20 outubro, 2009

Feridos Em Nome de Deus

livroferidos Não tenho procuração, interesse financeiro ou desejo de promover a Editora Mundo Cristão; tampouco sou seu funcionário ou tenho qualquer vínculo com ela.

Mas tive com essa editora a experiência pela qual todo escritor passa, quando se vê frente a frente com um novo título sobre o qual ele diz: “Esse é o livro que eu gostaria de ter escrito”.

Isso aconteceu comigo, quando deparei-me com o livro “Ferido em nome de Deus”, de autoria da jornalista Marília de Camargo César.

A obra empogou-me tanto, que não resisti em colocar a sinopse do livro, retirada do site da editora, aqui no meu blog. Ei-la:

“Quando a fé se deixa manipular, pessoas viram presas fáceis de toda sorte de abuso. A confiança autêntica e sincera em Deus é gradualmente substituída pela submissão acrítica aos desmandos de lideranças despreparadas.

Carentes de acolhimento são habilmente capturados pela manipulação emocional de líderes medíocres de plantão e ambos seguem de braços dados experimentando religiosidade fútil e meritória, barganhando a todo momento com Deus.

Por ser uma religiosidade descaracterizada da adoração sincera, mais cedo ou mais tarde o castelo de cartas desmorona deixando feridas abertas pelo caminho.

É esta relação doentia que a jornalista Marília Camargo desvenda em seu primeiro livro. Uma reportagem que avança pelos meandros da igreja evangélica brasileira liderada em boa medida por pessoas embevecidas pelo próprio poder de manipular e escravizar aqueles pelos quais Cristo morreu.


Ao lidar com feridas não cicatrizadas, em seu debut literário, Marília revela a urgência de um novo tipo de liderança, não autocrática, e de um novo membro, mais confiante em Deus e menos dependente do pastor local, a fim de que o espaço da igreja seja saudável, criativo e curador.”

Evidentemente fico feliz por Marília ter tido a coragem de abordar tão francamente essa questão que, para mim, tem sempre sido inquietante. Acredito que o livro venderá muito, pois, muitos também têm sido os feridos, abusados e manipulados por líderes ególatras, em nome de Deus.

Já há algum tempo, editores da blogosfera cristã têm se ocupado em denunciar esses abusos. Agora, as editoras cristãs começam a ter coragem também de publicar livros que não agradam a cúpula.

Minha fé e minha esperança é a de que, muito breve, o novo tipo de liderança, preconizado por Marília, aliada ao crescente amadurecimento dos membros das diversas denominações faça com que os “caciques evangélicos” sejam substituídos por gente boa e sábia. Daquela bondade e sabedoria que só podem ser obtidas, a partir da simplicidade de Jesus.

Como disse Salomão, “tudo tem seu tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo do sol”.

Soli Deo Gloria

Tony Ayres

Observação: Na foto, a autora do livro

11 comentários:

  1. Caro amigo Tony


    Quatro meses atrás, tive a oportunidade de ler esse pequeno (em volume) e grande livro. O quanto seria bom se todo cristão da blogosfera lesse as histórias verídicas dessa jornalista heroína, Marília de Camargo César, que resolveu com audácia incomum revelar os bastidores ou antros de castradoras instituições religiosas.

    Jamais pensei que houvesse tantos abusos em nome de Deus, como os que essa corajosa jornalista narrou com extensa documentação e depoimentos de importantes figuras do nosso meio religioso, como Ricardo Gondim, Paulo Romeiro, entre outros.

    O livro todo é permeado por uma espiritualidade neurótica de pastores desvairados, sem as mínimas condições de dirigir uma igreja. São casos de verdadeiros estupros mentais.

    Casos como esses, de horrendos abusos, devem ser levados ao conhecimento das autoridades do país, para que a Justiça empreenda esforços a fim de que haja coibição dessa vil prática.

    Uma operação rigorosa contra os autores desses monstruosos delitos que eu considero idênticos ao abuso sexual de menores, ou piores, porque são feitos num suposto nome de Deus, deve ser efetuada sem demora.

    Chego a corar, só de imaginar quantas coisas mais vergonhosas e lastimáveis estarão acontecendo neste momento, nas regiões inóspitas desse vasto país, através desse simulacro de religião que, como uma epidemia monstruosa está maltratando e enlouquecendo pessoas sedentas de Deus.

    Razão teve o apóstolo Tiago ao escrever: “A verdadeira religião que Deus, o nosso Pai aceita, como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e se resguardar da corrupção do mundo”. ( Tiago 1; 27)

    Indignado com esse “evangeliquês” calamitoso, uno-me a você meu caro amigo.


    Levi B. Santos

    ResponderExcluir
  2. Prezado irmão Tony,

    Primeiramente, obrigado por visitar meu blog e, principalmente, por seus comentários!!!

