28 fevereiro, 2010

Ciência, Um Caminho Para Deus

Por: Tony Ayres



cientista_michaelfaraday Durante alguns anos já, tenho tido o prazer de conversar com minha médica cardiologista sobre assuntos de fé, psicanálise e religião. Eu, como cristão evangélico. Ela, como praticante de reiki e esotérica.

Embora nossas crenças sejam tão diferentes, temos mutuamente nos respeitado e, em cada uma das longas consultas que tenho feito com ela, aos poucos surgiu uma verdade na qual ambos acreditamos e que pode ser resumida neste comentário, feito por ela, mais ou menos, com as palavras abaixo:

"Olhando para esse universo maravilhoso, é impossível crer que não exista um Ser superior por trás de tudo isso".

Por que estou contando isso?

Para ilustrar um fato impossível de não ser notado. O de que, cada vez mais a gente encontra médicos psiquiatras,médicos de outras áreas, psicólogos e psicanalistas crentes; enquanto, por outro lado, percebe-se uma triste realidade:

Jovens com menos de 30 ou 35 anos de idade, nascidos em lares cristãos e criados na Escola Dominical, rebelando-se contra a religião, negando a existência de Deus, reprimindo a sua fé, deixando-se levar pela leitura de meia dúzia de de filósofos ateus e teólogos liberais.

Isso tudo só pode ser resumido pela seguinte verdade, que tem se tornado cada vez mais evidente: a pouca ciência torna o homem prepotente, orgulhoso e pronto a descartar Deus; a ciência conhecida em profundidade torna-o humilde, sensato e crente em Deus.

Michael Faraday, descobridor da indução eletromagnética e fundador da Teoria do Campo Eletromagnético (conceitos que Einstein usaria para formular a sua Teoria da Relatividade) foi um fiel cristão.

Sobre ele, os cientistas costumam dizer que, se o Prêmio Nobel já existisse em sua época, por certo Faraday, teria ganho pelo menos cinco! Ele é considerado "o maior gênio experimental de todos os tempos".

Um fato conhecido a seu respeito é que, pouco antes de morrer, um jornalista lhe perguntou: "Quais suas especulações sobre a vida após a morte?". Ao que Faraday respondeu: "Especulações? Eu não tenho nenhuma. Eu descanso nas certezas. Eu sei em quem tenho crido e estou bem certo de que Ele é poderoso para guardar o meu tesouro até aquele dia".

Já Carl Gustav Jung, o mais famoso discípulo dissidente de Freud, ao discorrer sobre os conteúdos psíquicos, escreveu o seguinte:

"Como sou protestante, alguém poderia objetar: 'Ora, quando aconselha a um católico praticante que procure um padre para se confessar, está lhe indicando algo em que não acredita?' Para responder a essa crítica, devo esclarecer que na medida do possível não prego minha crença.

"Quando me perguntam a respeito, defendo minhas convicções, que não vão além daquilo que considero meu saber. Estou convecido daquilo que sei".("Pssicologia e Religião", editora Vozes, pg. 49)

Quem sabe uma reflexão mais profunda e sincera a respeito do que acima foi exposto não poderá levar alguns a reconsiderarem sua fé ou a falta dela, de uma maneira mais sensata, a fim de que encontrem a humildade - uma virtude que ilumina o caminho para se encontrar, de fato, Deus?

6 comentários:

  1. Parabens pelo ponto de vista,abordangens de texto de um modo simplres.
    ja estou te seguindo no blog.
    depois nos faça uma visitinha.
    www.oliveralves.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário. Já visitei o seu espaço.


    Tony

    ResponderExcluir
  3. Apesar da sua notável cultura, você escreve de uma maneira simples podendo atingir todos os níveis.
    Estou encaminhando para alguns amigos esta poderosa mensagem e distribuindo parágafos dela no orkut.

    Graças a Deus por haver encontrado você. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Agradeço-lhe, de coração,irmã Guiomar, sua consideração para comigo.

    Que Deus abençoe cada dia mais sua vida e ministério.

    ResponderExcluir
  5. otimo gostei muito,mas queria que você abordace mais sobre a questão da masturbação no noivado.

    ResponderExcluir
  6. Sou noivo e não me masturbo com frequência pois só quando sinto muita dor quando estou namorando,pois como não posso fazer sexo ou outros carinhos relacinado ao mesmo,só apenas possso beijar e abraçar, o que devo fazer nessa situação e ao praticar o ato de masturbação me sinto tão impuro pois sou cristão.Aguardo respostas tenho 25 anos e estou separado da vida sexual a 5 anos pela misericordia e por obediência respeito ao meu Deus .

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.