04 dezembro, 2009

O OFÍCIO DE PROFETA

profetada cruz Desejo, nesta postagem, fazer algumas considerações e esclarecimentos, os quais reputo como importantes, porque tenho recebido alguns e-mails de pessoas que parecem não compreender bem minhas colocações, fazendo-me perguntas para as quais não sou a pessoa indicada a responder.

Assim, para começar, com toda humildade, vejo a necessidade de deixar registrado aqui algo sobre a minha formação, a fim de dirimir dúvidas.

Resumidamente, aí vão os cursos e escolas pelos quais passei: Letras (Faculdade Ibero-Americana); Jornalismo (Faculdade Cásper Líbero); Teologia (Faculdade Batista de São Paulo e FAETEL); Pós-Graduação em Psicopedagogia (Universidade Metodista de São Paulo); Mestrado em Educação (Centro Universitário Salesiano); Formação em Psicanálise Clínica (Escola de Psicanálise do Brasil).

Quando saí de minha pequena cidade natal, no interior de São Paulo, ao terminar o Curso Colegial, jamais cheguei a pensar que teria uma formação bastante diversificada; mas assim aprouve a Deus conduzir-me pelos caminhos da vida.

Sempre procurei entender (e é assim mesmo que entendo) cada oportunidade de aprendizagem que tive e tenho, como sendo um talento que o Senhor me permitiu desenvolver; e que, portanto, devo utilizá-lo fazendo algo que, de alguma forma, ainda que de maneira ínfima, dignifique o Seu Reino, pois reconheço que é sempre através de pessoas falhas como eu e tantas outras, que Ele estende e amplia esse Reino sobre a Terra.

Durante mais de uma década, escrevi artigos para o Jornal Mensageiro da Paz, Revista Obreiro e Jovem Cristão, todos eles vinculados à CPAD.

Se algum leitor deste blog tiver arquivado em sua biblioteca esses periódicos, entre as décadas de 1980 e 1990, poderá comprovar a veracidade do que acabo de escrever; assim como poderá verificar também, que a maioria desses artigos procurou exercitar aquilo que chamo de “ofício de profeta”, pois eles sempre procuraram denunciar desmandos, manipulações e exploração dos “poderosos” em relação aos “pequeninos”.

Há alguns dias, escrevi aqui que estava cansado críticas, argumentando que é muito fácil criticar virtualmente, sem nada fazer concretamente.

Após refletir longamente sobre essa questão, cheguei à conclusão de que o meu coração não pode concordar com críticas gratuitas, desmoralizantes, infamatórias e escorchantes contra pessoas nominalmente identificadas, utilizando uma linguagem rasteira, às vezes chocante, com o intuito de obter “IBOBE”.

Isso, para mim, não serve, pois, não consigo ser assim. Todavia, verifiquei que também não consigo ver o povo de Deus sendo abusado e manipulado de maneira vil, e ficar “de braços cruzados”, ainda que esteja longe de pretender ser o dono da verdade.

Neste caso, creio no poder da PALAVRA ESCRITA para despertar pessoas boas, mas, por vezes crédulas a ponto de “servir à criatura ao invés de servir ao Criador”.

Isto posto, desejo continuar utilizando a blogosfera, tentando ser “uma voz profética” e, tomada essa decisão, não é possível levá-la a efeito, sem fazer críticas e denúncias, mas, obviamente, sem baixar o nível, a ponto de fazer ofensas pessoais ou ferir a dignidade humana, da qual todos são partícipes.

À essa altura de minha vida, consigo identificar com clareza, homens do passado e do presente que influenciaram a minha visão de mundo. Entre outros, e principalmente, posso citar: Carl Gustav Jung, Sigmund Freud, Viktor Frankl, Rollo May, Francis Schaeffer, Soren Kierkegaard, Paul Tilich, Rubem Alves, Leonardo Boff, Caio Fábio, Ed René Kivitz e Ricardo Gondim.

Nenhum deles, embora brilhantes e profundos, supera, contudo, Jesus Cristo de Nazaré, o Deus que se fez carne e habitou entre nós, crucificado por nossos pecados, morto e ressucitado ao terceiro dia, glorificado ao lado do Pai; Autor e Consumador de nossa salvação.

Feitos todos esses esclarecimentos, termino a postagem deixando claro que, mesmo colocando aqui, algumas vezes, artigos de natureza psicológico-psicanalítica, tentarei não apagar a chama que me leva a tentar exercer o “ofício de profeta”.

Soli Deo Gloria

Tony Ayres

6 comentários:

  1. Tony também cansei dessas criticas que só agridem a pessoa, e por isso resolvi faer critica do comportamento religioso generalizado, e não indiretas a alguns indivíduos

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Amado Tony,
    A Ele toda honra e toda glória e a você minha gratidão... Se for possível veja meu grito DEEEUS!!! no nosso blog.

    Nenhum deles, embora brilhantes e profundos, supera, contudo, Jesus Cristo de Nazaré, o Deus que se fez carne e habitou entre nós, crucificado por nossos pecados, morto e ressucitado ao terceiro dia, glorificado ao lado do Pai; Autor e Consumador de nossa salvação.

    Agradeço a Deus pelo fato de haver sido grandiosamente abençoada também por vários desses homens que você citou.

    Agradeço também pelo temor que Deus tem colocado em meu coração para que eu não venha denegrir seja quais forem as pessoas.

    Abraço. Guiomar.

    ResponderExcluir
  3. Amém querido amigo, Tony!
    Jesus é o autor e consumador de nossa fé e Aquele que tem o controle de TUDO em suas poderosas mãos... portanto, não importa o que façam, intentem, planejem contra os Seus... em TUDO há propósito... e um dia, essas pessoas que direcionam críticas "desnecessárias" ou gratuitas vão compreender o real sentido e poder de cada palavra descrito e seu intuito em esclarecer fatos que vão direcioná-las a uma vida abundante que somente Cristo pode proporcionar...
    O nosso papel, como Filhos de Deus, sempre será o de exercer o Ofício de Profeta. Embora tenha q enfrentar seus dias maus, vale a pena ser Profeta, pois a recompensa é garantida e satisfatória, que é levar pessoas ao conhecimendo de Deus e proximidade com Ele, que é o autor e consumador de nossa fé!!!
    Deus é perfeito e fiel... entao, continue se permitindo ser instrumento em Suas mãos... Ele está no controle!!!

    Shalom,
    Tâninha.

    ResponderExcluir
  4. Prezado Gresder Sil

    Obrigado por sua visita. Acredito que tomou, assim como eu, uma medida mais sensata.

    O tempo dirá.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Prezada irmã Guiomar:

    De tudo o que lemos, de tudo o que aprendemos, de tudo o que testemunhamos; acredito que o que realmente importa é conservar o temor do Senhor em nossas vidas.

    Abraço fraterno

    ResponderExcluir
  6. Querida amiga Taninha:

    Nunca,na História, a vida de qualquer profeta verdadeiro pôde ser compreendida, pois a sua voz sempre incomoda os poderosos.

    No entanto, quem possui essa chamada não deve desistir dela por causa disso.

    As ovelhas do Senhor precisam de homens que tirem a venda de seus olhos,a fim de que compreendam que somente a Palavra contém a verdade.

    Abraço fraterno

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.