    Com relação ao livro, eu não o li, mas pelo resumo que você publicou concordo e fico feliz com a abordagem.

    Fico feliz também em saber que existem (graças a Deus) muitas pessoas que verdadeiramente pregam, defendem e vivem a palavra de Deus, como você e a autora do livro.

    Abraços e que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Olá, querido amigo!

    Nas férias pretendo ler alguns livros que me foram indicados. Esse livro citado por você é um dos que eu quero muito ler, até porque os abusos “em nome de Deus” são gritantes e muito tristes... Assim como o povo brasileiro necessita de uma Reforma Política, ou uma Reforma tributária, os evangélicos brasileiros também precisam de uma reforma protestante, no sentido de se resgatar o evangelho puro e simples que um dia foi pregado pelo Nosso Senhor Jesus e pelo Apostolo Paulo...

    Mas é bom deixar claro, que existem exceções, graças a Deus!

    Eu sempre prefiro ressaltar mais o certo, que o errado, mais a justiça do que a injustiça. Sei que existem muitos "sepulcros caiados" que não são mais exceção. Há lobos em pele de cordeiro levando muito sofrimento a muita gente por ai e o pior de tudo, usando a sua influencia em nome de Deus.

    Mas, também, atualmente existem muitos "intelectuais do evangelho". Muitos estudiosos que, em suas sabedorias infernais, e acabam manipulando muita gente inocente que não ajuntam, só espalham.

    Enfim, que possamos ler mais a Bíblia e aplicá-la no nosso viver... Depender mais de Cristo do que do homem. Nele (JESUS) não há escândalos.

    Que Jesus guarde o nosso coração!
    Shalom

    ResponderExcluir
  4. Um assunto tão polêmico Tony...
    Fui vítima em potencial dessas manipulações, graças a Deus não pirei, sempre fui como me diziam: "teimosa" e outras vezes: obstinada, questionando tudo, até mesmo Deus, mas encontro muitas ovelhas que acham mais cômodo entregar a direção de suas vidas a tais líderes e quando vc tenta mostrar o perigo se levantam contra vc com chifre e tudo, já não são as pobres ovelhinhas ludibriadas, mas as defensoras dos seus "poderosos homens de Deus."
    Espero que vc fale mais sobre o assunto.
    Não sei se aqui em Aracaju vou conseguir o livro, vou procurar pela internet.
    Abraço amado. Que o Senhor continue usando sua vida.

    ResponderExcluir
  5. Olá Tony, sou nova no pedaço, aliás, seu blogg foi indicado por uma grande amiga minha a Guiomar (pastora)que admira muito suas postagens.
    Amo ler mas sou muito seletiva e a Mundo Cristão é uma editora criteriosa.
    Passei por inúmeras decepções com a instituição igreja. Por misericórdia de Deus não abandonei a fé. Consegui separar Deus daqueles se diziam seus porta vozes e também por misericórdia de Deus não perdi a fé. Hoje continuo na igreja, mas procuro olhar diretamente para Jesus e seguir adiante.
    Divulgue mesmo Tony, há muitas pessoas sendo "psicologicamente estupradas" no meio chamado evangélico.
    Aliás, não gosto do termos evangélicos, protestantes nem crentes. São por demais ambíguos.
    Basta ser cristão, o que já não é fácil...rs.


    Grande abraço,

    Regina Molnar

    ResponderExcluir
  6. Prezado amigo Levi:

    Seu comentário veio complementar, de forma contundente, o meu post,e manifesta, com certeza, todo o desagrado que todos nós, cristãos, sentimos pela atuação nefasta daqueles que se dizem "pastores", mas que nada mais são do que lobos, dispostos a tripudiar quem quer que se apresente como ovelha.

    Felizmente, existem as exceções: os bons pastores,que honram o nome de Cristo e cuidam de seus rebanhos, entre os quais, eu incluo, sem medo de estar errando, o Pr. Ed René Kivitz, da Igreja Batista de Água Branca,igreja da qual Marília é membro.

    E, felizmente, também, o livro está tendo ampla aceitação (a primeira edição esgotou-se em 48 horas) e tem atingido o público não evangélico.

    Marília já foi entrevistada pela Rádio CBN, pela revista Época e, ainda ontem, fez uma palestra para a Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB SP.

    Acredito que estamos chegando em uma época na qual os pastores terão de ter muito mais cuidado, pois Deus tem levantado pessoas para denunciar os abusos, perpetrados em Seu nome.

    É minha convicção também que os blogueiros evangélicos têm um importante e imprenscindível papel a cumprir nessa empreitada.

    Estamos mesmo unidos, amigo,no trabalho de fazer a nossa parte nessa tão importante missão.

