23 fevereiro, 2010

Seja Deus Verdadeiro e Mentiroso Todo Homem

PROTÁGORAS Estamos vivendo dias nos quais houve um amplo renascimento do que era defendido pelo antigo filósofo grego, Protágoras, e que se resume nestas palavras: "O homem é a medida de todas as coisas", afirmação essa que está longe de ser considerada cristã, uma vez que reflete um humanismo no qual não existe lugar para Deus ou para a fé.

Apesar disso, e a despeito de todo cristão verdadeiro ter a consciência de que Deus, e não o homem, é  que é a medida de todas as coisas, essa espécie de humanismo infiltrou-se nas mentes dos cristãos pós-modernos, fazendo deles instrumentos de uma espécie de fé ateísta (veja o paradoxo), que se traduz por atitudes, como as enumeradas a seguir:

1. A imagem de um Deus que é nada mais do que a projeção subjetiva das idéias e pensamentos de cada um.

2. A crença em um Cristo, não mais visto como Filho de Deus, mas "um filho de Deus", desprovido de qualquer deidade.

3. A concepção de uma Bíblia que deixou de ser a Revelação de Deus para a humanidade e passou a ser vista apenas como um livros de lendas judaicas.

Diante dessa realidade (que, felizmente não afeta os cristãos verdadeiramente transformados, que já lutaram com Deus como Jacó no vau de Jaboque), só temos que pedir graça e misericórdia para os contaminados por esse humanismo que rouba a glória de Deus e enaltece a criatura, ao invés do Criador.

Essa atitude arrogante só pode ser lamentada, pois escancara, para quem quiser ver, uma mente repleta de orgulho. O mesmo velho orgulho que precipitou Lúcifer desde os céus; que provocou a confusão de línguas, na torre de Babel; que enlouqueceu o empertigado rei Nabucodonozor; e que causou a morte de Herodes, comido de bichos.

Honestamente, não posso achar melhores palavras para encerrar este post, do que as do apóstolo Paulo: "...sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso...(Rom. 3.4).

Tony Ayres

4 comentários:

  1. Prezado amigo Tony


    Conciso,lúcido e providencial esse seu ensaio.

    Plagiando Blaise Pascal, eu diria:

    "O coração (onde Deus habita) tem razões que a nossa própria razão desconhece".

    "O que o homem não é, mas quer ser ou deseja ser, é isso e somente isso que é Deus, e nada mais." (Feuerbach)



    Um grande abraço,

    Levi B. Santos

    ResponderExcluir
  2. Lendo sua postagem, veio-me a memória um número de jovens que estão afastados de Deus por absorverem esta grande mentira. Tenho derramado abundantes lágrimas por todos eles porque os vi e ouvi pregando com garra a verdade do evangelho, mas agora bebem de fontes rotas...

    Um deles me falou: Deus é relativo.
    Abraço amigo.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Levi:

    Muito obrigado por suas palavras sempre amigas.

    Devolvendo-lhe a gentileza de citar homens notoriamente sábios, cito também um, a quem, como você sabe, aprecio muito:

    "Ninguém pode saber o que são as coisas derradeiras e essenciais. Por isso devemos tomá-las tais como as sentimos. E se uma experiência desse gênero contribuir para tornar a vida mais bela, mais plena ou mais significativa para nós, como para aqueles que amamos - então poderemos dizer com toda a tranquilidade: "Foi uma graça de Deus"

    Carl Gustav Jung

    Um abraço fraternal.

    Tony Ayres

    ResponderExcluir
  4. Prezada Guiomar:

    Continuemos a orar por esses jovens, pois, cedo ou tarde eles descobrirão que a vida trata a gente como a gente trata a vida.

    Abraço Frateno.

    Tony Ayres

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.