02 agosto, 2010

BUSCA POR AUTENTICACÃO - OBJETIVO DE TODO SER HUMANO

Neste exato momento, quando você está começando a ler estas linhas, milhões de pessoas, em todos os lugares do planeta, de alguma forma, estão procurando, desesperadamente, autenticar-se.

O homem deste século parece estar convencido de que não existe tempo a ser gasto com aquilo que não é relevante.Por essa razão busca, por diferentes caminhos, uma forma de encontrar relevância. 

É a essa procura pertinaz por relevância que, neste livro chamamos busca por autenticação.

Ser alguém, ser reconhecido como alguém, sentir-se importante, possuir alguma forma de status é, equivocadamente visto como autenticidade.

As pessoas confundem-se mais uma vez, em sua busca pela relevância e autenticação.

A confusão parece ser o destino daqueles que fecham os olhos para o fato de que suas lutas frenéticas para “subir na vida” são nada mais do que as neuroses obsessivas de quem quer obter sucesso, a qualquer preço.

Uma vez mais, enxergam-se os meios como os fins e deixa-se a vida passar, sem perceber que o tempo não tem volta e que ser apenas uma engrenagem na máquina do progresso de hoje pode significar o erro percebido tarde demais, amanhã.

Não é possível mais continuar a viver o “ser” como “ter”; e o “viver” como “acontecer”.A verdade é que só se autentica quem aprende com a vida e dela retira cada uma de suas preciosas lições.

E como a vida não nos é entregue pronta, mas constitui um mapa em branco, no qual cada um de nós traçará os seus próprios caminhos, devemos ter discernimento.

Isso, dito de outra forma, significa reconhecer que viver é um processo, no qual passamos por muitas e diversificadas experiências até que atinjamos a maturidade.

Sobre essas experiências, que são gradativas e acontecem desde o momento da concepção até o momento da morte, é que estaremos falando, neste livro.

Se soubermos o script dos eventos mais ou menos pontuais que acontecem na construção de nossos caminhos, então estaremos no rumo certo para o entendimento da vida.

Em outras palavras: estaremos aptos para nos autenticarmos de maneira plena, soberana e feliz.Um objetivo que, sem dúvida, se mostra desejável a todos nós.


Nota: O texto acima faz parte de meu livro Entre a infância e a maturidade - o homem à procura de si mesmo, disponível para leitura on-line. Se desejar lê-lo em sua totalidade, por favor, clique aqui.

Antônio Ayres 

3 comentários:

  1. Boa noite,
    Meu nome é Sidney e sou um leitor assíduo do seu blog.
    Me interessei por este livro e gostaria de saber onde encontrar para comprar.

    Grato

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sidney:

    O livro, em forma impressa, ainda não está à venda; encontra-se na editora. Por isso, coloquei-o aqui para ser lido como e-book por quem desejar. Você pode fazer isso, clicando no link que coloquei no final do post.

    Agosto 06, 2010

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Descobri seu blog hoje e já li vários posts. Gostaria de conhecer o livro, mas o link não está funcionando. Pode informar como fazer o download?

    Obrigada.
    Nayara

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.