07 junho, 2010

SAIBA SE VOCÊ SOFRE DE DISTIMIA

DISTIMIA A distimia caracteriza o indivíduo que possui uma tristeza ou um  mau humor constantes. De uma forma mais clara, os traços essenciais da distimia são o estado depressivo leve e prolongado, além de outros sintomas em geral, sempre presentes.

Pelos padrões psiquiátricos americanos são necessários dois anos de período contínuo predominantemente depressivo para os adultos e um ano para as crianças sendo que para elas o humor, com mais frequência, é irritável ao invés de depressivo.

Para se fazer o diagnóstico diferencial  da distimia é necessário  excluir fases de exaltação do humor como a mania ou a hipomania (estado leve de exaltação do humor), assim como a depressão maior.

Causas externas podem também anular o diagnóstico como as depressões causadas por substâncias exógenas. Durante essa fase de dois anos o paciente não deverá ter passado por um período superior a dois meses sem os sintomas depressivos.

Além disso, para preencher o diagnóstico de depressão os pacientes, afora os  sentimentos de tristeza prolongados precisam apresentar dois dos seguintes sintomas:

  • Falta de apetite ou apetite em excesso
  • Insônia ou hipersonia
  • Falta de energia ou fadiga
  • Baixa da auto-estima
  • Dificuldade de concentrar-se ou tomar decisões
  • Sentimento de falta de esperança

Outras Características

Estudos têm demonstrado que os sentimentos de inadequação e de desconforto são  muito comuns, a generalizada perda de prazer (anedonia) ou interesse também, e o isolamento social manifestado por querer ficar só em casa, sem receber visitas ou atender ao telefone nas fases piores são constantes.

Os pacientes reconhecem sua inconveniência quanto à rejeição social, contudo não são capazes de se controlar. Usualmente os parentes exigem deles uma mudança positiva, mas isso não é possível para quem está deprimido, a não ser com o uso de medicação adequada.

A irritabilidade contudo e impaciência são sintomas muito comuns e incomodam ao próprio paciente. A capacidade laborativa fica prejudicada bem como a agilidade mental. Assim como na depressão, na distimia também há alteração do apetite, do sono e também da psicomotricidade.

O fato de uma pessoa ter distimia não impede que ela desenvolva depressão: nesses casos denominamos a ocorrência de depressão dupla e quando acontece o paciente procura o psiquiatra.

Como a distimia não é suficiente para impedir o rendimento, apenas prejudicando-o, as pessoas não costumam ir ao médico, mas quando não conseguem fazer mais nada direito, vão ao médico e descobrem que têm distimia também.

Os pacientes que sofreram de distimia desde a infância ou adolescência tendem a acreditar que esse estado de humor é natural deles, faz parte do seu jeito de ser e por isso não procuram um médico, afinal, conseguem viver quase normalmente.

Tratamento
Embora o tratamento com antidepressivos tricíclicos nunca se mostrarasse satisfatório, as novas gerações de antidepressivos (ISRS’s), no entanto, vem apresentando melhores resultados no uso prolongado. Também, antipressivos atípicos são uma boa perspesctiva.

Usa-se, atualmente, a fluoxetina, a paroxetina, a sertralina e a mirtazapina.

Antônio T. Ayres

4 comentários:

  1. Oi Tony

    Faz um tempinho que não comento aqui (não quer dizer que não tenho lido seu blog, acompanho pelo Google Reader tá).
    Lendo este post, me identifiquei como uma pessoa que sofre de Distimia, pergunto, procuro um psicologo, ou um psiquiatra ? como tratar isso?
    Sou cristã e aprendi a mascarar a minha tristeza e/ou irritação, de tanto ouvir a minha mãe dizer que eu estava oprimida e que tinha que fazer as sessões de descarrego, ou campanha de libertação e blá, blá, blá, então para evitar o discurso, "colei" uma cara de paisagem na face, e parece que está tudo bem, mas na verdade estou péssiima , irritada, com vontade de arrancar a cabeça de quem me pertuba, ou sumir , desaparecer, mas os problemas me seguiriam , e eles sempre me acham... hehe
    mais recentementer fazendo um review de minhas atitudes, fujo quando uma situação começa a me incomodar, de forma que meus relacionamentos duram pouco, tenho pouquissimos amigos, meu casamento dura 11 anos,(mas estou a ponto de jogar tudo para o alto e só aindo não o fiz por causa do meu filho, preciso dar a ele a estabilidade que não tive), não duro muito tempo nas empresas que trabalho, no máximo dois anos e o prazo de validade do que estou agora esta vencendo junto com a minh falta de pacienciencia com as pessoas e situações, além de uma sensação de inatisfação crônica.
    Não sei o que fazer ...
    Desculpa o desabafo. aguardo um retono.
    um abraço

    ResponderExcluir
  2. Creuza,

    Você não precisa continuar assim. Procure com urgência um psiquiatra e, com certeza, ele lhe dará a medicação mais correta.

    Um abraço.

    T. A

    ResponderExcluir
  3. ola, teria algum profissional para me indicar na cidade de vitoria-es para tratamento de distimia?

    ResponderExcluir
  4. Boa noite estou casada a seis anos tenho 29 anos e 2 filhos sou evagelica Meu marido tem sido um tanto rude comigo e não faz sexo comigo a dois meses o que pode estar havendo? Será que eu não estou produzindo nelhum tipo de interesse nele? Ou será que ele não me acha atraente? Será que eu estou feia demais? Será que alguém pode me aconselhar?

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.