01 maio, 2009

GRIPE SUÍNA E TOC (TRANSTORNO OBSSESSIVO- COMPULSIVO)

toc-lavando-mao-280108 O episódio da gripe suína, que tem abalado a vida de milhões de pessoas no México e que assusta outras tantas no mundo inteiro, tem sido mostrado repetidamente pela televisão brasileira.

Não há dúvida de que a informação é a melhor forma de prevenção, principalmente no caso de uma doença grave e ainda pouco conhecida como essa.

Mas, o excesso de ênfase acaba por produzir um medo desnecessário, haja vista que, até o momento em que escrevo este post, há apenas algumas dezenas de casos confirmados.

Diante das cenas mostradas, de cidadãos mexicanos usando máscaras cirúrgicas para se deslocarem pelas ruas ou para se utilizarem de transportes públicos, como ônibus e metrô, não pude deixar de fazer uma associação com o TOC (Transtorno Obssessivo-Compulsivo), que é, na verdade, o assunto deste meu post.

O TOC, sem nenhuma dúvida, é uma das mais complexas psicopatologias entre os chamados Transtornos de Ansiedade; uma doença que continua a intrigar os médicos do mundo todo.

Ele provoca um sofrimento intenso para a pessoa que dele é vítima e acomete 4% da população mundial. O portador de TOC sofre sozinho, uma vez que, via de regra, tenta esconder seu problema da família e dos amigos.

COMO SABER SE VOCÊ É PORTADOR DE TOC?

Para saber a resposta, responda para si mesmo(a) as perguntas que se seguem:

  1. Você possui alguma mania que lhe provoca um grande desconforto?
  2. Se você ficasse livre dessa mania, sua vida ficaria muito melhor?
  3. Você se preocupa exageradamente com limpeza e organização, perdendo, como isso, muito tempo?
  4. Você lava as mãos muitas vezes, durante o dia, ou toma banho dezenas de vezes?
  5. Você possui um medo exagerado de contaminação?
  6. Você não sai de casa, algumas vezes, por temer alguma catástrofe?
  7. Você confere dezenas de vezes se a porta está fechada à chave ou se o botão do gás está desligado?
  8. Você costuma ter medo de manter objetos cortantes por perto, com medo de se machucar ou de matar alguém?
  9. Você não usa determinada cor de roupa, temendo que ela lhe trará alguma consequência ruim?
  10. Você costuma seguir certos "rituais", como contar o número dos degraus das escadas ou os quadradinhos dos ladrilhos das calçadas?

Se você respondeu SIM a algumas dessas perguntas, pode estar sofrendo de TOC (Transtorno Obssessivo-Compulsivo) e precisa de ajuda especializada.

Nesse caso, procure, sem demora, um médico psiquiatra, que lhe prescreverá a medicação adequada e, o mais importante, eficaz, para o tratamento do TOC.

Os medicamentos existentes, associados à uma terapia na linha comportamental-cognitiva, sem dúvida, devolverão a você (ou a uma pessoa que você conhece, com esse problema) uma vida nova, alegre e feliz.

As pessoas com medo da gripe suína, no México, vivem, momentaneamente, o que os portadores de TOC vivem, permanentemente.

Por isso, se você se identificou com os sintomas aqui descritos, procure mesmo um médico psiquiatra. Ninguém merece viver infeliz, quando existe a oportunidade de ser feliz!

Toni Ayres

5 comentários:

  1. Prezado psicoterapeuta tnho um vizinho muito inteligente que sempre que ancioso por algo me repete sempre as mesmas questões de cunho biblico que lhe ensinei pois sou pastora de uma igreja evangélica e admirada pelo mesmo este sempre me pede todas as respostas.Tal pessoa tinha uma higiene precaria há alguns meses; hoje sempre que posso conversar com o mesmo este se apresenta limpo.Devido a algumas atitudes obscessivas apresentei-lhe o site e a doença através da internet.Como devo proceder daqui pra frente?

    ResponderExcluir
  2. Miss:

    Creio que você já fez o que precisava ser feito. Agora, se possível, ajude-o a procurar um médico psiquiatra, como recomendado.

    ResponderExcluir
  3. Miss:

    Creio que você já fez o que precisava ser feito. Agora, se possível, ajude-o a procurar um médico psiquiatra, como recomendado.

    ResponderExcluir
  4. Meu irmao e homossesual mas nao assume mesmo assim da pra perceber, ja que convivo com ele desde q nasci, alem disso observo comportamentos estranhos como confecssionar microfones com frascos de desodorante em sprey enrolados com fita isotante ficam perfeitos parecem de verdade ele tem uma caixa guardada em seu guarda-roupas com uns 4 diferentes modelos leva-os para o banheiro escondido e fika cantando como se fosse varias divas da musica Brasileira, canta um refrao e manda a plateia cantar junto...meu Deus estou morrendo rir mais e muito serio pq ele tem 28 anos tem muito ocilacao de humor, como filho homem nao tem quase dialogo com meu pai q sofre muito com isso ele e totalmente indiferente a nosso pai, tabm nao tem amigos n sai de casa nao passa noites fora, sei q tem um(namorado) somos todos cristaos....e oro para Deus o libertar...porem alem do homossexsualismo acho que tem outros problemas tipo psicologico, psiquiatrico. obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Quer dizer homossexsual, desculpe.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.