07 outubro, 2009

O Drama de Um Workaholic

workaholic_230_w4b Workaholic é o termo que utilizamos para designar a pessoa que é viciada em trabalho, um tipo de doença emocional que atinge mais os homens do que as mulheres.

O workaholic sai muito cedo para o seu trabalho, é muito dedicado em todas as suas obrigações e tarefas dentro da empresa; portanto, trabalha muito e volta tarde para casa.

Normalmente ele é financeiramente bem sucedido, mas um fracasso como pai de família e esposo. Não vê os filhos crescerem e seu contato diário com eles se limita a uma olhadela, quando já estão dormindo.

Sua esposa, normalmente, já se encontra cansada demais para tentar mudá-lo e, por isso, vive estressada e infeliz.

O QUE ACONTECE COM A VIDA DE UM WORKAHOLIC?

Para explicar isso, utilizaremos a figura a seguir, que mostra que todos nós desempenhamos os nossos papéis em quatro importantes áreas na vida: a área familiar, a área conjugal, a área profissional e a área social.

areasdepapéis Para que vivamos bem, há necessidade que haja um perfeito equilíbrio entre essas áreas, ou seja, todas devem ter o mesmo peso e a mesma importância.

O workaholic, no entanto, superdimensiona a área profissional, gastando nela todas as suas energias e nela investindo todas as suas fichas, fazendo com que ela ganhe mais destaque em sua vida. É como se ela ficasse contaminada por um "vírus", o "vírus do trabalho", que representaremos com a cor amarela:

araprofComo uma espécie de "infecção" o "vírus do trabalho "contamina" todas as outras áreas, que sofrem os efeitos da "virose". Logo, a vida familiar, a vida conjugal e a vida social do workaholic são atingidas e ele não consegue mais lidar com elas por falta de tempo, vontade e energia, que ele investe totalmente na área profissional.

A figura para representar essa situação seria a seguinte:

areass contVemos, então, que o superdimensionamento ou a supervalorização que o workaholic dá à sua vida profissional prejudica o seu relacionamento conjugal, familiar e social, tornando toda a sua vida disfuncional.

ENTENDENDO AS MOTIVAÇÕES DO WORKAHOLIC

As pesquisas têm demonstrado que a maioria dos indivíduos workaholics tiveram pais muito rígidos, que os cobravam demais, quando eram crianças, e nunca ficavam satisfeitos. Sempre exigiam perfeição e desmereciam os filhos, dando a entender que eles "não serviriam para nada na vida".

Logo, o comportamento de um workaholic possui motivações inconscientes e constitui como que uma "prova" de que ele está dando a seu pai (mesmo que este já tenha falecido há muito tempo) de que ELE É CAPAZ e o sucesso profissional é a "prova" de sua capacidade.

O QUE FAZER, ENTÃO?

Conforme podemos ver, embora faça toda a sua família sofrer, o workaholic é apenas uma vítima da maneira como foi criado.

Dessa forma, as críticas que ele recebe da esposa reavivam as críticas que recebia de seu pai e retroalimenta a sua disfunção cada vez mais, de tal forma que ele passa a evitar até o confronto com ela.

A esposa de um workaholic precisa, por mais penoso que isso seja, mudar urgentemente a sua postura, deixando de criticá-lo, passando a elogiar o seu esforço para prover a família, mostrando-lhe amor e compreensão; mas fazendo-o ver também que ela e os filhos precisam mais da pessoa dele por perto, do que de todo o dinheiro que ele traz.

Se possível, isso deve ser feito com a ajuda de um terapeuta familiar ou de um conselheiro matrimonial.

O tratamento costuma dar muito bons resultados e inúmeros casamentos prestes a fracassarem têm sido salvos, graças a esse tipo de conscientização e do amor genuíno de esposas que não desistiram de seu casamento.

Se você vive ou conhece alguém que viva esse tipo de situação, por favor veja ou faça ver que mesmo o casamento com um workaholic tem muita chance de tornar-se feliz.

