26 agosto, 2009

Ficar Solteira ou "Ficar Para" Titia?

CBR001454 Sou um leitor e ouvinte assíduo do psiquiatra Flávio Gikovate e conheço bem de perto o seu pensamento de que estar sozinho(a), ao contrário do que muita gente supõe; é, sim, um estado honroso.

Digo isso porquanto, apesar de todo o progresso cultural em que vivemos, ainda persiste em muitas cabeças, o velho preconceito revelado pelas expressões "solteirona" e "encalhada", para referir-se a mulheres que permanecem solteiras, após os 30 anos de idade.

Mesmo porque, encontramos nas empresas, nos clubes ou nas igrejas mulheres bonitas, inteligentes, bem-sucedidas e seguras; que assumem, sem nenhum medo, a sua condição de solteiras, sem nenhum temor em afirmar que casar não faz parte de seus planos.

Isso não significa que o casamento caiu em desuso. Afinal de contas, amar e ser amado continua a ser uma das melhores satisfações da alma humana. Por essa razão, o casamento continua a fazer parte do sonho de um grande número de mulheres.

Nesse caso, a insatisfação adviria do fato de algumas mulheres estarem "encalhadas" na busca daquilo que é comumente denominado de "alma gêmea".

A verdade, porém, que até pode ser novidade para alguns, é que os psicoterapeutas estão familiarizados também com o tratamento de homens que estão desesperados, encalhados em sua solteirice e obcecados pela idéia de encontrar uma companheira para a vida.

Essa é uma questão, portanto, que envolve tanto o homem como a mulher. E ambos devem refletir bastante, antes de qualquer decisão que possa ser precipitada, por uma razão muito simples:

Vivemos em uma época particularmente difícil e, quem lida com os problemas familiares das pessoas sabe que, maior do que qualquer angústia que se possa ter por estar solteiro(a),é a angústia de quem está encalhado num casamento mal sucedido.

Sem dúvida, as pessoas que estão presas a um casamento arruinado, são mais infelizes do que qualquer solteirão, uma vez que, com medo das consequências de uma ruptura, tornam-se depressivas e adiam, talvez para sempre, a felicidade.

Portanto, casar ou ficar solteiro é uma escolha que o ser humano faz. E escolher permanecer solteiro(a) é diferente de temer estar casado(a).

O importante é ser feliz, de um modo, ou de outro.

Tony Ayres

2 comentários:

  1. Olá Tony!!
    Parabéns pelo post. Arrasou.
    Não são poucos os casos de casamento mal sucedidos seja por medo da solidão ou não e por temerem uma separação, adiam a chance da felicidade.
    Que as pessoas primeiramente consigam estarem consigo mesmas, independente de solteiras ou casadas.
    Deus abençoe!!
    Parabéns de novo!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Michele:

    Você resumiu muito bem o segredo de tudo: "estarem bem consigo mesmas" é o segredo para as pessoas serem felizes.

    E isso independe de se estar solteiro ou casado, não é mesmo?

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.