27 maio, 2009

O PODER DE UMA ATITUDE

suave milagreUm ato de bondade dura apenas um momento, mas o resultado pode ser eterno”. Essa foi a citação deixada em meu último post, pela amiga Márcia Correia, do Rio de Janeiro.

Esse pensamento transportou-me para o último capítulo de meu livro Prática Pedagógica Competente, no qual relato um acontecimento de minha infância, que mudou toda a minha vida.

Eu tinha cerca de treze anos de idade. Havia aceitado a Jesus, pouco mais de um ano antes. Cursava a, então, terceira série ginasial (atual sétima série do segundo grau). Tudo aconteceu, na aula de Português.

Naquela manhã, a professora leu-nos um texto muito tocante, do escritor português, Eça de Queiroz, cujo início eu ainda hoje me lembro:

"Entre Enganim e Cesaréia, num casebre desgarrado..." – e a narrativa prosseguia, contando a triste estória de um menino magérrimo, doente, jazendo num catre (cama tosca e muito simples), coberto por farrapos, cujo maior sonho, era receber um milagre de Jesus.

A professora pediu, em seguida, que escrevêssemos, com nossas próprias palavras, a estória lida por ela de uma maneira toda especial.

Lembro-me de ter ficado tão impactado pelo relato ouvido, que reescrevi o conto, mais com o coração, do que com a cognição.

A professora recolheu todos os trabalhos para correção. De repente, leu o meu nome em voz alta e pediu-me que ficasse em pé. Levei um susto,pois, além de não entender o porquê daquela ordem, era um garoto muito tímido.

Ela passou, então, a ler para a classe toda a produção que eu havia feito, tomando-a como exemplo. Disse-me que o meu texto, guardadas as devidas proporções, era digno de um Eça de Queiroz. Teceu muitos elogios à minha pessoa e disse-me que eu tinha todas as condições de me tornar um escritor.

Naquele momento, ali, dentro daquela sala de aula de uma humilde escola de interior, eu decidi que minha vida teria um destino. Haveria de, a despeito de todas as minhas limitações, fazer jus à profecia daquela mulher. E isso fez toda a diferença em minha vida de menino muito pobre.

Hoje, com cinco livros publicados (alguns dos quais atingiram sucessivas reedições) e com alguns projetos literários ainda em mente, agradeço a Deus, por ter estado presente naquela aula, há tantos anos.

No ano de 2007, quis o destino que eu marcasse uma consulta médica, na região da avenida Paulista, aqui em São Paulo. Para a minha surpresa, o médico que me atendeu foi um cirurgião, formado pela Universidade de Coimbra, em Portugal.

Contei-lhe o acontecimento de minha infância, narrado aqui, e recitei-lhe as palavras que havia conseguido guardar: "Entre Enganim e Cesaréia, num casebre desgarrado...".

Para meu espanto, ele prosseguiu daí em diante, recitando, de cabeça, o conto inteirinho! Era um admirador de Eça de Queiroz e informou-me que o nome do conto era:"Suave Milagre", que, inclusive, para quem quiser conhecer, encontra-se publicado na Internet.

Aquela professora nunca ficou sabendo, mas a sua atitude para comigo mudou o curso de minha vida. Por essa razão, finalizo este post, enfatizando mais uma vez, o pensamento a mim presenteado pela amiga carioca, Márcia:

"“Um ato de bondade dura apenas um momento, mas o resultado pode ser eterno”.

Reflita sobre isso!

Tony Ayres

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro amigo Tadeu (Tony)

    Após ler esse poético e significativo fragmento de sua infância, não posso deixar de dizer que vale a pena blogar.

    Quão boa, é a interação cibernética quando se foge da trivialidade do prazer a qualquer custo.
    Quão boa é a troca de experiências “on line” entre os que conseguem fugir dos açucarados enlatados oferecidos pela mídia.

    Sinto-me imensamente gratificado em ler os seus artigos.
    Fique certo de que estou sempre refletindo sobre os seus ensaios, mesmo que não edite comentários sobre os mesmos.

    A frase dita por Márcia Correia ─ lembrando o “o simbólico” de Lacan ─, fez evocar em você, os significativos e belos momentos de sua formação.
    Por tabela, o seu texto conseguiu evocar em mim, cenas parecidas com as suas, quando eu cursava o ginásio.

    Parabéns, pela bela e significantiva reminiscência.

    Abçs,

    Levi B. Santos

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo Levi:

    Obrigado por suas palavras tão estimulantes. De que valeriam palavras publicadas, se não houvessem leitores nas quais elas reverberem, não é verdade?

    Acho que, além de tudo (e esse é o lado bom da Internet) nossos escritos fazem-nos encontrar amigos, como você, que desconheceríamos, de outra forma.

    A recíproca é verdadeira. Seus ensaios são verdadeiras aulas de vida e, por essa razão, levam à conclusão do valioso ser humano que você é.

    Fico muito feliz pela nossa amizade!

    ResponderExcluir
  4. "Deus segue um plano ao escrever a música de nossa vida.
    A nossa parte deve ser aprender a melodia e não desanimar nas "pausas" e " contratempos".

    Muito emocionante a sua experiência, Antonio. Não tem como não se emocionar aqui. A forma como tudo aconteceu e foi construída; não tem como excluir a Mão de Deus sobre sua vida para chegar até onde você chegou. Essa facilidade que você tem de “brincar” com as palavras e arrancar de cada um de seus amigos leitores, grandes emoções e reflexões, traduz em uma única palavra – DEUS.

    Sou muito grata ao Senhor por sua vida, e por me permitir conhecer alguém tão especial como você, que agora faz parte da minha história também...Obrigada!

    Shalom

    ResponderExcluir
  5. Oi irmão Tony!!!

    Hoje à tarde pude assistir ao programa Vitória em Cristo no canal aberto CNT. Vi o pastor Silas Malafaia pregando sobre as leis espirituais que entram em ação quando fazemos o bem. Não era o tema da pregação, mas um pedaço apenas. Eu gosto muito destes assuntos: leis espirituais e fazer o bem. Ele falou sobre 5 leis espirituais acompanhadas das suas respectivas referências bíblicas e uma delas é a lei da reciprocidade: fazemos o bem, uma hora o bem volta pra nós. Sabe, irmão, vou contar uma coisa que ocorre comigo, só pra ilustrar: quando eu presenteio alguém, eu fico numa felicidade tão grande! Ou quando compro algo para meu filho dar de presente para alguma criança, a sensação de satisfação e alegria que eu sinto é estrondosa mesmo... Deus ajude que as pessoas também fiquem contentes, viu, porque deve ser coisa de Deus, um dom, sei lá. Fico com uma sensação de realização. Engraçado isso, não é? Que Deus permita que eu sempre possa abençoar as pessoas, seja por meio de presentes, palavras, gifs e tags que estou tentando aprender a criar. E, como disse o pastor Silas Malafaia: "O bem sempre prevalece sobre o mal". Glórias a Deus por isto!

    Ah, aproveito para dizer que achei muito legal o seu contador de visitas que cliquei no link, fui lá e fiz um para o meu blog também. Muito jóia saber as cidades, os países (pelas bandeirinhas), né? Até meu marido está querendo fazer um para colocar no site dele. Eu fiz na versão free mesmo. Aqui no seu blog, minha visita deve estar ficando como Indaiatuba, ou então Porto Feliz.

    Fique com Deus, meu irmão!

    Em Cristo,

    Claudia Sunshine

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.