24 março, 2009

QUANDO A BÍBLIA NOS INQUIETA

oracao Aceitei a Jesus como meu Salvador e Senhor, pouco antes de completar 12 anos de idade. Apesar de ser ainda criança, ou um pré-adolescente, passei por aquele processo que, nós, cristãos evangélicos, costumamos chamar de conversão ou de novo nascimento.

Claro que minha vida mudou radicalmente para melhor e que a alegria passou a ser minha companheira. Passei a sentir-me aceito e a ter a sensação de ter um Pai Celestial, já que o pai natural me faltou.

No entanto, à medida em que fui me familiarizando com a Bíblia, começou a nascer uma inquietação em meu coração, que nunca eu conseguia banir.

Essa inquietação me acompanhou por toda a minha infância, adolescência, juventude e até pela minha vida adulta. Não encontrei qualquer pastor, nem mesmo no seminário, que conseguisse dar-me uma explicação, que viesse abrandá-la, a contento.

Vou dizer qual era essa inquietação.

Eu, simplesmente, não conseguia compreender como aquele Deus bondoso e misericordioso do Gênesis pudesse ser o mesmo Deus irado do Êxodo, livro que apresenta situações em que alguém sequer podia aproximar-se do monte, sem ser fulminado.

Já no livro de Jonas, aparece de novo um Deus misericordioso, que se compadece de cento e vinte mil ninivitas (povo inimigo dos israelitas), poupando-os, por terem sido se arrependido pela pregação a que o profeta foi “levado” a fazer-lhes.

Outras passagens levavam-me, novamente, a ver a ira divina ( a morte de Uzá, ao tocar na arca; a ordem para que amalequitas, inclusive mulheres e crianças fossem passado ao fio da espada; quase todo o livro do profeta Ezequiel, e assim por diante).

Um dia, porém, encontrei um pastor, com o qual passei uma manhã, que compreendeu a minha inquietação e, sabiamente, lidou com ela.

Teve a paciência em explicar-me, detalhadamente, que, além de cada livro da Bíblia ter sido escrito numa determinada época, numa cultura específica e num contexto específico; o escritor sagrado não funcionou jamais como um autômato teleguiado.

Fez questão de enfatizar-me que Deus era o Autor da mensagem. Mas, a forma, a maneira, o jeito dessa mensagem ser escrita era sempre responsabilidade do escritor ( o zelo de Ezequiel, por exemplo, foi o responsável pela forma contundente e até irada, pela qual colocou a mensagem de Deus, por escrito).

Ricardo Gondim é o nome desse pastor. Esse servo de Deus nem imagina o bem que me fez, e como saí pisando leve de seu gabinete, carregando um fardo muito mais leve do que aquele que carreguei por tantos anos.

Mas, a cura final de minha inquietação aconteceu sem eu esperar, um dia quando, em minha casa, estava lendo uma passagem bíblica sobre a qual já havia meditado e até pregado inúmeras vezes, mas, por incrível que possa parecer, nunca, antes, os meus olhos tinham sido abertos para enxergá-la naquela perspectiva.

Refiro-me a Lucas, capítulo 14, versículos 8 e 9: “Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?”

“É isso!” – disse eu para mim mesmo - “quem vê Jesus, vê o Pai; quem conhece o caráter de Jesus, conhece o caráter do Pai; quem conhece a misericórdia de Jesus, conhece a misericórdia do Pai! Quem vê a Jesus, assim vê o Pai”.

Ora, o que fez Jesus em sua vida, senão curar enfermos, fazer paralíticos andarem, purificar leprosos, dar vista aos cegos, ressuscitar mortos, compadecer-se dos oprimidos, defender o direito dos pobres e, por fim, dar-nos a salvação, através de sua morte, e morte de cruz?

Haveria alguém mais misericordioso do que o Filho de Deus, que depois, ressuscitou dentre os mortos, ao terceiro dia, demonstando, com isso, que o Seu sacrifício foi plenamente aceito pelo Pai?

Desde então, minha inquietação desapareceu. Hoje, vejo o Pai, através de Jesus. E isso traz profunda paz ao meu coração!

Tony Ayres

6 comentários:

  1. Irmão Antonio, maravilhoso e edificante este post. O povo de Deus de um modo geral sofre pelo mesmo motivo, às vezes se calam até por amor a Deus, com medo de expor negativamente o Senhor, porém não coseguem explicar sobre a ira de Deus.Paulo diz: "Considerai pois a bondade e a severidade de Deus". A resposta que você encontrou "Quem vê a mim vê o Pai" é uma revelação.Um abraço, que a paz inunde seu coração.Pr Ismael.

    ResponderExcluir
  2. Uau. maravilhosas palavras, ainda estes dias comentava com meu marido que a igreja vende um "Deus" mau, vingativo, pronto a matar, exterminar e castigar, e de um Jesus tao bonzinho, mas tão bonzinho que chega ser enjoativo, irreal, esquecendo que os dois são um.
    excelente a sua exposição

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse post. Várias pessoas se perguntam a mesma coisa e você encontrou essa resposta.

    ResponderExcluir
  4. Pr. Ismael,Creuza e Vanessa:

    Agradeço-lhes pela visita e me sinto feliz pelo relato de minha experiência ter-lhes feito bem.

    Em Cristo.

    ResponderExcluir
  5. Muitas vezes senti essa inquietação e me questionei a esse respeito. Confesso que quando jovem achava Jesus infinitamente mais misericordioso que Deus...
    Com o amadurecimento na palavra, entendemos que a Bíblia é um todo, não pode ser analisada apenas por determinados versículos. Louvo a Deus por esse artigo tão objetivo!

    Afetuoso abraço!

    Cintia

    ResponderExcluir
  6. Cíntia:

    Que palavras animadoras, minha irmã.

    Que Deus abençoe você!

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.