01 fevereiro, 2009

MASTURBACÃO É PECADO?

f1025002SolidaoPeq1000Imag Eis uma pergunta que ainda hoje constitui uma séria dúvida para muitos cristãos sinceros. Antes de tentar respondê-la, convém fazermos algumas considerações a respeito.

O estudo da sexologia demonstra que a masturbação é um comportamento que pode estar presente em qualquer idade. Na infância e na adolescência, ela faz parte do desenvolvimento psico-afetivo-sexual do indivíduo.

Já na idade adulta não é raro que ela aconteça em situações mais ou menos incomuns (doença do cônjuge; viuvez; viagem prolongada, sem a companhia do parceiro; encarceramento, etc.)

Tanto na infância/adolescência como na idade adulta, o ato em si e as fantasias ligadas a ele são fortes fontes de culpa.

Como o efeito da culpa pode ser devastador, é muito importante que, no primeiro caso, os pais evitem a repressão, que pode afetar o início da vida sexual de suas crianças. Já no segundo, convém que o adulto em questão olhe para si mesmo e veja se encontra legitimidade em seu proceder.

A Bíblia não se refere, especificamente, a esse assunto, portanto é preciso muito cuidado, antes de se apregoar que se trata de um pecado, pois a expressão da sexualidade faz parte de nossa natureza; não somos seres assexuados.

Jesus nos ensinou que a luz que ilumina o nosso corpo é o nosso olho e que, se o nosso olho for simples, todo o nosso corpo será luminoso (vide Lucas 11.34). Será que teremos a humanidade suficiente para olhar para essa questão com “olhos simples”, sem simplismos ou reducionismos; mas também, sem execrá-la?

Mais sensato parece ser refletir muito antes de chamar a masturbação de pecado.

Toni Ayres

19 comentários:

  1. ...

    Graça e paz vos sejam multiplicadas, irmão Antônio Tadeu.

    Sem dúvida alguma, os radicais eclesiásticos, precisam meditar em exame bíblico para, antes de opinarem e declararem seus posicionamentos “pecadistas”, acerca do que realmente Deus nos tem oferecido, exigido, e abençoado...

    Há uma terrível expectação do que seja santo e do seja pecado, através de mentes que, no intuito de expressar santificação, deturpam as Sagradas Escrituras, em detrimento ao verdadeiro e puro evangelho de Cristo Jesus, como bem nos alertou Paulo:

    Colossenses 2
    18 Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto... estando debalde inchado na sua carnal compreensão,
    20 Se, pois, estais mortos com Cristo... por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
    21 Não toques, não proves, não manuseies?
    22 As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;
    23 As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.

    Fraternalmente.

    James, presbítero.
    Jesus, o maior Amor
    ...
    ..
    .

    ResponderExcluir
  2. Querido irmão Tadeu,

    Gostei de teres levantado tal questão. As igrejas não sabem tratar ainda de vários assuntos ligados à sexualidade e eu tenho dúvidas. Quanto ao tema específico, por exemplo, acho que a questão não é assim tão simples. Acho que existem casos e casos.

    Agora, ainda não vi ninguém com um posicionamento realmente seguro a esse respeito capaz de me afirmar com convicção e respaldo bíblico que o filho do carpinteiro José passava horas nos campos se entretendo nessa prática.

    Rossana

    professoraebd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. James:

    Agradeço, meu irmão, o seu comentário que, como sempre, é bem-vindo. Lembro, e creio que o irmão sabe disso, que a minha intenção é sempre oferecer ajuda e nunca criticar.

    Shalom

    ResponderExcluir
  4. Rossana:

    Agradeço-lhe por seu comentário e desejo dizer-lhe que, a despeito da brevidade de meu post, não foi minha intenção abordar o assunto com simplismo.

    Quanto ao filho do carpinteiro José, a Sua missão, conferida a Ele pelo Pai, esteve sempre presente como prioridade em Sua vida.

    Seria irmos longe demais em nossas conjecturas imaginar que o Filho do Homem sequer cogitasse a respeito de questões instintuais, que são próprias do egoísmo de quem tem a natureza adâmica, como qualquer um de nós.

    O Filho do Homem, embora verdadeiramente homem, era também verdadeiro Deus.

    Portanto vigia Nele a natureza divina e não quaisquer resquícios da natureza adâmica, o que, encerra, definitivamente, qualquer especulação contrária à Sua santidade.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, esse assunto é muito polêmico. Como eu disse ao senhor, Eu tenho dúvidas.

