11 agosto, 2009

Dinheiro Que "Libera" Bênçãos

televisao Há exatos onze anos, a editora Vida, em 1998, publicava o livro: "Televisão, Falando Francamente a Respeito", de minha autoria.

Neste livro, embora tivesse o cuidado de explicar os cuidados que a TV representa para aqueles que dela se utilizam sem um filtro crítico, procurei, sobretudo, mostrar que, enquanto cristãos evangélicos, portadores de uma mensagem do Reino; deveríamos lançar mão dela para a evangelização de grande alcance.

Infelizmente, vi esse instrumento de comunicação de massa realmente ser cada vez mais ser aproveitado pelo segmento evangélico.

Não, porém, tendo a pregação da Palavra como finalidade última e principal. Mas, apenas como mero pano de fundo para o enriquecimento de homens inescrupulosos.

No último sábado (08.08.2009), tive a oportunidade de assistir ao programa de conhecido tele-evangelista brasileiro que, para minha surpresa, cedeu o tempo de pregação a um outro tele-evangelista americano, de quem, ao que tudo indica, tornou-se seguidor.

Confesso que repugnou-me ver aquele homem, do alto de seus quase 80 anos de idade, chamado de "profeta de Deus" pelo primeiro (o dono do programa), ficar insistentemente, com os olhos fixos na câmera, pedindo uma oferta especial de 900 reais para que ele "liberasse" a bênção da prosperidade.

E como não pudesse encontrar base bíblica para tal pedido, o "profeta" explicou que a quantia de novecentos reais se devia ao fato de estamos no ano 2009 ( o nono ano deste século); assim seriam 100 reais para cada ano.

Ora, mesmo para um americano, 900 reais não é pouco dinheiro! Significa cerca de 500 dólares, nos valores de hoje. E quem quer que tenha estado nos Estados Unidos da América, sabe muito bem o que se pode adquirir com 500 dólares.

Fiquei pensando nas milhões de pessoas, neste país, que, mesmo dando duro, trabalhando de sol a sol e com as mãos calejadas, não conseguem ganhar 900 reais como salário mensal.

Se Deus somente liberasse a "bênção da prosperidade" a quem enviasse ao programa tal quantia, essas milhões de pessoas estariam excluídas dela.

Paradoxalmente, no mesmo dia, vi pela Rede Globo, a campanha "Criança Esperança" que, em parceria com a UNESCO, arrecada fundos para projetos de ajuda a crianças seriamente necessitadas.

Para ajudar uma criança, você tem a opção de contribuir, liberalmente, com: 7, 15 ou 30 reais e, se você fizer isso com o coração aberto; mesmo sem promessa alguma de "liberação de bênçãos da prosperidade"; não há como você deixar de ser abençoado.

De minha parte, creio que, nos dias de hoje, eu não me atreveria mais a escrever um livro sobre a utilização da TV para fins evangelísticos. Ou, se me atrevesse, certamente ele teria outro teor.

Finalizando este post, coloco aqui o que o apóstolo Paulo escreveu aos Romanos: "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego". (Rom. 1.16).

E deixo, registrada, a minha firme convicção de que, alguns evangelistas de TV, deveriam, ao contrário de Paulo, envergonhar-se da espécie de evangelho que pregam.

Tony Ayres

9 comentários:

  1. Prezado Irmão Tony,

    Também vi este programa e ele me intrigou bastante.
    Ao ver e ouvir aquelas palavras vi o quanto as pessoas estão perdendo o temor a Deus.
    Não creio nessa teologia da prosperidade, infelizmente pregada por muitos cegos.É algo que nos entristece.
    Infelizmente muitos acreditam nessa tal teologia e ainda aceitam fazer barganha com Deus, apenas pelo desejo de obter riquezas e mais riquezas.

    É absurdo o que tem se feito hoje em nome de Deus!

    P.S :...Lendo essa postagem algo me chamou atenção.Há pessoas que deixam de de ajudar quem precisa por tão pouco e as vezes dão ofertas como aquela quantia estipulada no programa , para uma coisa tão infundada.


    Que Deus o abençoe!

    Graça e paz,

    Maiza.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Maiza:

    Obrigado por sua visita.

    Realmente, você tem razão. Mas, embora tudo isso nos entristeça,não deve ser motivo de desânimo para a nossa fé.

    Sempre existirão homens sinceros e verdadeiros que farão a diferença.

    É preciso apenas que tenhamos discernimento, para não sermos engodados pelos insinceros.

    Fique na Paz!

    Agosto 12, 2009

    ResponderExcluir
  4. Caro Irmão Tony,

    Eu o parabenizo pelo post!!!

    É triste vermos que pessoas humildes e com sinceridade e pureza no coração tornam-se vítimas desses homens que se auto-denominam "de Deus"!!!

    Particularmente, postei um artigo em meu blog que, embora não trate deste assunto, vale a palavra de Deus que nele menciono:

    "De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus – Romanos 14:12"

    Essa é uma das palavras do Senhor que me trazem o consolo de que nada passará em vão!!!

    Abraços!

    Ricardo
    www.cantini.com.br/blog

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a postagem Tony, espero que voce já saiba da ultima noticia do dia 11 - creio eu ser esse dia mesmo - bem fico triste com essas coisas, mas não sei o que posso fazer.
    Paulo,
    www.paulojuniodoeliveira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ricardo:

    Sim, é muito triste presenciarmos esse tipo de situação. Mas, de alguma maneira, você, em seu blog; assim como eu, aqui, estamos fazendo algo para despertar alguns para a realidade.

    Que Deus o abençoe sempre!

    ResponderExcluir
  7. Pois é, Paulo, existem sempre escândalos em nosso meio, mas isso já foi predito por Jesus, não é mesmo?

    O importante é continuarmos firmes na Rocha!

    A Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  8. Fui a um evento do Silas aqui em Aracaju, mais por curiosidade. Fiquei indignada... Ele gastou tanto tempo usando versículos bíblicos para chantagiar o povo com o fim de tirar dineiro, e o pouquíssimo tempo que ele levou para pregar a palavra, não posso negar, bíblica, foi lamentável. Aquela multidão estava ali em busca da palavra, foi óbvio. Nunca havia visto tanta reverência em um ginásio onde a maioria do público era gente simples.
    Na trilha de Edir, seguem muitos outros mercenários, não podemos nos calar, temos que denunciar...
    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Fui a um evento do Silas aqui em Aracaju, mais por curiosidade. Fiquei indignada... Ele gastou tanto tempo usando versículos bíblicos para chantagiar o povo com o fim de tirar dineiro, e o pouquíssimo tempo que ele levou para pregar a palavra, não posso negar, bíblica, foi lamentável. Aquela multidão estava ali em busca da palavra, foi óbvio. Nunca havia visto tanta reverência em um ginásio onde a maioria do público era gente simples.
    Na trilha de Edir, seguem muitos outros mercenários, não podemos nos calar, temos que denunciar...
    Abraço.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.