30 junho, 2010

ENTRE A PSICANÁLISE E O CRISTIANISMO. VALE A PENA ISSO?

pensadores Desde que me tornei um psicanalista e, antes disso, quando era ainda um estudante, pude perceber que, a despeito de ser considerada uma ciência, a Psicanálise está longe de ser uma panacéia para entender e explicar todo o intricado processo que envolve o ser humano e seus problemas.

Na verdade, a Psicanálise é muito pequena diante do mistério da vida física; quanto mais se se  tratar daquela que consideramos a vida espiritual. Freud debateu-se com ela a vida toda, que não foi curta (viveu entre 1856 e 1939) e reformulou muitas vezes suas teorias, dadas  as inúmeras incertezas que pairavam sempre em seu espírito.

Digo isso porque, infelizmente, venho percebendo que alguns cristãos, ao descobrirem a Psicanálise, (mesmo a grosso modo) ficaram por ela tão fascinados que, aparentemente, tornaram-se céticos em sua fé; ou ateus como o seu descobridor (Freud).

Ora, essa fascinação pode ser entendida, uma vez que, lidando com o inconsciente, a Psicanálise lida também com o recalcado ou com o reprimido. Quando ela logra tornar consciente os conteúdos mentais inconscientes, promove como consequência, a liberação dos recalques e das repressões – o que, via de regra, é positivo, desde que a pessoa em questão saiba aceitar a sua nova realidade com equilíbrio e maturidade; e não com a mentalidade daquele que “achou o tesouro” no fim do arco-íris.

Creio que é exatamente nesse ponto onde mora a raiz do problema pois, por uma “falha piedosa”,a igreja chamada “evangélica” exagerou negativamente a ênfase na sua herança puritana, fazendo com que crianças e novos convertidos do século XX fossem doutrinados e vivessem uma vida de acordo com o modelo calvinista pós-medieval; o que provocou um surto de repressão de proporções endêmicas, não mais possível de ser suportado em pleno mundo pós-moderno da primeira década do século XXI.

Ora, com a popularização da Psicanálise, da Psicologia e da própria Psiquiatria (que foram os saberes nos quais os cristãos emocionalmente doentes foram buscar ajuda), os recalques vieram à tona como uma panela de pressão que explodiu; o que fez com que muitos deles se voltassem contra as suas igrejas. O passo seguinte foi rejeitar a Bíblia e seus ensinamentos e o abraçar da Psicanálise como a “ciência que promoveu a minha emancipação”.

É claro que essa atitude é um equívoco, uma vez que o indivíduo “liberto” das amarras da repressão religiosa reprime toda a sua vida anterior, caindo numa armadilha e trocando seis por meia dúzia, sem perceber. Ninguém pode ser feliz dessa maneira.

É preciso que essas pessoas repensem o que estão fazendo para, como diz Caio Fábio, “não abandonarem o Jesus ressurreto”, e não se deixarem enganar.

Freud descobriu a Psicanálise. E daí? Ela é só mais uma linha epistemológica.

Também a Psicologia Profunda de Carl G. Jung; a Epistemologia Genética, de Jean Piaget; a Psicologia do Desenvolvimento Individual, de Alfred Adler; a Fenomenologia, de Martin Heidegger; a Psicologia Existencial, de Rollo May e a Logoterapia, de Viktor Frankl, entre muitas, são algumas outras vertentes espistêmicas.

Não vale a pena trocar Jesus Cristo por nenhuma delas.

NEle, sob cujo poder todas as coisas permanecem.

Antônio Ayres

6 comentários:

  1. Fico radiante lendo seu ensaio, sei que muitos amigos meus, junto comigo, estão sendo abençoados através deles, muitos estão lhe seguindo. Continuo mandando por e-mail para tantos quantos posso.
    O seu ensaio sobre "O grande Equívoco", em nosso blog teve quase mil acessos, estamos quase em 33 mil, isto me alegra muito, fico aqui suplicando a Deus que cada leitor seja tocado profundamente.

    Continuo desejando mandar e-mail para você, são perguntas particulares, não consigo enviar daqui e realmente não tenho mais seu e-mail.

    Deus continue fortalecendo você em todas as áreas para que você siga como canal de bençãos para todos nós.
    Abraço amigo.

    ResponderExcluir
  2. caro antonio ayres, vc não tem ideia do alívio que me trouxe este texto sobre psicanálise e o cristianismo. acabei de terminar um curso de formação em psicanálise clínica e estou ainda meio confuso sobre qual o propósito disso tudo. gostaria de poder contar mais, mas aqui não dá. se puder entrar em contato comigo, meu email é teorapia@hotmail.com, abçs...

    ResponderExcluir
  3. Caro anônimo:

    Fico feliz em saber que o texto ajudou você. Sei o que vivencia e, acredite, você mesmo é quem vai chegar à conclusão, com o tempo, de que, aqueles que trocam sua fé em Jesus pela fé na psicanálise, nem sabem o quanto de imaturidade há nessa nefasta e precipitada "decisão".

    N'Ele que é maior do que toda pretensão humana.

    Tony

    ResponderExcluir
  4. Prezado Tony

    Sou evangelica metodista. Vou abreviar minha historia antes das questoes que tenho a fazer-lhe como terapeuta cristao. Ha tres semanas iniciei a psicoterapia, depois de seis anos sem nenhum tipo de recaida, isso porque inicialmente, recorri a ela depois de uma crise de estress, na epoca, eu tinha 20 anos, dois anos depois, tive outra, depois 3 perdas significativas, minha mae, um emprego promissor e um relacionamento que hesitei em entrar devido ao momento que vivia, mas que seguindo orientacoes de que deveria continuar minha vida segui e nao deu certo. Dai uma profunda depressao que me levou ao inicio de sindrome do panico, mas que gracas a Deus, caminhando com o senhor e depois de duas sessoes de psicoterapia com um psiquiatra e o uso do hipericum, estive bem. Em setembro uma nova crise, motivada por um problema amiliar materno que me levou a retomar os cuidados com minha saude mental e emocional principalmente. Sou casada, tenho dois filhos, meu marido e cristao e atuamos na nossa igreja local no apoio pastoral de uma congregacao, eu ministra de louvor e ele na area da comunicacao.Eis as questoes:
    Minha psicoterapeuta e da escola lacaniana, esta abordagem vai de encontro a nossa fe?
    Hoje, apos a terceira sessao, um tema foi descoberto que me deixou em duvida, a questao do julgamento dentro de mim eh muito dificil de eu lidar, nao faco distincao de pessoas por julga-las mas apos decepcoes eu me sinto muito julgada por elas e dai a duvida, como o trabalhar a questao do julgamento interior atraves da palavra de Deus, o que ele espera de mim neste sentido, o que eu preciso entender, para me arrepender e ser curada?

    Preciso de uma orientacao. meu pastor nao gostou muito de eu ter recorrido a psicoterapia antes de conversar com ele, mas achei que seria melhor do que continuar gabinetes que me exporiam mais do que ter uma resposta coerente da parte do Senhor a respeito...

    Agradeco sua atencao em responder-me Grata, Lise.

    ResponderExcluir
  5. So pra retificar, este post data de dezembro de 2010, fico muito grata por sua resposta.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei muito contente com este comentário sobre a psicanálise, pois sou cristã e estudante de psicologia, e já no 3º semestre, cheguei à uma conclusão muito parecida com a sua, porém nunca imaginei que iria encontrar um colega que, tivesse a mesma visão que eu, em relação à psicanálise. Que Deus te abençoe em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.