    A questão é que se Jesus era perfeitamente homem e perfeitamente Deus, imagino que ele sentia o mesmo que sente qualquer criança e adolescente de sua idade, porém sei que Ele nunca pecou e Jesus não era assexuado.

    Não achei que o irmão foi simplista não. Achei foi ótimo ter levantado essa questão. E também não estou aqui defendendo que seja pecado ou que o deixe de ser. Eu acho que depende.

    Acho que teríamos antes que definir o termo masturbação. Sou ignorante em matéria de psicanálise mas li por aí que para Freud este termo abrangia até o ato de roer unhas, chupar o dedo, mexer no cabelo...

    O pastor Caio Fábio, por sua vez, também usa esse termo para expressar, se eu entendi corretamente, a atividade daqueles que exploram suas pretensas vantagens farisaístas ou talvez egocêntricas diante dos homens.

    Por isso mesmo, e complementando o que o James disse, a Bíblia diz que Jesus condena aqueles que atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas estes nem com um dedo querem movê-lo.

    Bom, até gostaria que colocar outras questões tais como fazer algo com dúvida e culpa, mas o comentário já está tomando muito espaço e acho que outros devem ter oportunidade também de participar.

    Obrigada,
    Rossana
    professoraebd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Rossana:

    Sua participação é sempre muito bem-vinda, pois é da dialética de pontos de vistas diferentes que surge o esclarecimento.

    Se desejar escrever-me algo sobre "dúvida e culpa", estou a seu dispor para colocar o que penso a respeito.

    Shalom

    ResponderExcluir
  7. Irmã Cláudia Sunshine:

    Fiquei feliz pelo fato de você "não brigar" mais com Deus, pelo fato de ter que tomar a sua medicação.

    Muito melhor um coração agradecido do que culpa ou ressentimento, não é mesmo?.

    Os antidepressivos são relativamente recentes na história da medicina.

    Os primeiros que surgiram, lá pela década de 1950, eram chamados de "tríciclicos".

    Os mais modernos são os ISRS's (inibidores seletivos de recaptação da serotonina) e possuem muito menos efeitos colaterais do que os seus antecessores.

    De qualquer forma, antes da existência deles, o único tratamento para a depressão era a eletroconvulsoterapia, o que causava muito sofrimento aos pacientes.

    Então, simplesmente, aceitemos como uma bênção o fato de Deus ter permitido que cientistas dedicados descobrissem os antidepressivos, pois milhões de pessoas, no mundo inteiro, só podem trabalhar, casarem-se e terem filhos, porque eles existem.

    Continue com o seu coração pacificado e dando graças ao Senhor, pois isso, sem dúvida, é bom e agradável aos Seus olhos.

    Shalom!

    ResponderExcluir
  8. Amado a paz do Senhor.
    Não tenho dúvidas quanto a pecaminosidade no ato da masturbação.
    Haja vista que ninguém poderá manter uma masturbação imanginando "as cataratas do iguaçu". Jesus disse que do coração é que provém os adultérios e os homicídios, ou seja, na masturbação há a quebra do mandamento "NÃO COBIÇARAS..." Um solteiro estará cobiçando, dando vazão a concupiscencia no momento da masturbação, já um casado estará negando o direito do seu conjuge, a menos que este (ou esta) esteja participando das carícias conjugais.
    Veja bem, o Apóstolo Paulo é claro quando diz: O casado cuida nas coisas do mundo, em como agradará ao esposo ou a esposa. E o solteiro cuidará em agradar ao Senhor. Acrescenta quanto aos casados não se apartem, a não ser por mútuo acordo, mas logo voltem a se juntar.
    Conclusão: Tanto peca o solteiro que se masturba, quanto o casado que não se relaciona com o seu conjuge.
    A RECOMENDAÇÃO DE DEUS:
    Não é bom que o homem esteja só, é melhor casar do que abrasar-se, a masturbação além de cobiça, é um ato egoísta, fora do propósito de Deus. A melhor coisa que um solteiro(a) pode fazer é orar fervorosamente para que o Senhor lhe dê domínio próprio (temperança, Gl.5.22), ele também deverá pedir ao Senhor ajuda para encontrar a sua Raquel, e ela para encontrar o seu Isaque.
    "Filhinhos não ameis o mundo, nem o que no mundo há, se alguém ama o mundo o amor do Pai não esta nele, pois a concupiscencia da carne, a concupiscencia dos olhos e a soberba da vida não são de Deus, e o mundo passa e a sua concupiscencia, mas aquele que faz a vontade do Pai permanece para sempre".
    Um grande abraço amado irmão.
    Sidney.

