05 novembro, 2009

Minha Mudança

FOTOS DO BACKUP 282 Amados, tenho ficado algum tempo sem postar. Tempo em que tenho mergulhado em meus pensamentos e tentado buscar dentro de mim algumas verdades que, inconscientemente, estavam me incomodando.

Como resultado dessas minhas reflexões obtive algumas respostas. A principal delas é a de que, de certa forma, perdi o gosto pela blogagem porque, repassando os meus posts, percebi que a maior parte dele contém conteúdo de críticas a posturas e instituições.

Percebi também que, ainda muito mais do que eu, alguns blogs abusam do direito de utilizar livremente a palavra, fazendo críticas, por vezes jocosas, a pessoas de nosso meio, principalmente porque isso “dá IBOPE”.

Porém,a crítica gratuita, a crítica pela crítica não tem o condão de resolver problema algum, além de não edificar.

Assistindo ao filme “Olga”,dei-me conta de que, talvez, a maioria de nós, blogueiros cristãos, não estamos dispostos a abraçar a uma causa e lutar ou militar por ela, a não ser virtualmente; o que, convenhamos, é muito fácil.

Lembrei-me do Código de Ética que prometi seguir, quando da conclusão do meu curso de formação de psicanalista. Por esse código, comprometi-me a respeitar a dignidade humana das pessoas.

Assim sendo, o tanto quanto possível, procurarei ser menos crítico e mais agregador pelo lado positivo. Afinal, apesar das muitas mazelas, a Igreja continua a ser o Corpo de Cristo na Terra. E esse Corpo têm muitas coisas positivas, que devem ser destacados.

Isso, por si só, promoverá edificação.

Continuo a prezar e a respeitar os colegas que permanecerem na linha de apontar erros e posturas inadequadas.

Mas procurarei me conduzir por essa nova conduta (que descrevi no início) em minhas postagens.

Em Cristo,

Tony Ayres

14 comentários:

  1. Amém, amigo Tony!
    Não digo q havia prestado atenção nesta linha de postagens que estavam sendo feitas por vc, pq realmente não havia notado... mas considero mt importante, qdo "nós" mesmos reconhecemos o qt precisamos de mudança. Mudar é necessário! E isso deve acontecer constantemente... nos acostumamos tanto a determinadas situações e posturas, que passamos a considerar normal, infelizmente.
    Mas a prova de q temos um Ajudador Divino, chamado Espírito Santo de Deus que habita em nós, é q passamos por esse processo de reflexão, onde passamos a perceber q precisamos mudar... isso vem de DEus!!! E vc é uma pessoa de DEus!
    Portanto, mude sim... e sempre, de acordo com o q Deus lhe direcionar... pq desta forma o nome do Senhor e sua igreja, com tds os seus valores e benefícios, alcançarão os q precisam de amor e salvação, e até msm de transformação pela Palavra de Vida que temos para oferecer-lhes.

    Um grande abraço,
    Da maninha Tâninha.

    ResponderExcluir
  2. Prezado irmão Tony,

    Eu concordo plenamente com suas reflexões. Particularmente, já havia feito uma parecida. Tanto que também resolvi escrever no meu blog (http://rcantini.blogspot.com/2009/08/falando-apenas-sobre-verdade.html).

    Não é fácil falar somente de coisas boas no mundo Cristão, tendo em vista a enxurrada de heresias que tomamos conhecimento todos os dias.

    No entanto, temos que procurar sempre exaltarmos a obra de Deus, sem que deixemos de alertar os menos avisados dos erros intencionais cometidos por muitos pregadores do "evangelho".

    Um grande abraço e que Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Tony,
    Estou realmente emocionada com o que acabei de ler, apesar de que uma coisa que me chamou atenção em vc foi o cuidado com o qual opinava sobre o erro de alguém.
    Acabei de postar comentário em um blog sobre essa questão de se criticar a igreja de Cristo. Ela está sendo acrisolada... Vai subir uma igreja sem mácula e sem ruga.
    Confesso a você que venho numa luta ingente quanto a questão da malediscência que vem muitas vezes "sinonimizando" denúncia do pecado...
    Não admito o sarcasmo... Nem a ridicularização de pessoas ainda que mercenárias. Creio que se temos que denunciar o erro tem que ser com seriedade.
    Para mim, você ganhou um crédito a mais na busca pela coerência.
    Não posso negar que Deus tem falado ao meu coração sobre estas coisas para que eu seja vigilante.
    Que Deus lhe constitua como ajudador para tantos de nós que necessitamos curas emocionais.

    Por favor, gostaria que conferisse a nossa última postagem e deixasse sua crítica e/ou parecer.
    Perdão se alguma vez fui uma mal testemunha de Cristo para você. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, querido amigo!

    É por essa sensibilidade que eu coloquei o seu blog nos meus links amigos. Eu sempre observei seu equilíbrio nos artigos que escreve; é uma marca sua. Que bom que você chegou a essa conclusão de não seguir em frente com algo que não combina com você (rs)... Mais uma vez, você me surpreende.

    A cada dia que passa, amigo, eu percebo que devo evitar os “falatórios” e os “faladores”. Eu os comparo a “urubus” que trazem a sua carniça para dividi-la conosco... Se eu tenho direito ao maná do Céu, porque eu devo comer carniça? (desculpa a expressão)

    O que não edifica a nossa vida, precisamos rejeitar veementemente, e se não edifica a nossa vida, não pode ter espaço nela.

