18 novembro, 2009

POSSESSÃO OU DOENÇA EMOCIONAL?

Checkup-OCD-Obsessive-Compulsive-Disorder_full_article_vertical Algumas confusões podem ser feitas por pessoas cristãs sinceras, quando se deparam com aquilo que comumente é conhecido como “manifestações espirituais”, obviamente, quando se referem a fenômenos negativos, que infligem sofrimento à pessoa.

Este post tem como objetivo lançar, despretensiosamente, alguma luz sobre a questão.

Em primeiro lugar, convém deixar claro que não é um procedimento correto “demonizar” todo e qualquer fenômeno psíquico-emocional, deixando o diabo com as costas mais largas do que, realmente, ele tem.

Por outro lado, embora o pensamento de muitos, a respeito do assunto ainda permaneça no estágio medieval; é igualmente insensato afirmar que o diabo não existe e que não exerce a sua ação sobre os seres humanos.

É preciso ter discernimento, vida espiritual sadia, conhecimento bíblico e um mínimo de informações psicológicas para não se cometer erros, às vezes traumáticos, nesta área tão delicada.

O QUE É NECESSÁRIO SABER?

Antes de mais nada, ter consciência de que existem questões psico-afetivas-emocionais que, às vezes se manifestam sob a forma de variados sintomas, que envolvem distúrbios de humor, distúrbios de caráter, transtornos dissociativos, transtornos de ansiedade, entre muitos outros; que embora, para os menos informados, pareçam “obras do diabo”, são, na realidade doenças de fato, que sofrem dramãticas remissões, com a administração do medicamento adequado.

Um exemplo claro disso é o TOC (Transtorno Obssessivo-Compulsivo), quadro em que uma pessoa, por exemplo, precisa dar três voltas no quarteirão, antes de estacionar o carro; verificar 15 vezes se desligou o gás ou fechou a porta à chave, antes de dormir; lavar as mãos incontáveis vezes por dia, etc.

Embora tudo isso possa parecer “diabólico”, configura um quadro patológico, catalogado no CID-10. Mesmo que a terapia ajude, essa patologia só sofre remissão quando a pessoa é corretamente diagnosticada por um professional competente e medicada.

Em segundo lugar, ter conhecimento de que outros distúrbio menos graves, como o rebaixamento temporário da auto-estima, por exemplo, ou um estresse pós-traumático (estresse provocado po traumas como a perda de um namorado, a perda do emprego, a ameaça de um abuso, entre outros) pode ser solucionado simplesmente pelo tratamento psicoterápico, não havendo a necessidade da prescrição de medicamentos.

E, finalmente, ter absoluta certeza de que as manifestações diabólicas ou “possessões’ existem, estão relatadas nos evangelhos e escravizam pessoas. Para essas, não existem benzodiazepínicos ou antidepressivos que funcionem. Somente a libertação, através do poder do sangue e do nome de Jesus.

E POR QUE FAZER ESSAS DISTINÇÕES?

Exatamente para não se cometer injustiças e não se magoar pessoas, desnecessariamente. Eu mesmo já tive de ajudar pessoas profundamente feridas e ressentidas porque, ao procurarem a ajuda de um pastor, foram tratadas como endemoninhadas, sem o menor critério de avaliação.

Pessoas assim, frequentemente relatam episódios de levarem “pancadas de bíblias” na cabeça, ouvirem gritos histéricos de exorcismos nos ouvidos, terem tido nenhuma consideração pelo ser humano que são e um profundo abalo em sua auto-estima.

CONCLUSÃO

Tendo em vista o que foi considerado nas linhas acima, concluímos que, mais do que nunca, na História da Igreja, os pastores de hoje têm que ter muito mais do que conhecimentos teológicos, para pastorearem seus rebanhos.

Devem ter um profundo conhecimento bíblico e um mínimo de conhecimentos de psicologia e de relações humanas.

