21 março, 2010

A INFÂNCIA, O PROTÓTIPO DE TODA UMA VIDA

tom-cruise-like-father-like-son Poucas coisas se revelam tão verdadeiras como o conhecido ditado que diz: "O menino é o protótipo do homem". Essa é uma verdade incontestável na história da humanidade como um todo, como também o é na história de cada um e único indivíduo.

Freud descobriu e provou isso através das etapas que constituem a  a longa fase do desenvolvimento psicossexual do ser humano, durante as quais, qualquer erro ou deslize pode ter implicações por toda a existência.

Mas, milênios antes de Freud, o grande sábio Salomão já havia ensinado: "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele" (Prov. 22.6). A  Psicanálise veio corroborar a veracidade dessas palavras, de uma maneira irrefutável.

ALGUNS EXEMPLOS

Quando você encontrar uma pessoa bondosa, sensata, justa e equilibrada, dê uma olhada em seus pais. Imediatamente você compreenderá o porquê desse modo de ser: os pais serviram como modelo positivo e nutritivo para os filhos.

Faça a mesma coisa com outra pessoa. Alguém que seja irresponsável, pouco dado ao trabalho, briguento, insatisfeito, crítico, etc. Procure olhar para sua família de origem, Se ela existiu, provavelmente foi o nascedouro de comportamentos tão desairosos.

A única coisa que NÃO podemos fazer, nesses casos, é generalizar. Isso porque exceções sempre existiram e sempre existirão. Mas, como o próprio nome diz, são exceções. A regra é a de que a qualidade da família de origem, das figuras parentais ou de seus substitutos sãom determinantes para a formação da personalidade do indivíduo.

UMA METÁFORA MUSICAL

Façamos uma analogia do que dissemos acima com as músicas clássicas do século XVIII. Naquela época, os compositores utilizavam uma forma musical chamada sonata. Os primeiros movimentos das sinfonias de Mozart e Beethoven são exemplos de sonatas.

Na sonata, todos os temas do movimento aparecem no início, no começo. Em todo o restante do movimento, o compositor desenvolve e amplia esses temas, criando variações sobre cada um deles e recapitulando-os. Esse é um poderoso esquema que, talvez explique a razão pela qual a música daquele período provavelmente sempre será tocada.

Pois bem, podemos supor que a vida de cada um de nós é como uma sonata. Todos os temas dos nossos relacionamentos e da qualidade deles aparecem no começo (na infância).

A nossa vida adulta (toda a nossa vida) consistirá nas variações, evoluções e recapitulações desses temas.

E DAÍ, O QUE FAÇO COM ESSA INFORMAÇÃO?

Em primeiro lugar, lembre-se de que, se você está satisfeito(a) com a pessoa que é, seus pais têm grande responsabilidade nisso e, portanto, você também tem grande responsabilidade no que seu filho ou sua filha será! E agradeça a Deus por isso.

Lembre-se de que sua influência sobre seus filhos farão deles as pessoas que serão. Portanto, se seu filho ou sua filha escolher para companheiro de casamento alguém que que seja um drogado ou um alcoólatra; ou uma pessoa decente e de bem, você foi determinante nessa escolha.

Em segundo e último lugar, se você, pessoalmente, foi a vítima de uma educação pouco saudável ou cresceu numa família disfuncional, lembre-se de que destino não existe.

Você pode mudar o curso de sua vida, dependendo de Deus e assumindo o compromisso por mudar a si mesmo, tomando nas mãos a responsabilidade pela construção de sua própria história.

Tony Ayres

 

5 comentários:

  1. Caro amigo Tony:

    Tenho sido frequente em minhas visitas ao seu blog. Há muito tempo não faço comentários aqui, perdoe a minha falha e a minha falta.

    Seu texto me faz lembrar da responsabilidade que os líderes da igreja têm em influenciar às futuras gerações. Eles têm que ser dignos de serem imitados pelas crianças. Como será a igreja de amanhã?

    Forte abraço

    Wesley Rezende

    ResponderExcluir
  2. Prezado Wesley

    Que bom vê-lo outra vez por aqui! Concordo por inteiro com a sua colocação.Os líderes precisam ser dignos de ser imitados pelas crianças, pois se isso não acontecer, a igreja de amanhã pode ser uma decepção.

    Abraço fraterno

    Tony

    ResponderExcluir
  3. Ana Paula Foronimarço 24, 2010

    Boa Noite Tony!
    Gostaria de saber se vc atende em clínica e qual seu nro de telefone. Também, você é de qual estado?

    Obrigada,

    Ana Paula Foroni.

    ResponderExcluir
  4. Prezada Ana Paula:

    No momento não estou atendendo em clínica aqui em São Paulo. No entanto, se você precisar de um psicoterapeuta cristão, basta procurar o CPPC (Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos). O telefone, você consegue facilmente no Google.
    Grato pela visita.

    Tony Ayres

    ResponderExcluir
  5. Ayres,
    Grande! Sua coragem em primar pela verdade me anima.
    Começei a orar intensamente por aquele casal, logo que conheci a história. Continuo com a dúvida: inocentes ou culpados? A palavra que mais veio ao meu coração duante o julgamento foi? "Caia eu nas mãos de Deus e jamais dos homens" (parafraseando).

    Poucos dias atrás vimos o Kaká saindo do campo sob vaias da mesma torcida que o aplaudia entusiásticamente tantas vezes pelo seu desempenho, responsabilidade e talento, e agora impiedosamente não o amava na sua incapacidade fisíca, na sua enfermidade. Me doeu tanto o coração...
    Assim caminha a humanidade...
    Abraço amigo.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.