caminho espinhoso que teve que percorrer antes.

    Eu quero muito continuar sonhando, creio também que Deus tem prazer em satisfazer o desejo dos nossos corações comforme diz a palavra. Um dos meus grandes sonhos é ver programas de TV muito bem planejados para crianças, em vários horários.
    Um abraço amigo.

    ResponderExcluir
  2. Prezada irmã Guiomar:

    Sem dúvida, o sonho de José foi um sonho especial, com uma finalidade específica, dado a ele por Deus.

    Mas ele ilustra muito bem a necessidade que temos de sonhar para caminharmos em direção à realização de nossos sonhos, pois os sonhos também constituem uma maneira de Deus operar em nossas vidas.

    O seu sonho sobre os programas de TV para crianças são muito bons, realmente.

    Em Cristo

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.