19 agosto, 2009

Angústias de Um Pastor de Almas

42-17731548 Houve um tempo em minha vida, em que, por curto espaço de tempo, residi na cidade de Curitiba, capital do Paraná, ocasião em que tive a oportunidade de lá fazer alguns amigos queridos.

Numa das visitas que fiz, posteriormente, àquela cidade, conversando com um desses amigos, então proprietário de uma loja de automóveis, disse-me ele que os bancos da cidade não faziam mais financiamentos para "pastores", tal o índice de inadimplência que esses "profissionais" tinham na praça.

Logo entendi que tal restrição não se devia aos pastores, de fato, mas aos lobos que se apresentam como pastores, conforme Lucas, 7.14: "Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores".

Hoje, todos nós podemos assistir na TV, homens que se denominam porta-vozes da Palavra, mas que, na verdade,estão vendendo "produtos" e "promessas", enriquecendo-se e construindo impérios, onde os "senhores" serão eles mesmos, e não o Senhor, a quem dizem pregar.

Embora comportamentos como esses produzam tristeza e repugnância a todos aqueles que conhecem e desejam seguir a Jesus como Senhor; não lhes rouba a fé, porque sabem que, pela graça de Deus, ainda existem muitos homens verdadeiramente chamados e vocacionados por Deus, que não comungam com tais procedimentos.

São os verdadeiros pastores de almas, que conhecem o cheiro das ovelhas, suas angústias, suas dores e suas aflições; que aprenderam que o evangelho de Jesus não é um mero "facilitador da vida" nem tampouco um salvo-conduto para uma existência recheada de benesses.

Esses homens têm, por vezes, o coração rasgado e a alma dilacerada pelo sofrimento por amor à causa de Cristo e de seu Reino, razão pela qual não lhes falta também e consolo nas tribulações e a certeza de poderem dizer como Paulo: "Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus" (Gal. 6.17).

Tomo a liberdade de transcrever aqui, o testemunho de um desses homens de fé, cujas mensagens e ensinamentos têm sido, já por alguns anos, lenitivo e refrigério para a minha alma:

Oro a Deus para que as palavras que se seguem sejam devidamente entendidas e postas na condição do título da postagem, que é "Angústias de Um Pastor de Almas".

Tony Ayres

Meu novo cristianismo

Ricardo Gondim

Algumas pessoas me perguntam se sei aonde quero chegar. Respondo que estou mais certo dos caminhos que evito trilhar.
Recuso-me acalentar cinismos em meu coração; fujo de tornar-me inconseqüente em declarações que possa fazer a respeito de Deus e da fé; tenho medo de perpetuar uma espiritualidade desconectada da vida.

Reconheço que acalento algumas intuições ainda muito verdes. Mas elas já fazem algum sentido para mim.

1. Não consigo mais acreditar que Deus viva inativo e que só as preces oriundas de uma espiritualidade “verdadeira” consigam movê-lo.


2. Não consigo mais acreditar que Deus opere milagres, premiando uns poucos enquanto deixa “correrem frouxos”, os exércitos que matam, as multinacionais que lucram com remédios que poderiam salvar vidas e os governos corruptos que atolam os mais pobres numa abjeta miséria.

3. Não consigo mais acreditar que Deus, mantendo o controle absoluto de tudo o que acontece no universo, esteja envolvido com Auschwitz, Ruanda, Darfur, Iraque e com outras hecatombes humanas. Não aceito mais que ele, parecido com um tapeceiro, precise dar nós aparentemente malditos na história - que não entendemos - enquanto, do outro lado, faz tudo perfeito para conduzir a humanidade a seu glorioso fim. Qual o propósito de Deus ao “permitir” que uma menina fique paraplégica com uma bala perdida?


4. Não consigo mais acreditar que a função primordial da religião seja acessar o sobrenatural para tornar a vida mais leve. Os cristãos, em sua grande maioria, tentam fazer da religião um meio de controlar o futuro; praticam uma fé preventiva, pois aceitam como verdade que os verdadeiros adoradores conseguem se antecipar aos percalços da vida; afirmam que os ungidos sabem prever e anular possíveis acidentes, doenças, ou quaisquer outros problemas existenciais do futuro.