Tony Ayres

5 comentários:

  1. Paz amado, É tão bom ter um psicoterapeuta por perto, principalmente que conhece a Deus.
    Certa vez um pastor depois de orar por uma senhora que estava caida no chão, me chamou para orar por ela também,quando me aproximei Deus me falou claramente que ela estava desequilibrada emocionalmente. Começei a acariciar sua cabeça e orar, ela abriu os olhos e logo depois chorando me contou o drama que estava vivendo.

    Realmente, já ví casos em que parecia possessão e no entanto, era tanstorno emocional mesmo.
    Creio que todo nós que lidamos espiritualmente com pessoas devemos ter discernimento para não levar mais problemas a quem já não suporta os que vive.
    Seria muito bom receber mais informações sobre transtornos emocionais da sua parte...
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro amigo Tony

    Providencial foi esse seu lúcido texto. Foi bom, porque partiu de um cristão e profissional com larga experiência na ausculta da alma humana e seu corolário de sintomas.

    Fiquei deveras indignado, quando dias atrás, vi um falso pregador(daqueles depois da meia noite na Record) expulsando os espíritos malignos citando um por um, os códigos de Doenças mentais (CID), como se cada patologia do código fosse um demônio.

    Esse cara deveria ser convocado pelo Conselho Federal de Medicina para prestar esclarecimentos, uma vez que está se servindo de um Código de acesso exclusivo dos médicos, psicólogos e psicanalistas para fazer macumbaria.
    É demais, Tony, para minha santa paciência!

    Um abraço, do seu amigo (indignado com esses falsos profetas de Baal)


    Levi B. Santos

    ResponderExcluir
  3. Prezada irmã Guiomar:

    É muito bom saber que existem as exceções, como você tem demonstrado ser. Cristãos evangélicos experientes precisam ter o cuidado de preservar sempre o "primeiro amor" para manterem a comunhão e a sensibilidade; a fim de não constituírem pedra de tropeço e sim bênçãos para os novos na fé.

    Shalom

    ResponderExcluir
  4. Caro Levi:

    Eu também, às vezes, faço as minhas "experiências", visitando algumas "igrejas". Em uma dessas vezes, vi, pessoalmente, o mesmo acontecimento que revoltou você, "in loco", na oração final de libertação, ao término do culto.

    Creio que este trabalho de conscientização que procuramos fazer, via Internet, poderá ser eficiente para acabar com essas coisas.

    Creio que fazemos aqui uma guerra de "guerrilhas", como o pessoal da JOCUM (Jovens Com Uma Missão), que, no dia de oferecimentos a Iemanjá, na praia, montam uma barraca branca, com dizeres do tipo "CONSULTE JIRÉ" (de Jeová-Jiré = "Deus é o nosso Provedor).

    Quem entra para consultar Iemanjá nessas tendas acaba levando o evangelho de Jesus Cristo e têm a oportunidade de sair do engano.

    Que possamos saber fazer por aqui coisa semelhante.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. A paz do Senhor,
    Sou evangelista e esposa de pastor,fiquei feliz com o que li aqui,hoje temos um ministerio independente, mas a um tempo atras congregamos em uma igreja e mesmo sem o conhecimento profissional, tecnico nesta area,em alguns aconselhamentos orientamos a pessoa a orar, buscar a leitura da palavra de Deus, mas,o mais importante naquele momento para sua cura emocional seria a ajuda de um profissional psicoterapeuta,um psicologo e de preferencia cristão, o lado espiritual seria tratado e acompanhado, muitos não entenderam (não a ovelha),hoje em nosso ministerio temos esse cuidado e mesmo como leigos, ainda, nos preocupamos em não confundir as situações espirituais com as emocionais e psiquicas.Tenho o desejo de me profissionalisar nesta area, a cada dia percebo essa necessidade dentro da obra de Deus, creio que Ele vai me dar condiçõs para realizar esse sonho até porque o objetivo é para investir dentro da sua obra, vou lutar por isso.Obrigada, Eziléia de Oliveira.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.