Tony Ayres

8 comentários:

  1. Olá Tony,vim pegar o seu banner para colocar no meu blog,e me deparei com essa postagem,´´otima por sinal,gostaria de te sugerir falar sobre pessoas que tem obssessão por limpeza de casa ou outro tipo,que é o meu caso.Bom é só uma sugestão que penso atingirá a muitos.Tenha um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Me mande por favor o valor de seus livros e se posso comprá-los via correio,e se posso pagá-los via banco.Obrigada.Vima

    ResponderExcluir
  3. Oi, Vilma:

    Em primeiro lugar, agradeço-lhe pela visita a meu blog.

    Em relação a pessoas que têm "mania de limpeza", esse assunto já foi tratado aqui na postagem do dia 01 de maio de 2009. O link é:

    http://psicoterapeutacristao.blogspot.com/search/label/transtorno%20obssessivo-compulsivo

    Já em relação aos meus livros, veja, por favor, as informações na página:

    http://www.tonyayres.com.br/page_6.html

    Obrigado pelo interesse e fique na Paz.

    Tony

    ResponderExcluir
  4. Muito boa esta postagem...
    Me ajudou a entender e atentar mais para stuações como esta. Já fui considerada uma workaholic... mas qdo percebi q precisava parar um pouquinho, descansar e dar atenção a outras áreas, consegui manter um equilibrio mais saudável! Ufa!!! Que alivio!!! rs
    hoje ao ler, pude notar q não sou mais assim, graças ao Bom Deus! E tenho certeza de q esta leitura me ajudará a ajudar outros... pois esta é a intenção, ajudar outros a superarem momentos q nós msms já enfrentamos...
    Obrigada pela sua dedicação em compartilhar seus conhecimentos!! São de grande valia pra tds nós!!!
    Shalom, Taninha

    ResponderExcluir
  5. Taninha:

    Muito gentil o seu comentário, obrigado. Realmente, a intenção é essa mesma: ajudar quem precisa. Que bom que você acordou a tempo e por sentir o alívio que isso traz.

    Shalom

    Tony

    ResponderExcluir
  6. kkkk Sempre com meus exemplos... É a idade.
    Conheci um workaholic muito jovem ainda, executivo, muito bem sucedido em uma grande empresa. Sua esposa dizia: não quero talão de cheque, não quero carro do ano, quero "Ele". Suas três filhas também o reclamavam.
    Em uma oportunidade conversamos com ele sobre o assunto, ele nos escutou com muita atenção e imediatamente começou reparar o seu erro. No entanto, enquanto conversávamos, percebi que ele estava seriamente enfermo, falei com sua sogra, imediatamente procuraram seu médico e foi detectada uma enfermidade incurável.
    Por maior que foi a luta em busca de cura em cidades onde a medicina desenvolveu mais na área, por mais que houve empenho em oração, Deus havia posto no nosso coração a certeza de que ele iria morrer.
    A firma lucrou muito com seu esmero no trabalho , mas no coração daquela jovem viúva e daquelas órfãs ficou a dor de um tempo que jamais se há de recuperar.

    Vc é uma voz. Abraço amigo e que Deus abençoe sempre seu trabalho tão necessário.

    ResponderExcluir
  7. Pois é, irmã Guiomar:

    Realmente, o beneficiado, no caso de um workaholic, é apenas a empresa para quem ele trabalha. O retorno financeiro, que poderia beneficiar sua família, não compensa os transtornos emocionais que a sua conduta provoca.

    Dinheiro, realmente, não é tudo. Aliás, biblicamente falando, o amor a ele, é a "raiz de todos os males".

    Um workhaolic não trabalha, primariamente, pelo dinheiro, mas ele é sempre uma consequência; portanto, há de se ter cuidado.

    Shalom

    ResponderExcluir
  8. Tony querido .... estou até meio tonta rs brincadeira mas acabo de levar um chacoalhão daqueles, tenho me dedicado inteiramente ao trabalho até altas horas e finais de semana é hora de rever meus conceitos por um momento vi que metade de meus problemas simplesmente não existiria se soubesse a administrar melhor meu tempo....e seria muito mais feliz .... Obrigado por proporcionar textos tão ricos e cheio de sabedorias..
    Patygomes

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.