02 dezembro, 2008

POR QUE MEU FILHO É PROBLEMÁTICO?

theOC Um dos problemas mais comuns nos consultórios de psicologia é aquele configurado por filhos que aqui chamaremos de problemáticos.

Tais filhos tanto podem ser crianças, quanto adolescentes ou jovens e os problemas que apresentam variam desde a timidez até muitos outros de diferentes matizes, tais como: indisciplina, desobediência, insubmissão, revolta, fracassos escolares e até a utilização de drogas.

A pergunta que os pais trazem para o terapeuta geralmente é:Por que meu filho é assim?

A resposta pode variar, dependendo do caso, mas geralmente é esta: Porque a sua família é disfuncional.

Em outras palavras, o que não está funcionando direito é a família como um todo, sendo que os conflitos maiores são as discussões e incoerências entre os pais, ou mesmo a ausência deles.

Segundo Rivière (1986), temos aí uma "doença familiar" onde o filho problemático é apenas o "bode expiatório", ou, esclarecendo melhor, o "porta-voz" dos problemas de toda a família.

A coisa funciona como num banco. Temos as figuras do depositante, do depositado e do depositário.

O depositante, na verdade, são os depositantes, representados pelos membros da família que depositam os seus próprios problemas (o material depositado).

O depositário é ninguém menos que o filho problemático, que recebeu os maus depósitos de todo o resto da família, e por ser o mais fragilizado, psicologicamente falando, "assumiu" as "depositações".

Conclui-se, então, que "filhos e filhas problemáticos" geralmente são apenas o "sintoma" de uma família doente.

Quem precisa ser tratado, portanto, não é apenas ele, mas a família como um todo.

Toni Ayres

4 comentários:

  1. Parabéns Antonio pelo blog tão lindo, rico, profundo...
    DEUS O ABENÇOE E O GUARDE!
    Teônia

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. seria sim filhos problematicos por familias disfuncional.?...mas e quanto ao dono do sistema desse mundo ele fica insento. ?

    ResponderExcluir
  4. BOA NOITE SOU MÃE DE " COMO VC COLOCA FILHO PROBLEMATICO", mas discordo que seja culpa da familia disfuncional, atualmente ha doenças que necessitam ser tratadas, devemos como pais querer o melhor para nossops filhos, ando desesperada atras de diferentes tratamentos para um filho com transtorno bipolar, sou catolica frequento a igreja e trago para dentro do lar os ensinamentos de Deus, e minha menina irmã do menino, é totalmente diferente, ambos sempre tratados igualmente, sou bem casada amo meu esposo, temos trabalhos que nos gostamos, fazemos passeios, tudo para o bem estar da familia então porque o meu é diferente, até que ponto Deus pode nos auxiliar, nos ver........

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.