13 julho, 2010

Estou sofrendo de Síndrome de Pânico. Pode me ajudar?

depression-saidaonline “Estou passando por alguns incomodos...Sei que são problemas de ordem psicologico, tanto que sei que preciso de ajuda. Os médicos dizem que pode ser Sindrome do Panico, ou Ansiedade...Sinto muitos sintomas e eles nunca aparecem nos exames.

Estou sofrendo demais com isso, pois estou deixando de fazer muitas coisas, e um medo enorme me consome, de nunca conseguir realizar nada que gostaria. Sabe que até os meus blogs não estou conseguindo mexer e atualizar direito...Fora as obras da igreja, que tanto amo, estou me sentindo incapacitada de tudo...
Gostaria de saber um pouco sobre a terapia. O tempo de duração em média, de um tratamento?

Hoje algumas pessoas da igreja estiveram em casa para orar por mim, e o pastor me revelou que estou com medo, e que isso que está me atrapalhando, isso, é bem verdade!...Sei que a oração é importante, mas na sua opinião, eu preciso procurar ajuda psicológica?

Tive uma época que uma neurologista me receitou Amitriptilina, e eu tomei, e por meses me senti bem melhor, mas depois de uns meses, que parei de tomar, estou sentindo tudo novamente, e parece que está pior.

Gostaria de saber sua opinião. Li um texto seu aqui, que diz que uma coisa é a parte espiritual, e outra é a parte psicológica. Que estados de depressão por exemplo, está até catalogado em situação médica. E que nós cristãos temos que saber discernir sobre isso.

Entendi, que no meu caso, mesmo estando na igreja, orando, perseverando, ainda assim sinto esses problemas, e de 2 meses pra cá, já não estou suportando a mim mesma. E fora que minha família está ficando preocupada.

Preciso viver, preciso trabalhar, e fazer a obra, e esse medo está me atrapalhando.

Grande Abraço!

E que a Paz de Cristo esteja contigo!”

“Y”

RESPOSTA

Querida “Y”

Você me pede para que eu lhe fale sobre terapia e sua duração. Bem, a psicoterapia pode durar apenas alguns meses até alguns anos, dependendo do problema; do profissional em questão e da linha que adota (psicanalítica, junguiana, cognitico-comportamental, etc). No entanto, no seu caso, parece-me que não seja uma questão de psicoterapia, pelo menos, a princípio.

Quero lhe dizer que a síndrome do pânico e a fobia que você sente são comorbidades ("doenças da mesma família") da depressão, tanto que o remédio que você tomou, a amitriptilina, é um antidepressivo.

Portanto, o que você precisa fazer, neste momento, não é procurar um psicólogo ou mesmo um neurologista, como você já fez. O médico indicado para você é  o psiquiatra,

A depressão ( com ou sem síndrome de pânico, fobia social, etc) é uma doença e precisa de tratamento medicamentoso para eliminar os sintomas, Eventualmente, você até pode fazer uma psicoterapia depois.

Peço-lhe que marque uma consulta com um psiquiatra com urgência. Provavelmente, ele lhe receitará um antidepressivo mais moderno do que a amitriptilina associado a um ansilítico. Isso, com certeza, fará com que os seus sintomas desapareçam e você volte a ter uma vida normal e alegre. Mas é preciso tomar o remédio continuamente e não "´por um tempo" apenas.

Eu sei que o transtorno de pânico traz muito sofrimento, mas o tratamento é eficaz e, realmente, devolve a você a alegria de viver. E isso nada tem a ver com a sua vida espiritual.

Portanto, vá ao psiquiatra, tome a medicação que ele lhe prescrever e louve a Deus por existir um tratamento medicamentoso que lhe fará bem.
Espero ter ajudado!

Um abraço.

Antônio

7 comentários:

  1. Gostei de sua resposta. Paz seja contigo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Tony! Paz de Cristo.

    Quero primeiro agradecer a resposta, a atenção e o cuidado em responder.
    Depois de 3 anos de médicos em médicos, de exames em exames, e até
    mesmo passando por constrangimentos, em muitas vezes.
    Li seu email, e me decidi, marquei a consulta e já passei pela
    psiquiatra. Alias, já estou em tratamento. Na sexta feira, finalmente
    soube que todo meu sofrimento tem nome: Sindrome do Panico.
    A psiquiatra, muito gentil, e atenciosa, me receitou medicamentos,
    como você disse, e também psicoterapia, que também já iniciei, logo no
    dia seguinte.

    Louvo a Deus, que me fez sentir de te escrever, para obter alguma
    ajuda. E Ele te usou, a me ajudar.
    Agora, fico bem mais tranquila, em saber que há tratamento. É certo
    que levará um tempo, mas agora sei o que combater, e já a dúvida não
    me consome.
    Sabe que já estou dormindo até melhor? Sinto que aliviou o sofrimento até de meus pais...Enfim, estou confiante que
    tudo vai passar, e dias melhores virão, com paciencia e confiança...

    Por isso, muito obrigada!
    E que Deus continue a te usar, e te capacite cada dia mais, tanto na
    sua vida profissional, pessoal, e espiritual.

    Grande Abraço!
    Você me ajudou sobremaneira.

    ResponderExcluir
  3. Sou tb cristã estou sofrendo a anos , mas há três anos piorou muito.Passo mal o tempo todo.Psiquatra falou que é ansiedade generalizada, agora não saiu de casa.Os antidepressivos me deram muitas reaçoes horríveis , até medo de tomar tenho.Me ajude , tenho filhos pequenos e sou casada.Não sei mais o que fazer.Obrigada Alexandra

    ResponderExcluir
  4. Prezada Alexandra:

    Você precisa saber o seguinte:Existem vários tipos de antidepressivos eficazes para a síndrome do pânico.

    Alguns deles são mais antigos e produzem muitos efeitos colaterais. Outros, mais modernos, como os conhecidos como ISRS's, produzem menos.

    Mas, tanto com os mais antigos (que também são eficazes), como com os mais modernos, nas primeiras 3 ou 4 semanas, o efeito deles não é sentido e, durante esse tempo, a síndrome pode até piorar, fazendo com que o paciente desista do tratamento.

    Todavia, passadas as primeiro 4 semanas, o fármaco começa a agir e o paciente passa a ter alívio de sua ansiedade.

    Paralelamente, somem também, os efeitos colaterais indesejados.

    Desejo-lhe boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. MUITO OBRIGADA PELA RESPOSTA.ESTOU COM O PONDERA PARA TOMAR.EINDA NÃO ABRI A CAIXA.VOU ABRIR E TOMAR ENFRENTAR ESSE "GIGANTE".UM GRANDE ABRAÇO
    ALEXANDRA

    ResponderExcluir
  6. fui diagnosticada com ansiedade e sindrome do panico há 10 anos, tomei sertralina e rivotril por um tempo, e parei por conta propria o sertralina e continuo so com rivotril, so q alguns meses p cá , meus sintomas voltaram, fico pensando se isso e real ou é novamente essa maldita doença novamente?

    ResponderExcluir
  7. Prezada Anônima:

    A síndrome do pânico não se trata com rivotril (clonazepan) apenas, que á apenas um ansiolítico. Você precisa tomar CONTINUAMENTE um antidepressivo (mesmo que não seja a sertralina) para que os sintomas desapareçam. Não deixe de consultar um médico psiquiatra, que lhe indicará o melhor tratamento.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.