28 outubro, 2009

Traços de Um Abusador

300_151345 Na condição de uma pessoa que tem que lidar com a restauração de divorciados, tenho enfrentado situações que se repetem muito freqüentemente. Geralmente as pessoas, em especial, as que costumam ir à igreja, imaginam que a violência doméstica não acontece em relacionamentos entre pessoas cristãs. Nada poderia ser mais falso.

Após anos observando relacionamentos destrutivos, descobri doze traços que, quase que na totalidade dos casos, são comuns aos abusadores.

Os homens podem ser abusados por mulheres, mas as vítimas são, predominantemente, mulheres.

Um abusador, tipicamente, apresenta as seguintes características:

1. Charme

De início,ele tem, para com sua mulher, palavras de carinho, incentivo, admiração e atenção. Ele a corteja de maneira doce e intensa. Seu vocabulário está repleto de frases do tipo: “não posso viver sem você”, “você é tudo para mim”, etc. Através disso, ele torna a relação tendenciosa, tornando-a favorável para ele.

2. Ciúme

Ele passa, então, a enxergar os outros homens como uma ameaça ao relacionamento e começa a acusar a mulher de flertar com todo mundo, desde seu irmão até o carteiro. “Eu sei que você está olhando para ele” - é o jargão que utiliza. A ironia disso tudo reside no fato de que, comumente, ele é quem flerta com outras mulheres.

3. Manipulação

O homem abusador é muito inteligente. Ele sabe como detectar as fraquezas da mulher e utiliza sua vulnerabilidade e dores passadas, a fim de tirar vantagens. Não é incomum vê-lo dizendo coisas do tipo: “Abusaram de você, quando criança porque você sempre foi uma pessoa muito feia”.

4. Controle

Ele quer saber onde e com quem sua parceira está, durante todo o tempo. Ele pode checar a quilometragem do carro ou segui-la até o armazém. Ele recusa-se a permitir que ela trabalhe fora, alegando que lá ela poderá “encontrar alguém”.

5. Uma Vítima

As escolhas pobres que o abusador costuma fazer são sempre culpa de outras pessoas. Quando ele perde o emprego, entra numa briga, alega que sua demissão é responsabilidade de outra pessoa. É sempre o outro o culpado e ameaças são comuns: “Vou bater em você!”

6. Narcisismo

O mundo inteiro se revolve ao redor dele. Como a “pequena mulher está sempre por baixo”, é tarefa dela suprir todas as necessidades que ele tem. Ele é o mestre, a parceira é a escrava sem valor. Não é conveniente para ele reconhecer que todo mundo ao redor age de forma diferente da sua.

7. Inconsistência

Mudanças de humor constituem uma característica marcante em todo abusador. Num minuto, ele parece feliz e doce; no minuto seguinte, torna-se uma fera.

8. Crítica

Não importa o quanto sua parceira tente, ela nunca será capaz de satisfazer esse tipo de homem. Ele não acha nem um pouco degradante acusar verbalmente a parceira: “Você é estúpida, gorda...um lixo, que não pode viver sem mim. Nenhum outro homem iria querer você!”

9. Isolamento

O principal objetivo do homem abusador é isolar sua vítima da família e amigos, de forma que ela fique totalmente dependente dele. “Sua família traz muitos problemas para nós. Não quero que você veja alguém deles outra vez” - é a exigência comumente estabelecida.

10. Hipersensitividade

Para o indivíduo do tipo abusador, o mínimo deslize é como detonar uma bomba. Ele é extremamente susceptível e ira-se facilmente.

11. Crueldade

Um número significativo de abusadores machuca crianças e animais, assim como machuca também a parceira. Infligir dor e intimidar os outros é o que dá a ele poder. “Vou matá-la, antes que você vá embora. Se eu não posso tê-la , ninguém mais a terá.”

12. Arrependimento Insincero

O abusador jurará “nunca machucar novamente”. No entanto, a menos que ele receba ajuda profissional e seja obrigado a prestar contas severamente, é muito pouco provável que ele mude.

