12 abril, 2010

O QUE PRETENDEU NIETZCHE DIZER COM A EXPRESSÃO “DEUS ESTA MORTO”?

NIETZSCHE Pretendemos, através deste post, esclarecer o sentido da expressão cunhada pelo filósofo F. Nietzsche (1844-1900), “Deus está morto”.

Quando Nietzsche fala, através do personagem de seu livro mais famoso, Zaratustra, que “Deus está morto”, a expressão não deve ser considerada literalmente.

O que Niestzsche pretendia dizer com essa expressão é que a religião tornara-se niilista, isto é, sem nenhum significado, uma vez que se deturpara e, por essa razão, não se prestava mais para elevar o ser humano; e sim, era usada para distanciá-lo de seu crescimento como pessoa.

Em seu tempo, guiada por líderes religiosos considerados pouco éticos, a fé religiosa transformara-se apenas em ressentimento, visto que, com o objetivo de satisfazer à sede de poder de seus líderes, era por eles manipulada, através de uma intensa repressão sexual.

O homem havia se mecanizado pelas novas tecnologias a tal ponto que podia ser confundido como uma engrenagem a mais das máquinas que faziam a revolução industrial.

Por outro lado, essas novas tecnologias despertavam nele apenas o desejo de acúmulo de dinheiro para a vivência de uma existência fútil e sem significado.

A religião tornara-se, então, vazia, utilitarista e dogmática, nada podendo acrescentar à vida desprovida de significação.

Quando Nietzsche utilizou, então, a expressão “Deus está morto”, embora usasse de extrema e ácida ironia, na verdade, ele desejava chamar drasticamente a atenção, para a vacuidade da fé nas pessoas que ele considerou terem o “sentimento de rebanho”.

Creio que o que dissemos, acima, lança um pouco de luz sobre a questão, além de, quem sabe, poder desfazer certos “mal-entendidos”, que, na verdade, chegam a ser manipuladores.

E, mostrar também, que desde a época do filósofo, as coisas não mudaram muito…

Tony Ayres

7 comentários:

  1. A Oração ao Deus Desconhecido

    Antes de prosseguir em meu caminho e lançar o meu olhar para
    frente uma vez mais, elevo, só, minhas mãos a Ti na direção de
    quem eu fujo.
    A Ti, das profundezas de meu coração, tenho dedicado altares
    festivos para que, em Cada momento, Tua voz me pudesse chamar.
    Sobre esses altares estão gravadas em fogo estas palavras:
    "Ao Deus desconhecido”.
    Seu, sou eu, embora até o presente tenha me associado aos sacrílegos.
    Seu, sou eu, não obstante os laços que me puxam para o abismo.
    Mesmo querendo fugir, sinto-me forçado a servi-lo.
    Eu quero Te conhecer, desconhecido.
    Tu, que me penetras a alma e, qual turbilhão, invades a minha vida.
    Tu, o incompreensível, mas meu semelhante, quero Te conhecer, quero servir só a Ti.

    [Friedrich Nietzsche]

    Uma tradução feita por Leonardo Boff de uma oração escrita por Nietzsche.

    Tem pessoas que numa sede desesperada de negar a existência de Deus diz que por delírios provocados pela enfermidade, ele fez esta oração.
    Abraço._________________________________________

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Tony

    "Deus está morto!".
    Essa emblemática frase de Nietzsche ecoa mais alto do que nunca.

    A situação em que nos encontramos é condicionada por uma tentativa fracassada de niilismo. A força extrema do niilismo religioso está perpetuando uma ausência de sentido que é a anulação do próprio DEus. A fé em Deus há muito tempo se tornou uma órdem essencialmente moral

    Nesse sentido, o deus da religiosidade está morto, e Nietzsche tem toda razão.

    Abçs,

    Levi B. Santos

    ResponderExcluir
  4. Prezada Guiomar:

    Muitos cristãos criticam Nietzsche por não conhecerem a sua obra e o significado dela; assim como muitos céticos criticam a Bíblia e a Jesus, por não conhecerem a Revelação.

    Respeito Leonardo Boff porque ele conhece tanto a obra de Nietzsche como a Bíblia e achei muito tocante o texto que você inseriu no post.

    Saudações

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo Levi:

    Na época de Kierkegaard (40 anos antes de Nietzsche), sua mensagem denunciava que deus estava morrendo; Nietzsche decretou a morte do deus da religião.

    Neste século, temos tudo para conhecer o Deus Vivo, revelado na Bíblia, mas muitos, infelizmente, não abriram os olhos para isso.

    Saudações em Cristo.

    ResponderExcluir
  6. Texto maravilhosamente surpreendente, sem pré(e)-conceitos.
    Parábens, entretanto, Nietzche afirma sim a não existencia de deus, embora essa questão não seja relevante, pelos motivos apresentados no texto. Os que mais podem aprender com Nietzche são os próprios religiosos.

    ResponderExcluir
  7. Uma postagen academica que apresenta a concepção de Nietzche,cética. Porem o seu comentário desmistifica este ceticismo,efocando ao concluir a pureza e a sinceridade que precisamor ter.
    www.vivendoteologia.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.