29 novembro, 2008

CÔNJUGES CRISTÃOS QUE APESAR DE SE AMAREM, BRIGAM. PODE ISSO?

discutindo-relacao-170308 Evidentemente, haverá, apesar de minha simplicidade à essa resposta, quem fique pasmo. E ela é: Pode! Sim, pessoas que se amam profundamente e são plenamente côncias de sua fé em Deus também brigam!

"Como assim?" - diria aquele que é mais apegado à letra do que ao Espírito, que vivifica a letra - "não pode brigar um casal nascido de novo em Cristo!"

Eu diria: "Mera ilusão". Não só os casais evangélicos brigam e se ferem, magoando-se mutuamente, como também os pastores e reverendos brigam com suas esposas e , não raro, ficam semanas sem falarem com elas!

Afinal, reverendos e pastores não são anjos e, tanto eles, como cada um de nós, cristãos; apesar de termos a experiência de uma nova vida em Cristo, continuamos a sermos humanos e ainda (como já escrevi aqui em outro post) trazemos em nós a velha natureza adâmica.

Portanto, seria legalista demais exigir que homens e mulheres, por mais santos que sejam, passassem da categoria humana para a categoria angelical; e não tivessem discórdias, às vezes, entre si.

A vida conjugal também tem as suas pressões que, aliás, não são pequenas, principalmente quando vêem os filhos e as despesas aumentam.

Casais cristãos também se estressam e se decepcionam. Dizem coisas erradas, nos momentos errados e tudo isso faz parte do aprendizado e da vida em comum.

O importante é que haja sempre a disposição em perdoar e que o perdão seja sincero.

Não estou sancionando aqui (quem seria eu para tal?) o desenvolvimento de uma personalidade belicosa nem defendendo as discussões frequentes. "No que depender de vós, tende paz uns com os outros", ensinou-nos o apóstolo Paulo.

Portanto, sejamos honestos também nessa questão. Jesus sempre combateu, sem titubear, a hipocrisia. Se queremos ter em nós o caráter Dele, devemos refletir seriamente sobre o que aqui foi dito.

Toni Ayres

2 comentários:

  1. excelente texto, obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Como sempre belíssima postagem,e melhor espiritual e edificante.Graça e paz

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.