24 dezembro, 2009

O Natal em 25 de dezembro

scrapsweb_natal-489675 A Bíblia não nos informa que Jesus nasceu no dia 25 de dezembro.

Essa foi uma data arbitrariamente escolhida pela pela Igreja Católica Romana. Como o Império Romano prevaleceu por séculos sobre o mundo cristão, a data tornou-se, então, uma tradição para toda a cristandade.

Porém, há uma razão para a escolha desse dia. Ele era um popular dia festivo de celebração do retorno do sol. Em 21 de Dezembro acontece o que chamamos de solstício de inverno (o dia mais curto e, por essa razão, um dia importante no calendário).

Na verdade, 25 de Dezembro era o primeiro dia em que os antigos podiam notar, com clareza, que os dias estavam se tornando maiores e que a luz do sol estava retornando.

Além disso, como ninguém sabe, com certeza, o dia do nascimento de Jesus, a Igreja Católica se sentiu livre para escolher essa data.

O intento da Igreja era substituir um festival pagão existente, por um dia santo cristão.

Segundo o raciocínio de Roma, seria mais fácil abolir um festival tradicionalmente mundano da população, substituindo-o por um bom festival. De outra forma, a Igreja permitiria a ocorrência de um vazio onde antes havia uma tradição de longa data; e se arriscaria, assim, a produzir descontentamento na população, o que poderia promover um rápido retorno à prática pagã.

ISSO É RAZÃO SUFICIENTE PARA NÃO SE COMEMORAR O NATAL?

Os cristãos evangélicos, em geral, sempre souberam que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro. No entanto, a data para eles é tão somente simbólica.

Ora, se escolhemos datas simbólicas para comemorarmos o "Dia das Mães", o "Dias dos Pais", o "Dia do Trabalho" e tantos outros, por que razão cultivar uma estreiteza mental que considere pecado comemorar-se, simbolicamente, a vinda do Salvador ao mundo?

O nascimento de Jesus significa a Encarnação do Verbo - mensagem principal do Novo Testamento, evento que, com muito mais intensidade do que qualquer outro, deve ser festejado entre os homens.

Essa é a razão pela qual, comemoramos, simbolicamente, o Dia de Natal, no dia 25 de dezembro. Sem inquietações e sem falsos pudores teológicos.

Tony Ayres

4 comentários:

  1. Prezado amigo Tony

    Estou passando, para "sem inquietações e falsos pudores teológicos" desejar-lhe Paz e Saúde nesse final de ano, que creio, foi proveitoso para ambos os lados.
    Ano em que construímos uma sólida amizade, que as diferenças naturais entre nós, jamais foram empecilhos na nossa longa jornada até aqui.

    Reconheço que o nosso frutífero diálogo, tem funcionado como um adubo que firma mais as raizes da árvore que cultivamos.

    Um grande abraço

    Levi B. Santos

    ResponderExcluir
  2. Caro Amigo Levi:

    De fato, este ano tem sido fértil para a solidificação de nossa amizade. Desejo também a você muita Paz e muitas bênçãos no Ano Novo que se avizinha.

    Que, acima de tudo, o amor de Cristo seja o árbitro em nossos corações.

    Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com você, quando ando pelas ruas e vejo as decorações nas portas dos lares, nos condomínios, nas praças e avenidas, fico imaginando como apesar da sociedade consumista, da religiosidade, todo este aparato pode trazer a muitas mentes pensamentos sobre o Filho de Deus. Quantos têm a oportunidade de elevar seus pensamentos aos céus...Faço por eles minhas orações ao caminhar ou rodar pelas ruas...
    Este protesto "evangélico" contra o natal me parece recente.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Fernanda Cristinamaio 06, 2010

    Fernanda Cristina

    Uma pena que nós cristãos ' tenhamos' ( eu não) que nos adaptar a costumes e tradições ao invés de nos mantermos firmes no que o Senhor nos tem ensinado, sem contaminação, sem o querer do homem, mas de Deus. Pelo que sei somos ensinados a comemorar a morte do Senhor até que ele venha, e não o nascimento, que aliás, não sei que dia foi. Temos que parar de achar que tudo é normal, que todo mundo faz então vou fazer também. O maior exemplo de não seguir o que os outros pensam é o próprio Senhor Jesus que seguiu a orientação do Pai, e não dos homens. Que sejamos todos iluminados! A paz a todos!

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.