    ResponderExcluir
  9. Irmão Sidney:

    Apreciei o seu comentário e respeito o seu ponto de vista. Obrigado por ter escrito.

    Apenas me reservo o direito a mim conferido pelas Escrituras:

    "Um faz distinção entre dia e dia; para outro, todos os dias são iguais."

    "um crê que de tudo pode comer, porém o débil come legumes."

    "se tens fé, tem-na em ti mesmo"

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Irmão Antonio, Paz seja sobre tua mente para que possas entender as nossas mentes e nos ajudar. Gostaria de falar um pouco também sobre a masturbação. Jesus disse que se alguém tão somente olhar para uma mulher cobiçando-a no seu coração, já praticou adultério com ela. Então, vejo três possiblidades,
    1- alguém se masturbar, sem no entanto pensar na mulher da revista, da Tv, do filme ou na mulher do outro, mas sim pensar em sua própria mulher, em seus momentos íntimos com ela.
    2- Outra possibilidade é a masturbação feita a dois pelo casal casado,
    3-e por último, sei que é possível a masturbação sem no entanto haver esforço mental no sentido de imaginar alguem do sexo oposto, mas sim, a simples fricção do membro pode levar a isso, dependendo de outros fatores correlatos.
    Fora disso, salvo melhor juízo, não vejo como não ser pecado.Até gostaria que não fosse, especialmente por causa dos nossos irmãos jovens e solteiros, mas, por enquanto não é isso que eu percebo. E para ser mais "pecadista" ainda, digo, se alguém se detiver a olhar e desejar uma mulher de filme pornográfico, revista ou coisa que o valha, cometeu não só o pecado das masturbação, mas também do adultério.Um forte abraço, no amor de Jesus. Pr Ismael do blog Casados em Cristo.

    ResponderExcluir
  11. Pastor Ismael:

    Achei muito pertinente e bastante razoável a sua colocação. Lembro, porém, que nenhum de nós, casado ou solteiro, é capaz de cumprir os 10 mandamento, ou o Sermão da Montanha. Todos somos, inarredavelmente, dependentes da Graça de Deus.

    Vide: Bíblia Sagrada, Paul Tournier, John Stott e Russel Shed

    ResponderExcluir
  12. Irmão Antonio, grande é esta verdade. E é por isso que eu amo o Senhor cada dia mais, porque Ele se manifestou primeiramente em graça e depois em verdade.Um abraço. No amor de Jesus, Pr ismael.

    ResponderExcluir
  13. Pecado não é tudo que eu faço que me prejudique ou faça mal a outra pessoa.Eu comecei a descobri a masturbação sozinho por curiosidade de jovem ninguem nunca me falou sobre isso.Agora que eu fico questionando se é pecado ou não,é uma coisa um assumnto muito dif´cil uns acham q é outros já acham q não,mais quantos jovens e adolescentes estão nesse momento se sentindo culpados,as vezes aos nossos olhos parece ser normal uma descoberta na adolecencia,pois nem todos os rapazes tem a chamada poluçao noturna assim como eu. Paz!

    ResponderExcluir
  14. Tenho 25 anos namoro a distância,e vejo a minha namorada uma vez por mês e quando estamos juntos eu sinto muito atraido por ela e sempre eu procuro fujir de certos carinhos mas ao vim embora sinto muitas dores dai para melhorar eu tenho que me masturbar edepois fico me jugando que pequei,tenho 5 anos nesta vida e o que eu mais amo é fazer a obra do senhor e isso tem me jugado muito,ainda não me casei só Deus sabe mas estou me esforçando pra isso lutando pra compra minha casa não que eu quero casar pelo sexo mas felizmente tabém faz parte.Oque vc acha sobre essa situação?

    ResponderExcluir
  15. Creio que você não deve culpar-se por utilizar a masturbação como uma válvula de escape. Se não o fizesse, em seu caso, estaria indo contra a própria natureza, que criou leis biológicas. Se Deus nos criou e colocou os hormônios sexuais dentro de nosso corpo, é razoável, dentro dos limites cristãos, atender à demanda deles.

