20 dezembro, 2008

KIRK DOUGLAS, O BLOGUEIRO MAIS VELHO DA WEB - UM BOM EXEMPLO DE ENVELHECIMENTO SADIO

6a00d83451bdba69e200e5506852188833-800wi Causou espanto a divulgação esta semanana, na Internet, a notícia de que o veterano ator americano Kirk Douglas, pai do também astro de Hollywood, Michael Douglas, é, oficialmente, o mais velho blogueiro da rede social My Space, aos 92 anos de idade.

Kirk, que protagonizou grandes clássicos do cinema, tais como "20 Mil Léguas Submarinas" e "Spartacus" posta desde março do ano passado e possui cerca de 4400 amigos, com os quais interage de forma bastante afetuosa.

Considerando-se a verdade amplamente comprovada pela psicanálise, de que "a vida trata a gente como a gente trata a vida" e que também, os que mais têm medo de morrer são aqueles que têm medo de viver, proponho que façamos uma breve reflexão, a propósito do exemplo do ator e que se resume na pergunta:

De que forma temos vivido nossa vida?

Comecemos por uma metáfora. Pense numa grande e antiga árvore. Se ela for serrada em seu tronco; um lenhador experiente poderá, ao observar os anéis da face serrada, "recontar" a história da árvore.

As feridas e cicatrizes que ele encontrar em cada anel irão lhe dizer se ela padeceu com longos períodos de seca, se ela sofreu algum ferimento por facão, se ela foi agredida por machadadas ou até mesmo se ela passou por confortáveis épocas de abundância de chuva.

Esse "recorte" da árvore de nosso exemplo simboliza um "recorte" em nossa própria existência. Daí a razão da pergunta logo acima.

Se você estiver vivendo a sua vida de uma forma compensadora, gratificante e feliz, provavelmente sua velhice será assim.

Mas, se estiver se estressando, dando muita atenção ao que os outros pensam de você, valorizando as coisas erradas e reclamando à maior dificuldade, os prognósticos para a sua velhice, infelizmente não serão bons.

Pense nisso e, o quanto puder, viva a vida abundante, preconizada por Jesus. Se fizer assim, provavelmente estará incluso entre os felizes (bem aventurados) "que na velhice ainda darão frutos".

Toni Ayres

OBSERVAÇÕES:

Na foto, Kirk Douglas com Brigitte Bardot em Cannes, 1953.

Visite o blog de Kirk Douglas, clicando no link a seguir:

http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendid=171170276


2 comentários:

  1. Olá irmão, a Paz do Senhor Jesus seja contigo! Vim conhecer o seu blog e gostei muito. Este artigo que fala sobre o quê plantamos para o quê colheremos na velhice em termos de qualidade de vida falou bastante comigo. Nunca é tarde para se refletir e ter mais cuidado com a maneira com a qual vivemos, pensamos, sentimos... Parabéns pelo seu trabalho e que Deus continue te dando a capacitação, a coragem e a disposição para estudar e ajudar as pessoas, visto que tem tanta gente teimosa e precisando de orientações, de que alguém lhe aponte o caminho. Jesus existe e é real para todo mundo, mas é sempre bom ter gente temente a Deus para oferecer apoio a quem precisa, e olha que há quem nem mesmo consiga enxergar que precisa de ajuda.

    Jesus te ilumine a cada dia, irmão!

    Em Cristo,
    Claudia Sunshine

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante o seu blog.Seus artigos são claros,objetivos,sem aquela fala médica que ninguém compreende.Foi bastante esclarecedor para mim os artigos.Deus te abençoe!Assim que eu puder quero adquirir pelo menos um livro seu.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.