06 abril, 2010

RIO DE JANEIRO: GLAMOUR E MISÉRIA

RIOCONTRASTE Lembro-me da época que tinha apenas sete ou oito anos de idade, quando uma de minhas irmãs, mais atenta às coisas que ultrapassam os acontecimentos do  mundo, além dos pequenos limites de uma cidadezinha do interior; com as páginas da revista Manchete abertas, mostrava as cenas terríveis dos desmoranamentos causados pela chuva, na cidade do Rio de Janeiro, exclamava:

"É castigo divino por causa da indecência do carnaval!"

Hoje, algumas décadas depois do dia em que esse comentário foi feito dentro de minha casa, lembro-me de dezenas de outras vezes que desmoronamentos, alagamentos e inundações se repetiram ao longo dos anos, na mesma cidade do Rio de Janeiro, que possui o mais famoso carnaval do planeta; e posso dizer:

"O mundo se modernizou, o Rio de Janeiro cresceu; será até sede da Copa do Mundo e das Olimpíadas;mas os desmoronamentos e inundações continuam. Todavia, isso não é castigo divino, é o resultado das ações do próprio homem!"

Quantos governos, quantas eleições, quanta corrupção, quanto desperdício de dinheiro público, quantos equívocos aconteceram no Rio de Janeiro, desde a minha época de garoto! E o tempo passou, ninguém parece ter percebido.

A população se contenta em ver o Maracanã lotado, em dias de Flamengo versus Fluminense. Parece que as autoridades se deslumbram com os desfiles das escolas de samba na Marquês do Sapucaí, parece que o Brasil todo estufa o peito de orgulho, ao ver Madonna, a musa pop internacional hospedando-se no Rio, por onde passam também dezenas de famosos do mundo artístico internacional.

Impera durante a maior parte do tempo nessa cidade despatenarlizada, aquilo que foi denominado por Freud, como Princípio de Prazer .

Ninguém parece notar, a não ser quando a natureza se revolta contra a contínua agressão que tem sofrido, provocando inundações que solapam casas e roubam vidas humanas; ou quando a dengue se torna endêmica e incontrolável; ou quando o tráfico recrudesce nos morros, onde os seus moradores e agentes são mais vítimas do que réus; que existe um outro princípio; o Princípio da Realidade.

Enquanto todos nós, não cariocas somente; mas todos os brasileiros, em uníssono, não fizermos claro para os governos que o Rio de Janeiro não é apenas a cidade maravilhosa e a sede da Rede Globo; mas uma cidade doída e sofrida, que precisa ser imediatamente cuidada e amparada por atos de homens públicos de pulso e de ação, ela continuará sendo para o Brasil e o mundo apenas o grande Big Brother Brasil.

Tony Ayres

Um comentário:

  1. Interesante, se houve muito isto: É castigoooooooo... Deus só castigaria os pobres do Rio?
    O mundo todo está sofrendo a ação ambiciosa do homem e a falta de interesse dos "poderosos."

    Amigo, eu não tenho nenhuma esperança que o mundo vai melhorar, até mesmo porque a bíblia diz que passarão o céu e a terra. Quero me firmar na palavra, e me colocar a disposição de Deus para ajudar ao necessitado.

    Convido vc para visitar nosso blog e deixar seu precioso comentário na postagem: "Meu Filho ex-travesti em Núpcias".

    Abraço.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.