26 março, 2010

CASO ISABELLA: E SE ELES FOREM INOCENTES?

"E se eles forem inocentes?" - essa é a pergunta através da qual o escritor Marcelo Carneiro da Cunha inicia seu artigo no "Terra Magazine, edição de hoje(http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4341027-EI8423,00-E+se+eles+forem+inocentes.html).

Nesse artigo, conforme você pode conferir, o colunista mostra o "circo" montado em frente ao forum de Santana (bairro da Zona Norte de São Paulo) onde ocorre o julgamento; em que não faltam repórteres à cata de quaisquer novidades, tolos com placa ISABELLANARDONIde protestos e até um pastor evangélico, expulso (provavelmente por querer converter vidas, "com seu coração piedoso") pelo inoportunismo de sua intervenção.

O escritor contrasta a "comédia" desse circo que se formou do lado de fora do forum, com o drama que se desenrola em seu interior, duríssimo pela sua realidade; e nefasto pelo número de vidas que, de qualquer maneira, serão afetadas pela decisão de um juri. 

E nada disso poderá trazer de volta, a doce e meiga menininha Isabella, a grande vítima desta tragédia.

No dia de ontem (25.02.2010), os noticiários de TV e as notícias de jornais chamaram a atenção para a atuação dos curiosos do lado de fora da "arena de julgamento", que chegaram a subir nas paredes e a correr atrás do veículo penitenciário, aos gritos de "justiça" e "assassinos".

Sem entrar no mérito da questão sobre a culpabilidade ou não dos réus; esses fatos fizeram-me lembrar da "mulher adúltera", atirada diante de Jesus para que Ele a julgasse e para saber qual seria o seu veredicto, perante a Lei de Moisés.

Tal qual no forum de Santana, ali, diante de Jesus e de uma mulher extremamente humilhada, estava também armado "um circo", que a multidão queria ver "pegar fogo".

No momento mais crítico, de maior dramaticidade e expectativa, eis que, serenamente, o Juiz ergue os olhos para a turba e diz: "aquele de vós que estiver sem pecado, atire a primeira pedra" (para matar a mulher).

A CULPA ESTÁ NA INTERIORIDADE DO SER HUMANO

A resposta de Jesus a todos pegou no contrapé, uma vez que Ele direcionou a acusação feita por aqueles homens para a interioridade de cada um deles; uma situação que, definitivamente, eles não podiam esperar e, por serem legalistas, muito menos suportar.

Naquele momento, Jesus os confrontou, não mais com a acusação que faziam à mulher; mas com a acusação que suas próprias consciências faziam contra si mesmos. E, como sabemos, nenhum deles considerou-se inocente.

Veja outra ocasião em que Jesus mostra que todos nós somos culpados: "

"E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém? Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis" ( Lc. 13. 4-5).

QUAL É A LIÇÃO QUE TEMOS NESSA PASSAGEM?

Muitos têm a tendência de julgar, ao ouvir ou saber de qualquer catástrofe, que aquele ou aqueles que dela foram vítimas eram, de alguma forma, "culpados". Logo, racionalizam, a catástrofe foi "o castigo divino" para os tais.

Jesus mostra, então, com clareza, que a culpabilidade, como no caso da mulher adúltera, está no interior de cada um de nós.

VOLTANDO AO COMEÇO

Retornando ao início desta postagem, desejamos destacar que o colunista do Terra, Marcelo Carneiro da Cunha, ao se referir ao casal Nardoni, afirma: "...se forem inocentes, esses dois acusados são hoje as pessoas mais injustiçadas desse país".

Pessoalmente, ainda sem entrar no mérito da culpabilidade ou não do casal, em relação a esse bárbaro crime, lembraria o fato de que, assim como os "acusadores" da mulher, nos tempos de Jesus, e assim como os manifestantes do forum de Santana, todos somos culpados de muitas coisas.

E para concluir, digo: muitos de nós que, talvez acusemos os réus do caso Isabella, talvez tenhamos culpas em nossas consciências também.

Quantos de nós, talvez, já não "matamos" emocionalmente nossos filhos, esposas e netos? Quantos, talvez, já não "assassinamos" psicológicamente nossos colegas de trabalho, amigos e companheiros de de ministério?

Talvez, a advertência de Jesus ainda encontre eco na nossas consciências:

"Aquele que dentre vós estiver sem pecado, atire a primeira pedra..."

Tony Ayres

8 comentários:

  1. Olá Tonny!

    Parabéns pelo blog e pelas postagens! Já estou seguindo. Aproveito o ensejo para convidá-lo a conhecer o INSIGHT - Cristianismo Puro e Simples e deixar sua participãção. Terei enorme prazer em ler e responder seus comentários.
    GRande abraço, fk na paz!

    ResponderExcluir
  2. Parabens pela reportagem, vou seguir seu blog, abraços

    ResponderExcluir
  3. Guiomar Barba
    Março 29, 2010
    Ayres,
    Grande! Sua coragem em primar pela verdade me anima.
    Começei a orar intensamente por aquele casal, logo que conheci a história. Continuo com a dúvida: inocentes ou culpados? A palavra que mais veio ao meu coração duante o julgamento foi? "Caia eu nas mãos de Deus e jamais dos homens" (parafraseando).

    Poucos dias atrás vimos o Kaká saindo do campo sob vaias da mesma torcida que o aplaudia entusiásticamente tantas vezes pelo seu desempenho, responsabilidade e talento, e agora impiedosamente não o amava na sua incapacidade fisíca, na sua enfermidade. Me doeu tanto o coração...
    Assim caminha a humanidade...
    Abraço amigo.

    Ayres, não estou conseguindo entrar certo no seu blog, nem sequer encontrar as mensagens que quero ver. Este comentário coloquei no lugar errado e estou pondo certo, mas não consegui apagar no lugar que coloquei.
    Não consigo também lhe mandar e-mail. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  4. Prezada Eliane Alves

    Obrigado pela sua visita. Já conheci e apreciei muito o seu blog. Logo, comentarei lá.

    ResponderExcluir
  5. Raquel/Ezequiel

    Agradeço-lhe pelas suas palavras de apreciação e por inscrever-se entre os seguidores. Espero não decepcionar.

    ResponderExcluir
  6. Prezada Guiomar:

    Suas considerações sobre a postagem enriqueceram-na, como sempre. Obrigado.

    Quanto à sua dificuldade em encontrar os posts, deixe a página correr até o final. Lá você pode acessar todos os posts, utilizando "postagens mais antigas" ou os marcadores.

    O meu e-mail continua a ser o mesmo para o qual você já me escreveu.

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  7. verdade! O grupo que auto intitula povo de Deus, tende a ser ovelha (com cabresto!!) quando deveria ser aguia e vice-versa.
    Gostei demais do seu blog,sua linha editorial se alinha como o que acredito, estou seguindo e sei que serei edificada.
    Se achar que deve, dê um passadinho no meu blog, será um honra.

    um grande abraço

    ResponderExcluir
  8. opa,
    coloquei o comentário, no post errado, desculpe.
    Contudo o que escrevi tá valendo kkk

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.