14 outubro, 2009

Raiz Rasa, A Causa de Muitos Males

trabajador-frustrado Às vezes, a maior luta ou o maior empenho de um médico para tratar de seu paciente está ligado à questão de sua capacidade de, mediante a análise dos sintomas, formular um correto diagnóstico.

Em outras palavras: somente um diagnóstico preciso é que permite o tratamento apropriado e a a possibilidade de cura .

É impressionante como essa premissa aplica-se em todos os setores da vida dos seres humanos. Mas, quando enxergamos nossas mazelas existenciais sob esse prisma, o que nos surpreende mesmo é a constatação de como um único diagnóstico; ou, se quisermos, de uma única causa, é o elemento gerador de muitos males vivenciados pelo homem.

Para demonstrar essa realidade, vamos tomar o texto bíblico da parábola do semeador na qual Jesus diz, referindo-se às sementes, que uma parte delas "caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porquanto não tinha raiz, secou-se" (Mat. 13. 5-6). Vejamos alguns poucos exemplos de como "a falta de raízes" é a razão do fracasso:

1. O CASAMENTO QUE NÃO DÁ CERTO

O que se observa em quase todos os casamentos desfeitos é que, desde o princípio, ou à partir de algum momento, ambos ou apenas um dos cônjuges deixou de dar prioridade à relação ou ao vínculo matrimonial, começou a negligenciar o seu papel e a permitir-se algumas irresponsabilidades ou "privilégios" que a relação conjugal não comporta.

Em outras palavras, a união entre marido e mulher ficou "rasa", ficou sem raízes e se secou. O resultado, como seria de se prever, acaba sendo a separação ou o divórcio.

2. A PROFISSÃO MAL SUCEDIDA

Um indivíduo, quando escolhe uma profissão, na época de estudo, por exemplo, pode fazê-lo por várias razões: ou porque sabe que aquilo é a sua vocação; ou por imposição dos pais; ou por imperativo das circunstâncias.

O certo é que uma profissão pode ser exercida, pelas razões acima, ou com boa ou com má vontade. Neste último caso, a pessoa se frustra, não se sente realizada, o trabalho se torna enfadonho e, como consequência, pela falta de envolvimento, ocorre o desinteresse, a negligência; que, em muitos casos, faz com que essa pessoa seja demitida ou se demita do emprego.

Como vemos, a falta de "raízes" em relação à profissão é que inviabilizou a sua continuidade.

3. O EMPREENDIMENTO QUE FRACASSA

Algumas vezes, encontramos pessoas ávidas por serem empreendedoras, mesmo não tendo o perfil do empreendedor. Quando isso acontece, geralmente há um planejamento superficial do negócio, ocorre queima de etapas importantes, prioridades erradas, gastos desnecessários e a previsível derrocada de algo que até poderia dar muito certo, se realizado na perspectiva adequada.

Entretanto, como nada foi feito com a amplitude desejável, as “raízes” ficaram, mais uma vez, muito rasas e o resultado acaba sendo o fracasso do empreendimento.

4. A FAMÍLIA SEM HARMONIA

Dentre as organizações humanas, a constituição e o desenvolvimento de uma família saudável é, sem dúvida, o mais desejável para que também os seus integrantes se transformem em cidadãos com noções corretas de civilidade e cidadania.

Ocorre, entretanto, que muitas famílias, por razões diversas, se tornam disfuncionais. Os pais acabam por negligenciar os seus papéis, chegando mesmo a ignorá-los em razão da supervalorização da área profissional, por exemplo; prejudicando, dessa forma, os filhos que, vítimas desse não pertencimento, no presente; serão os reprodutores do modelo, amanhã, perpetuando, dessa forma, o paradiga familiar doentio.

As raízes familiares plantadas pelos pais são rasas demais para a construção de uma família completamente funcional, o que resulta num agrupamento de pessoas sob o mesmo teto, as quais se sentem pouco comprometidas umas com as outras, o que redunda em desarmonia e falta de entrosamento entre elas.

CONCLUSÃO

Nota-se, pelos poucos exemplos enumerados acima, que não apenas a semente do Reino deve ser plantada em solo preparado e fértil.

As nossas realizações humanas, empreendias ao longo da vida, nas mais diferentes e diversificadas áreas, também devem obedecer ao mesmo princípio.

Caso contrário, o que quer que venhamos a realizar terá sempre o cunho de raso, superficial e epidérmico; jamais chegando a ser profundo, essencial, necessário ou indispensável.

Portanto, assim como “pelo fruto se conhece a árvore”, da mesma forma, pela profundidade das raízes se conhecerá a qualidade da planta dela nascida.

Desenvolver laços que representem raízes profundas e saudáveis é, então, condição indispensável para uma vida melhor, mais produtiva e mais realizadora.

Que possamos atingir esse objetivo.

Tony Ayres

5 comentários:

  1. Olá amigo Tony!
    Puxa... li seu post depois de add uma nova postagem no meu Blog... e só testificou algo q mencinei lá: sobre ter raízes em nossos sentimentos!
    É mto importante sabermos bem o q queremos, em tds as áreas... se aind não sabemos, é bom esperar um pouco mais até que possa ser tomada uma atitude "certeira" diante do alvo que propomos a nós mesmos...
    Fiquei feliz por sua palavra! E fica aqui, minha aprovação!!! rs
    Raízes são fundamentais! É a base de cada conquista...

    Shalom,
    Taninha.

    ResponderExcluir
  2. Taninha:

    Obrigado por suas palavras e parabéns pela maturidade através da qual você enxerga os fatos da vida.

    "Atitudes certeiras", como você diz, realmente são as que conseguem atingir os alvos mais altos, em nossas existências.

    Que você consiga, com a ajuda Daquele que tudo pode, realizar todos os seus sonhos.

    Shalom

    ResponderExcluir
  3. Graças a Deus vc fez o diagnóstico correto não atribuindo consequências dos nossos equívocos a maldição.

    É bom ver seu equilíbrio e sensatez em cada postagem... Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Pra. Guiomar:

    Um texto só pode ser aceito se encontrar ressonância na pessoa que o lê.

    Obrigado por entender o que escrevo e manifestar a sua opinião a respeito.

    Um abraço.

    Em Cristo

    ResponderExcluir
  5. olá, vim ao seu blog através de uma amiga, a Guiomar. Gostei muito da sua mensagem...li essa..me marcou muito!
    É bem verdade que muitos tem feito projetos sem raizes e q não tem dado certo. Ainda dizem: oh Deus! Por que me desamparaste?
    Não sabem esperar a vontade de Deus, ai ficam a culpá-lo.

    Suas palavras são sábias!
    Deus te abençoe!

    Julliany Oliveira
    julliany.oliveira@hotmail.com

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.