    Um abraço fraternal.

    ResponderExcluir
  7. Querida amiga Márcia:

    Você está mesmo certa, ao preferir destacar o lado bom, correto e limpo do povo evangélico; e a priorizar o bom trabalho dos verdadeiros pastores.

    No entanto, a imagem que utilizou, ao dizer que, assim como o nosso país precisa de uma Reforma Tributária, por exemplo, a Igreja precisa de uma nova Reforma, é absolutamente correta.

    O que diria Lutero, que em seus dias, denunciou, corajosamente, a autoridade papal, diante desses homens inescrupulosos, que chegam a se colocar no lugar de mediadores da vontade de Deus, decidindo em nome Dele, o que cada crente "pode" ou "não pode fazer", cometendo aberrações que além de ferir suas ovelhas, denigrem o evangelho de Jesus?

    Creio que a leitura do livro será tremendamente positiva para você, que se esforça tanto para exalar o bom cheiro de Cristo.

    Que o Senhor continue a te abençoar, Márcia.

    Em Cristo.

    ResponderExcluir
  8. Prezado amigo Cantini:

    Visitar o seu blog foi um prazer para mim, pois vi o cuidado que você tem com a Palavra.

    Agradeço-lhe por tê-lo como amigo e fico feliz por vê-lo engajado na causa do Reino, de uma forma tão positiva.

    Creio que a leitura do livro só lhe fará bem, pois a gente sempre aprende muito com alguém comprometido com o evangelho, como a autora do mesmo.

    Visite-me, sempre que desejar.


    Um abraço fraterno.

    Em Cristo.

    ResponderExcluir
  9. Pastora Guiomar:

    Sem dúvida, não será problema obter o livro em Aracaju, pois, até em Portugal ele já chegou.

    Vejo-a como uma pessoa experiente, que não se deixa enredar por ventos de doutrinas nem se torna presa de "lobos" com pele de ovelhas.

    Que você sempre leve com alegria a mensagem de Cristo, pois, independente de nossos anos de conversão, é sempre possível viver no "primeiro amor", tão necessário ao convívio saudável e à comunhão.

    Obrigado pela presença sempre amiga.

    Um abraço fraternal.

    Em Cristo.

    ResponderExcluir
  10. Cara Regina:

    Nem é preciso ser psicólogo para notar em suas palavras que você é mais uma das "feridas em nome de Deus".

    Felizmente você alcançou a graça para não abandonar a fé e encontrou forças para trilhar o Caminho,a despeito das frustrações com maus obreiros.

    Muito obrigado por vir ao meu pequeno espaço e por atender à recomendação da Guiomar, agora "nossa" amiga.

    Sinta-se a vontade para retornar, sempre que desejar.

    Um abraço fraternal, em Cristo.

    Tony

    ResponderExcluir
  11. Querido irmão Tony.

    Sou novo na blogosfera.
    Sou pastor Evangélico faço parte de uma denominação quase centenária em nosso pais, que é a Assembléia de Deus. (CGADB)

    Sou de uma denominação ortodoxa, mas não sou ortodoxo a minha formação tem diálogos outras áreas do saber tais como psicologia, filosofia, e antropologia.

    Também vivo conflitos, e posso lhe dizer com conhecimento de causa, que muitos cometem abuso por ignorância, não que isso justifique, pois nessa era da chamada pós modernidade todos tem livre acesso ao conhecimento principalmente com a internet! E acho que já tem diminuído o numero de abusos devido aos meios de comunicação, ser de fácil acesso, e as pessoas já estão mais esclarecidas, com coragem inclusive para denunciar ou o que é pior para esses ditadores, muitas pessoas já mudam de igreja!


    Também clamo por justiça, o retrato da igreja hoje no Brasil é de que as chamadas “históricas”, que não se contextualizaram estão perdendo membros.

    O retrato hoje é de “comunidades”, ou “renovadas”, principalmente aquelas que têm suas raízes nas igrejas históricas, mas já não tem mais uma teologia centrada na inflexibilidade dos dogmas da reforma!

    Sou diretor pedagógico de uma instituição (IBICAMP) que trabalha com mais de 20 denominações evangélicas, e lá já há um diálogo mais aberto, embora ainda se mantenha muito distante de um diálogo mais amplo, com outras expressões de fé.

    Quero parabenizá-lo pelo artigo li o livro, e também sempre recomendo para os meus alunos, e a editora mundo cristão está de parabéns, acho que temos grandes escritores no Brasil que estão no anonimato, pois ao escrever as suas obras são vetados por abrir espaço para uma teologia mais contextualizada com a nossa realidade!

    No demais conte comigo para ampliarmos mais diálogos.

    Parabéns!
    Um abraço fraterno em Cristo!

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.