15 junho, 2010

As Pessoas Continuam A Se Casar

casamento1 O casamento, nos tempos modernos, está em crise. As estatísticas mostram um aumento assustador do número de divórcios. Há, entre os brasileiros, o conhecido jargão sobre esse rito de passagem: “Quem está dentro quer sair; quem está fora quer entrar”.

O mundo mudou tanto nas últimas décadas que, na atualidade, pouquíssimos casamentos chegam a durar 10 anos. Parece-nos que, a continuar como estão indo as coisas, em breve não se comemorará mais as bodas de prata.

Apesar de todos os problemas e responsabilidades que o casamento acarreta, no entanto, ninguém (ou quase ninguém) deseja ficar solteiro (a). Isso, sem dúvida, é positivo pois, sem família (com pai e mãe) as crianças não podem ser criadas emocionalmente saudáveis.

É preciso, portanto, que as pessoas sejam mais tolerantes, conscientizem-se de que uma relação a dois não pode ser vivida com eterna paixão, mas deve ser construída a cada dia de cada mês de cada ano.

E olha que os evangélicos precisam, mais do que os outros, aprender essa verdade. Nada adianta “vigiar e orar” se não se der a devida atenção ao cônjuge e à família.

Quando fez a Reforma Protestante, uma das coisas contra as quais Lutero se insurgiu foi contra considerar o casamento como um sacramento.

No entanto, a Igreja protestante considera o casamento civil como legítimo, também perante Deus.

Esperemos e contribuamos para que o casamento volte a ter o valor que merece ter. Somente dessa forma será também legítimo o desejo de querer casar.

Antônio Ayres

2 comentários:

  1. Que bom que você está presente. Lí seu comentário na confraria e amei, acho que eles precisam muito de você.

    Lamentei muito por uma amiga que havia casado na sua própria igreja, e como ela não tinha condições de arcar com as despezas, os seus amigos com todo carinho lhe proporcionaram um belo casamento, no entanto, quando ela foi para a igreja do seu marido em outra cidade, o pastor simplesmente lhe disse: vocês estão em concubinato e não podem participar como membros enquanto não casarem no cívil.

    Odiei ouvir aquilo...
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Guiomar:

    Infelizmente, alguns pastores machucam as ovelhas ao invés de cuidar delas.

    Quanto ao comentário, quis despertá-los, mas parecem que eles não desejam isso.

    Abraço, em Cristo.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.