    ResponderExcluir
  16. A paz do Senhor
    considerações:
    Deus não nos dá fardos maiores do que podemos aguentar_ refiro-me à possibilidade de um dos conjuges ficar inpossibilitado do ato sexual. Se cremos no Senhor Jesus, cremos também na sua Palavra que ainda diz que o Senhor vê tudo e se importa com nossas necessidades. Buscai primeiro o Reiono de Deus. Mas alguém pode dizer: "Deus nos fez para viver uma vida abundante!". Sabemos que se for do nosso jeito, tudo seria liberado.. a carne tende para as coisas da carne. O Senhor disse que terímos uma cruz a carregar.
    A masturbação excita a carne, então, leva para a satisfação desta que é insaciável. Assim o homem (ou a mulher) se afasta do Espírito e de suas coisas. Fato.

    No Velho Testamento, a ejaculação tornava o homem impuro para as cerimônias religiosas dos judeus (veja Lv 15.16). Tanto fazia se a origem da ejaculação era do relacionamento sexual, masturbação ou “polução noturna” (quanto o pênis fica ereto durante a noite, no sono, e elimina o sêmen). Não está explícito se a masturbação era pecado ou não, apenas que a ejaculação tornava o homem impuro até a tarde para fins de participação cerimonial (lembrando que este conceito já não é mais válido para nós, cristãos, haja visto que as leis e cerimônias judaicas foram revogadas por Cristo - Hb 9.10).
    De todas as práticas ilícitas vedadas aos judeus (Levítico, capítulos 17 a 22 e outras passagens) não há menção da prática da masturbação.

    ResponderExcluir
  17. Sou estudante de psicologia, tenho afeição e já estagio em psicanálise, e recentemente li um livro que diz sobre o Mortificar a Carne X Tratamento Psicoterápico. Creio que esse tema (masturbação) passa por isso: para se negar a carne, a si mesmo, ao ego (EU) e não se masturbar, é uma tribulação para os homens principalmente, mas Cristo disse que no mundo teríamos aflições e que se escolhêssemos segui-lO deveríamos pegar a nossa cruz e segui-lO. O Senhor planejou o corpo humano perfeito para a relação sexual, e não para a masturbação.
    Quem já passou pelo Primeiro Amor (que nunca podemos perder de vista na nossa relação com Deus) sabe que a carne fica em segundo plano mesmo, e mesmo assim nos sentimos livres, cheios, amados, e felizes. Mas sabemos também que quando estamos meio afastados é que procuramos meios de satisfação, como a masturbação, e orientação, como a psicoterapia. Daí o desafio de ser psicoterapeuta e cristão: deixar claro para o analisando de que a análise não deve substituir a prática espiritual, porque a primeira lida com o velho homem, e a segunda, em Deus, produz um novo, e só Jesus o pode gerar.

    A masturbação representa, se pensarmos bem, um egoísmo humano na fase adulta (a criança explora o corpo)(Gn 38.7-10_ ejaculava na terra)

    Se a masturbação é pecado, o Espírito que nos conduz a toda verdade irá incomodar o praticante (se este for um crente verdadeiro e participante com Cristo). Se se sente incomodado, está sendo destrutivo o ato. É melhor pedir a Deus misericórdia espinho na carne (a Minha graça te basta), se for solteiro, e se for casado, praticar sexo com o conjuje, porque o corpo de um é pro prazer do outro.
    Assim também é na terapia (com cristãos ou não): se faz mal ao analisando, trata-se disso, se não, não é uma tópica avaliada em análise.

    Repito a pergunta para nossa reflexão:
    Somos, acima de tudo, seres espirituais ou carnais?

    ResponderExcluir
  18. Estou num impasse no momento... Sou Cristã, não praticante, mas assisto mt esses canais: TV Novo Tempo e Canção Nova. Como não estou indo a igreja, pelo menos pela tv consigo me manter mais próxima dos ensinamentos de Cristo. O complicado no meu caso é que estou solteira a 2 anos, não me envolvi com ninguém ainda (apesar de sentir falta de um companheiro), talvez pq não o encontrei ainda e tb não estou procurando, simplesmente irá acontecer quando for a hora. Mas a questão é que os hormônios cumprem mt bem o seu papel e está mt complicado aguentar esta libido... Sinto-me compelida a praticar a masturbação, mas depois que o faço não me sinto feliz, realizada, pelo contrário... Não me sinto limpa nem para falar o nome Jesus Cristo. Pq isso? Estou angustiada pq temo ser errado essa p´ratica, mas ao mesmo tempo meu corpo pede...

    ResponderExcluir
  19. Paz em Cristo para todos!
    Uma questão em meu ver não tem meio termo. Ex: quem pratica a masturbação pensando em uma pedra? Assim, não estão vendo qual foi o motivo que levou a pratica-la.
    Não queriam abrir uma 3ª porta para dizer que não uma pecado.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.