15 setembro, 2009

Vítimas do Perfeccionismo

brincogargantilhafiorini Há cerca de três anos, li um livro de um cirurgião plástico que me surpreendeu pela honestidade. Obviamente, não quero dizer com isso que os demais profissionais clínicos dessa área sejam desonestos.

Mas o tal cirurgião (infelizmente, não me recordo o seu nome) relata, em seu livro, que, muitas vezes, recusou pacientes; ou por achar a cirurgia desnecessária; ou por ter a certeza de que, por mais perfeito que fosse o resultado, nunca estaria à altura do perfeccionismo da paciente.

É justamente este ponto que revela uma importante constatação: geralmente, por trás do perfeccionismo, esconde-se uma personalidade de base depressiva e esse eminente cirurgião sabia, por experiência própria, que uma pessoa deprimida sempre se achará feia, por mais linda que ela seja, esteticamente falando.

UM SINAL DE ALERTA

Escrevi os parágrafos acima, a fim de que eles sirvam como um sinal de alerta para todo(a)s aquele(a)s que têm uma tendência para o perfeccionismo.

Pessoas vítimas desse sentimento escravizam-se, tornam-se em tudo metódicas, sofrem muito e fazem seus parceiros e familiares também sofrer.

Esquecem-se ou simplesmente não conseguem enxergar que, mais importantes do que os fatos, são as maneiras pelas quais os enxergamos.

CONCLUSÃO

Se você que lê esta postagem percebe que está sendo muito rigoroso(a) com prazos, horários, arrumação da casa ou escritório; ou sendo metódico(a) demais até nos momentos de intimidade com seu/sua parceiro(a) ou nas horas de lazer com a família; saiba que já soou a sirene de alarme.

É hora de buscar ajuda para mudar de atitude. Hoje em dia existem tratamentos muito eficientes que combinam medicamentos com psicoterapia, extremamente eficazes, para produzir, à curto prazo, uma excepcional melhora na qualidade de vida.

Não espere mais. Procure, sem demora, um profissional competente.

Tony Ayres

6 comentários:

  1. Psicoterapia gratuita! Pra mim está sendo maravilhoso haver descoberto vc.
    Como trabalhei muito por este mundo a fora, conheci muita gente com enfermidades diversas na alma.
    Conheci um jovém casado belíssimo e estava a beira do desespero por complexos de inferioridade, não foi fácil vê-lo liberto, finalmente não sou psicóloga ou algo do ramo...
    Trabalhamos com outro muito bonito também que tinha problemas muito sérios por sua altura, que para seu pai era demais...
    O que me dói, Tony, é que dentro das igrejas, que deveria ser um lugar de cura das feridas, dos traumas, você ver até mesmo líderes humilhando pessoas com critícas a defeitos físicos, inteligência, etc, até mesmo de púlpito. Eu já tomei muitas dores de outros por este motivo.
    Um abração, muita gente necessita de vc.

    ResponderExcluir
  2. Pastora Guiomar:

    Tenho que concordar com você quando menciona o fato de as igrejas produzirem gente doente, quando deveriam ser comunidades terapêuticas. Isso dói em qualquer cristão consciente.

    Jesus veio para trazer liberdade aos cativos, mas os fariseus de ocasião, nas palavras de nosso querido amigo Levi, estão sempre elaborando novas "tabuinhas da lei".

    Obrigado por sua amizade.

    Tony

    ResponderExcluir
  3. Vou lhe pedir um favor: tire o pastora, prefiro ser dentro de mim. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Olá,demorei uma vida inteira para perceber o quanto me custou ser perfeccionista.Deus te abençoe por querer trazer esse conhecimento a quem sofre desse mal.Fica na paz

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo belíssimo trabalho no blog.

    Já estou seguindo!

    Aproveito para lhe convidar a conhecer meu blog, e se desejar segui-lo, será uma honra.

    Seus comentários também serão muito bem-vindos.

    www.hermesfernandes.blogspot.com

    Te espero lá!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Puxa que legal ter encontrado o seu blog... fiquei feliz em encontrar um psicanalista cristão. Confesso que tenho dificuldade em relacionar os dois e agora posso acompanhar seu blog e entender melhor esta união.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.