Vimos, por esses poucos tópicos, que muitas pessoas cristãs podem estar vivendo um relacionamento abusivo. Elas precisam ser identificadas, aconselhadas e profissionalmente tratadas.

Para os líderes de igrejas é indispensável identificar essas situações, principalmente, levando em conta que é muito fácil para um indivíduo abusador enganar e manipular a igreja. Embora os cristãos sejam chamados para serem pessoas amáveis e bondosas, isso não significa que comportamentos cruéis e pecaminosos devam ser tolerados.

Um abusador sabe exatamente o que fazer eo que falar, a fim de ter a igreja “do seu lado”. É preciso ter sabedoria e discernimento para lidar com esse tipo de pessoa.

Tradução e adaptação de Tony Ayres,
Do original em Inglês: “Traits of an Abuser”,
De Laura Petherbridge

9 comentários:

  1. Tony,
    eu pergunto: um cara com este perfil é considerado por vc como um doente mental apenas ou tem também um capetão fomentando esta "enfermidade"? E até aonde ele é responsável por sua conduta tratando-se de um não cristão?

    Vc é necessário... Estou espalhando seu blog.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Igrejas que se deixam levar pela manipulação de uma pessoa com essas características, irmão Tony, é porque o cuidador da igreja (o pastor: ou está dormindo, ou distraído cuidando do que lhe interessa mais particularmente - e não raro esse interesse é financeiro; ou o seu foco sempre esteve em outras metas que não cuidar das ovelhas, que é o dever dele. Relaxado para com a Obra de Deus ou oportunista em relação à Obra de Deus... Vai pagar caro... melhor seria um pastor assim "pedir pra sair"...

    É isso aí, irmão Tony! Manda bala mesmo!!!

    Em Cristo,

    Claudia Sunshine (Claudia Paiva)

    ResponderExcluir
  3. Pastora Guiomar:

    Creio que as duas possibilidades podem acontecer, mas, geralmente, é doença emocional mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Cláudia:

    Embora você tenha razão em seu comentário; para evitar generalizações que possam ser injustas, creio que "não mandarei tanta bala"...rsrs

    ResponderExcluir
  5. Amado irmão, o tema da postagem realmente têm a haver com o que aconteçe com muitas pessoas em nossas igrejas, o irmão postou com muita propriedade, pois muitas igrejas estão feridas e lideres não estão se atentando para esse grave problema.
    Que Deus continue abençoando o irmão, e agora somos seus seguidores e gostaríamos que o irmão nos visitasse em nosso blog: www.quebrandocadeiasdomedo.blogspot.com (Carvalhos de Justiça

    Antonio de Eliane

    ResponderExcluir
  6. Querido Tony...
    Adoro seus textos seu blogg é um do meus passatempos preferidos... A cada dia admiro mais o homem e o grande profissional que é você ... Continue assim levando palavras de sabedoria, paz, amor e união.

    Você é muito amado por todos nós o mundo precisa de gente assim como você...

    Patricia Gomes

    ResponderExcluir
  7. Graça e Paz Irmãozão, uma benção esse blog/site!
    Olha vou ser sincero, quando clikei nesse título sobre abusador, pensei que falava sobre pedofilos,sobre aquele que a cometem ou que tem tais desejos pervertidos.
    Vejo na TV jornais políciais que apedrejam com palavras de condenação tais atos, deveras né, e população revoltada com essa anomalia, o que não vejo específicamente são grupos de ajuda, de restauração, tratamento para pedófilos, ou mesmo para aqueles que apresentam tais desejos, já q para aqueles q já cometeram esses delitos a lei é ser excluídos da sociedade num manicomio judicial, porque há tanta escaces para um tratamento específico disto ao menos para aqueles que tem esse desejo anormal, desculpem a expressão, antes da merda feita?
    Paz

    ResponderExcluir
  8. Eu quero saber como posso lidar com um abusador.
    Meu marido é assim. E venho enlouquecendo com as torturas dele,Por favor me ajude...

    ResponderExcluir
  9. Sem dúvida, seu marido precisa de ajuda profisional (psicoterapia).

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.