25 setembro, 2015

USANDO CORES E CRIATIVADE PARA COMBATER O ESTRESSE


Durante os anos em que este blog tem estado no ar, temos procurado sempre, além de fornecer ajuda e aconselhamento nas questões psicológicas ligadas aos problemas de relacionamento; oferecer também uma visão geral sobre doenças emocionais e psiquiátricas, nas quais a psicanálise ou, se preferirem, a psicologia clínica possa contribui para a cura.

Mas a psicologia, por si mesma, não teria nenhum valor prático, se não lançasse mão de técnicas ou abordagens que, aliadas ou não a medicamentos, restauram o equilíbrio do paciente, tornando-o livre e protagonista de sua própria história.

Hoje, desejamos falar um pouquinho sobre o estresse.

Como todos nós sabemos, o estresse é uma situação emocional caracterizada por sensações desagradáveis, tais como: nervosismo, indignação, frustração, medo, irritação, desconforto, falta de ar, sudorese e preocupação.

Ele pode aparecer, como componente de distúrbios, tais como:

·        Síndrome do Pânico

·        Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

·        Transtorno por Estresse Pós-Traumático (TEPT).

 Ou, pode também aparecer em situações que ocorrem em algum momento da vida, tais como:

·        Casamento

·        Mudança de emprego

·        Divórcio

·        Nascimento de um filho

·        Aposentadoria.

É claro que, até certo nível, o estresse é benéfico, pois, nos prepara para a defesa, tornando-nos alertas para enfrentarmos situações de perigo reais.

Todavia, quando ele surge exacerbado como nas patologias ou nas situações de vida que enumeramos acima, pode tornar-se crônico e ser devastador para o organismo.

Nesse caso, ele precisa ser combatido através de um tratamento psicoterápico apenas; ou com psicoterapia aliada a medicamentos específicos, que só devem ser prescritos pelo médico psiquiatra.

Independente, porém, da necessidade do uso ou não de medicamentos, uma série de técnicas têm se mostrado eficazes para a diminuição e até mesmo para a eliminação do estresse anormal.

Entre essas técnicas, podemos citar: a prática de exercícios físicos, a adoção de uma alimentação saudável, a aquisição de um animal de estimação, a restauração das energias através de um sono saudável e, em especial, pelo desenvolvimento do lado criativo da pessoa, através do cultivo de um hobby, como a pintura, por exemplo.

O conhecido psicanalista americano Rollo May, um admirador de grandes pintores como Paul Gauguin e Paul Cézanne, ele mesmo pintava seu próprios quadros, atividade que, sem dúvida, lhe proporcionou preciosos momentos de paz e de serenidade.

Claro que nenhum de nós tem a pretensão de se tornar um pintor famoso como os personagens citados no parágrafo anterior.

Entretanto, hoje, temos a grande vantagem dos computadores e dos softwares que permitem que qualquer pessoa possa fazer trabalhos maravilhosos, e com eles, combater, de forma lúdica e criativa, o estresse e suas conseqüências.

Para os nossos leitores que desejam uma atividade desse tipo, recomendamos, com grande ênfase, a aquisição de um dos softwares da empresa AKVIS – TOOLS TO INSPIRE IMAGINATION,  desenvolvedora de uma série de programas de computadores que facilitam a criatividade das pessoas, sejam elas profissionais da área; ou ,amadoras ( como a maioria dos que lêem este blog).

De forma especial, particularmente, recomendamos o programa AKVIS Coloriage, que utilizamos como ferramenta para um hobby pessoal, mas que nos traz imensa satisfação e, através do qual, combatemos ludicamente, o nosso estresse.

Esse software nos permite utilizar cores para transformarmos, com muita facilidade, fotos antigas em preto e branco, em vívidas fotos coloridas.

No exemplo abaixo, apenas a título de ilustração do que dissemos, colocamos uma fotografia da atriz Carroll Baker, originalmente em preto e branco; que colorizamos, utilizando o AKVIS Coloriage.



   
À primeira vista, você pode imaginar que foi um trabalho difícil e demorado. No entanto, foi uma atividade muito fácil, muito agradável, que nos trouxe grande satisfação.

Se você, leitor, também deseja combater o estresse de forma lúdica e criativa, utilizando cores, a AKVIS  disponibiliza o programa para que você o experimente gratuitamente, durante 10 dias.

Clique aqui para fazer o download, ou vá diretamente para o site da empresa para ver os demais produtos. Temos certeza que você irá gostar.

Finalizamos este artigo, esperando que a dica tenha sido útil. 

Desejamos ter contribuído para o seu bem estar.


Forte abraço!

Antônio Tadeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.