5. Não consigo mais acreditar que o cosmo esteja sincronizado como um relógio e que não caiba qualquer aleatoriedade no universo. Creio que no meio do caminho entre o determinismo e a absoluta casualidade esteja o arbítrio humano, que somado às interpelações divinas, pode construir o futuro.

Em março de 2007, celebrei 25 anos como pastor da igreja Betesda. Sou seu líder desde que ela engatinhou em Fortaleza. Depois de tanto tempo, reconheço que assusto com minha teimosia de querer entender o que significa ser uma “metamorfose ambulante”.

Já vislumbro meu jubileu de ouro. Por isso, alimento meu coração de entusiasmo. Estou grávido de expectativas com minhas ressignificações da fé.

Soli Deo Gloria.

fonte: Site do Pr. Ricardo Gondim

6 comentários:

  1. Muito bom Tadeu trazer esse texto do Pr: Ricardo Gondim; gosto muito dele. Deus abençoe a você a ao Pastor Ricardo Gondim.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muito que o Pr. Gondim lesse alguns livros do Pr. Reuel Feitosa, presidente internacional do Ministério Peniel, especialmente os últimos. Entre eles: "Esperança para Um Novo Tempo" e "Rússia, a Esperança Vermelha". Pr. Reuel é um desses poucos pastores comprometidos com o Senhor e as suas ovelhas.

    Na época de Elias, haviam muitas viúvas, mas só a uma delas ele foi enviado. No tanque de Betesda havia quantos paralíticos? Por que Jesus curou apenas um?
    "Ou cuidais que aqueles dezoito sobre os quais desabou a torre de siloé e os matou eram mais culpados que todos?"
    Eu creio que o fim da humanidade está determinado por ela mesma...Deus apenas preveniu...
    Talvez eu pareça fria, mas me consolo em saber que mesmo morrendo sob a mira de monstros bélicos, o espírito regenerado volta para os braços do Pai.
    O meu consolo é entender que Deus é soberano e que Ele ama a toda humanidade...
    Gosto do seu espírito cristão.

    Queria muito poder conversar com vc sobre aquele assunto q lhe falei, é muito profundo. Até hoje, só li Caio falando sobre o assunto, mas muito supefluamente. Abraço.

    P.S.: Desejo crescer, não tenho nehuma verdade única..

    ResponderExcluir
  3. Paulo:

    Obrigado pela visita. Seus comentários são sempre bem-vindos.

    Em Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Prezada Pastora Guiomar:

    Agradeço-lhe por sua apreciação, em seu comentário. Suas sugestões de leitura ao Pastor Ricardo Gondim podem ser enviadas para ele mesmo, que mantém um link "Fale Comigo" em seu site, que pode ser acessado, clicanndo em "fonte", no final de meu post.

    Quanto ao assunto sobre o qual me falou, tanto a Psiquiatria como a Psicanálise tratam de estados alterados da consciência, nos quais podem ocorrer fenômenos que podem ser confundidos com as experiências que pensa ter vivenciado.

    No entanto, se o pastor Caio Fábio, que também é psicanalista, não se aprofundou a respeito, não seria eu, com certeza a pessoa certa para fazer isso.

    Seja sempre bem-vinda.

    Fraternalmente, em Cristo.

    ResponderExcluir
  5. Irmão Tony,
    Em um dos livros do Pr. Caio, não lembro qual, ele diz mais ou menos o seguinte: tem gente que diz que o diabo não sabe os nossos pensamentos, quem te falou isso?

    Agradeço a sua resposta e franqueza.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Prezada Pastora:

    É de minha formação falar com franqueza. Por essa razão mesma, não posso opinar sobre o que pensa o pastor Caio Fábio sobre um assunto que eu, pessoalmente, nunca o vi abordar.

    Espero que entenda e me perdoe por não entrar no mérito da questão.

    Que Deus abençoe sua vida e ministério.


    Tony Ayres

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.