    O apóstolo Paulo adverte Timóteo,
    “E tu, ó Timóteo, guarda o que te foi confiado, evitando os falatórios inúteis e profanos e as contradições do saber, como falsamente lhe chamam, pois alguns, professando-o, se desviaram da fé.” (1Tm. 6.20.)

    Que Deus nos livre dessa maldição. Não quero fazer o trabalho do diabo... eu penso como você e assino embaixo.

    As Sagradas Escrituras nos ensinam a evitar os maldizentes: “Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais.” (1Co. 5.11.)

    Muitos sem perceberem, estão abrindo brechas em suas vidas... dando legalidade ao inferno para trazer feridas para si e a outros e muitas dessas feridas difíceis de cicatrizar... A maledicência abre esse espaço.
    Enfim... Devemos guardar o nosso coração como guardamos uma jóia de muito valor.

    Deus te abençoe muitíssimo, Antonio!

    MC

    ResponderExcluir
  5. Taninha:

    Muito obrigado, amiga, pela compreensão e palavras de apoio. É muito bom saber que os amigos compreendem nossas decisões e atitudes.

    Abraço fraterno

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo Cantini:

    Seu blog é um modeloa ser seguido. Obrigado por suas palavras. Se conseguir ser um pouco como você, terei tido um bom modelo.

    Obrigado pelas palavras e um forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. Prezada amiga Guiomar:

    Suas palavras são sempre oportunas, minha amiga. Creio que não sou digno de tanto apreço. Mesmo assim, muito obrigado.

    Como me pediu, estive visitando novamente o seu blog e lá deixei um recadinho.

    Abraço Fraterno

    ResponderExcluir
  8. Querida Amiga:

    Que bom "ouvir" você dizer-me todas essas coisas.E relembrar-me de textos bíblicos tão importantes e oportunos.

    E.se você consegue identificar em mim alguma sensibilidade, isso é porque você também é uma pessoa sensível.

    Nem sei o nome de sua denominação, Márcia. Mas, a comunhão que tenho contigo é tal, como se tivéssemos crescido e sido educados na mesma igreja.

    Concordo com a metáfora que você utilizou e também prefiro alimentar-me do maná celestial e do Pão da Vida.

    Obrigado por seu valioso incentivo.

    Que o Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti!

    A Internet, às vezes, traz-nos estes presentes: "amigos mais chegados que um irmão".Você faz parte deles!

    ResponderExcluir
  9. Querido Tony, acabei de conhecer seu blog através do cristaoconfuso.blogspot.com e fiquei tão grata ao ler seu último post que vc nem imagina!
    Apesar de haver em meu blog "algumas coisas" que acho importante denunciar, vinha me sentindo incomodada com a enxurrada de posts no modelo que vc descreveu, e desmotivada até em ler.
    Algumas vezes dei uma exortada sutil no pessoal blogueiro de forma geral, mas creio que quem está confortável com isso e (mais ainda por isso)ganhando tanto ibope, não vai estar nem aí.
    Parabéns por sua seriedade e suas convicções.
    Forte abraço e, se quiser conhecer meu blog, fique à vontade.

    ResponderExcluir
  10. Antonio,

    Passei aqui para dizer: Que estou sentindo a sua falta... NÃO PARE DE ESCREVER!

    Casemiro de Abreu, o famoso poeta, deixou-nos estes formosos versos, com o título:

    "Deus"

    "Eu me lembro! eu me lembro!
    Era pequeno, e brincava na praia;
    O mar bramia, e erguendo o dorso altivo sacudia,
    A branca espuma para o céu sereno
    Eu disse a minha mãe nesse momento:
    Que dura orquestra! Que furor insano!
    Que pode haver maior do que o oceano,
    Ou que seja mais forte que o vento?
    Minha mãe a sorri olhou pros céus
    E respondeu: - um Ser que nós não vemos
    É maior do que o mar, que nós tememos
    Mais forte que o tufão! Meu filho, é Deus!..."

    Com carinho,

    MC

    ResponderExcluir
  11. Márcia:

    As vezes, temo que meus escritos possam decepcioná-la. Mas, obrigado pelo incentivo, amiga.

    Creio que, acima de qualquer diferença, "o amor de Cristo nos constrange".

    Fique na Paz!

    ResponderExcluir
  12. Oi Tony,
    Te conheço só de ouvir falar (espero que meus olhos possam vê-lo em breve, rs...). Sou amiga da The há uns anos. Ela me indicou seu blog e gostei de muita coisa que li por aqui. Resolvi postar esta mensagem prá dizer que concordo com o que vc escreveu. Entendo que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose, e muitos, no afã de denunciarem os desvios no meio cristão, caem em un "denuncismo" vazio, estéril, incapaz de promover a vida abundante que há em nosso amado Senhor.
    Creio que as palavras Dele são Espírito e Vida e que o Evangelho é muito mais que doutrinas e ensinamentos. Que o Senhor nos dê o equilíbrio necessário para aproveitarmos as oportunidades e edificarmos o Corpo de Cristo com o tempo e o recurso que temos.
    Que o Senhor nos conduza nesse caminho.

    Na comunhão,
    Maria de Luca

    ResponderExcluir
  13. Qual igreja (denominação) você frequenta Tony.

    Sidney
    Itaquera SP

    ResponderExcluir
  14. Antônio, graça e paz.
    Acabei de clicar no "seguir " do seu blog. Maravilhoso!! Não conhecia.
    Quero convidá-lo a dar uma passada no blog: http://oreinoemnos.blogspot.com/ e quem sabe agregar algo novo.
    Nele, que nos ensinou a compartilhar. Abraços.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.