16 julho, 2010

Falta de desejo sexual

casal preocupado Matéria exibida pelo Uol Saúde no dia 12 último informa que 70% das mulheres atendidas no setor de ginecologia do Hospital das Clínicas de São Paulo sofrem de perda do desejo sexual (libido).

A  ginecologista Elsa Gay, do Hospital das Clínicas, citada na matéria, diz que em 90% dessas mulheres, a falta de desejo deve-se a fatores psicológicos; e não orgânicos.

Duas outras razões, citadas pela médica, são: o uso de antidepressivos e a perda da auto-estima.

Diante dessa situação e pensando no bem-estar dessas mulheres, pessoalmente,  sugiro as seguintes medidas:

  1. Problemas psicológicos como inibição, estresse e o temor exagerado devem ser tratados com a ajuda de um psicoterapeuta. Uma psicoterapia de apoio costuma dar excelentes resultados nesses casos.
  2. A perda da auto-estima precisa merecer uma atenção especial e muita sensibilidade por parte do parceiro, conversa franca e elogios sinceros além, de claro, ajuda psicoterapêutica.
  3. O uso de antidepressivos é inevitável se se quiser debelar a depressão. No entanto, os antidepressivos que causam diminuição da libido são os de perfil serotonérgico ( que regulam a recaptação da serotonina). Esse problema pode ser contornado com a administração conjunta de um outro antidepressivo de perfil noradrenérgico (que regula a recaptação de noradrenalina, uma antagonista da serotonina) diminuindo sensivelmente o efeito colateral de perda do desejo.

A vida sexual de um casal não é, com certeza, a área de maior importância dentre todas as que compõem uma relação duradoura, mas sem dúvida deve ser saudável para que o relacionamento seja satisfatório e feliz.

Por isso, deve ser cuidada com carinho.

Antônio Ayres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.