24 novembro, 2009

O Meio Determina o Caráter?

Jesus no caminho de Emaús As generalizações são sempre perigosas. Elas envolvem os inocentes no mesmo embrulho onde estão enrolados os culpados e, por essa razão mesma, são injustas.

Sempre haverá exceções que fogem à regra.

Feita essa observação inicial, desejo externar aqui o meu assombro diante de colocações que algumas vezes ainda encontro aqui e acolá; em palestras, sermões ou preleções, que afirmam que o homem é um produto do meio onde vive.

Ora, se isso fosse verdade, toda pessoa nascida na Rocinha, no Rio de Janeiro; ou na favela de Heliópolis,em São Paulo, seriam, necessáriamente, traficantes ou usuários de drogas, o que, absolutamente, não é verdade.

Se o meio realmente determinasse o caráter de uma pessoa, Ló, chamado de justo, na Bíblia, teria se tornado um sodomita (no sentido depreciativo da palavra); assim como Daniel e seus companheiros teriam sido seduzidos pelas iguarias da corte para onde foram levados, a fim se servirem ao rei.

MINHA HISTÓRIA

Em minha infância, convivi de perto com a prostituição, com a pobreza e com a delinquência. Mas, essas coisas não fizeram de mim uma pessoa desvairada, torta na vida e sem Deus. Ao contrário, serviram-me de incentivo para que, muito cedo, eu O encontrasse.

Não me envergonho em dizer que faz parte de meu currículo profissional, as seguintes atividades: catador de esterco, catador de vidros, bananeiro, limpador de teares em fábricas de tecidos; sorveteiro, bóia-fria, lavador de carros, etc.

Nem por isso tornei-me um revoltado com a vida. Trabalhei e estudei muito para sair daquela situação. Não me tornei rico nem tenho tal pretensão.

Mas consegui uma realização pessoal, enquanto ser humano digno e isso me faz feliz. Por esse motivo, repudio os “deterministas” e todos aqueles que “profetizam” apenas o que é ruim, destrutivo e amedrontador.

Deus tem um propósito em minha vida. Deus também tem um propósito em sua vida. Pode estar certo de que os propóstos de Deus SEMPRE SÃO BONS.

Creia nisso; permita que a luz de Cristo ilumine a sua vida e que as Suas palavras aqueçam o seu coração, assim como aqueceram os corações dos discípulos a caminho de Emaús.

SHALOM

Tony Ayres

6 comentários:

  1. Amém, amigo Tony!!!
    É possível dizer que o ambiente influencia sim, nosso comportamento e direção que devemos dar em nossas vidas... porém, o mais correto é afirmar que NÓS DECIDIMOS o futuro que iremos construir para si e para os que amamos.
    Tbm posso testemunhar do q vivi... sou maranhense de nascença. Minha família, mt simples e humilde. Somos 4 filhos. Minha mamãe veio de lá do Maranhã qdo eu tinha apenas 1 ano e 8 meses de idade. E veio sozinha, com os 4 filhos na "barra da saia"...rs. Ela é uma fonte de inspiração, de determação pra mim! Caso não tenha feito isso, nem sei se teria tido condições de estudar e ser o q sou hoje... mas o fato é de q nunca fomos aquelas crianças q tinha "tudo" q queriam... nem por isso, ficamos marginalizados. Deus nunca permitiu faltar nada, nem q fosse o ovinho com farinha (rs)... mas a realidade da infância de minha mãe foi bem mais difícil. Contudo, hoje podemos desfrutar de uma geladeira não farta, mas com o q gostamos e consideramos necessário. E buscamos sempre o melhor, um ambiente agradável para viver. Graças ao amor e direção de Deus por nós, decidimos um futuro diferente e trabalhamos por isso. Sei que esta força de vontade que Deus honra...e por isso, precisamos d'Ele exclusivamente para viver, o melhor desta terra, pq nosso Deus sempre nos garante o melhor!!!

    Shalom... e dia abençoado e abundante para nós!! =]

    ResponderExcluir
  2. Taninha:

    Obrigado pela visita e por compartilhar seu testemunho.

    Nunca fui contra à teoria que diz que o meio influencia o caráter de uma pessoa; aliás, isso é uma realidade.

    O que não concordo é com o determinismo, ou seja, com a teoria que diz que o meio DETERMINA o caráter das pessoas.

    Se assim fosse, sua mãe, eu e você não seríamos o que somos, não é mesmo?

    Shalom!

    ResponderExcluir
  3. É verdade!! Sem dúvidas... NÓS ESCOLHEMOS o que queremos ser e viver... e Deus nos dá total condições de mudar as situações, pois Ele sempre tem planos de paz e não de mal para nos dar o fim q desejamos... amém?! =]

    Shalom e semana abençoadíssima!!

    ResponderExcluir
  4. Tony, você é o avesso do pensamento negativista.
    Seu testemunho me fez quase pular aqui na cadeira... Um exemplo de vida, maravilhoso.
    Estava conversando com um amigo de outras terras, além Brasil e dizendo que trabalhei vinte anos com drogados de quase todas as estirpes e posso afirmar categoricamente que a escolha é pessoal. Alguns até descaminham, mas não suportam caminhar e procuram uma saida...
    Deus seja louvado, você é uma inspiração. Abração amigo, que Deus continue usando você com esta simplicidade que me comove.

    ResponderExcluir
  5. Taninha e Pra. Guiomar:

    Obrigado pela visita e pelos comentários sempre pertinentes.

    Abraço, em Cristo.

    Tony

    ResponderExcluir
  6. piça na bunda de vcs

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.