05 março, 2009

O LEGALISMO É A PORTA DE ENTRADA PARA A SENSUALIDADE

Bernini_The_Rape_of_Proserpina_detail3 Já há algum tempo pretendia abordar esta questão aqui, pois julgo de extrema importância conhecermos os fatos reais e não a aparência exterior que os esconde; e cristãos sinceros, para serem coerentes em sua ética e em seu julgamento, precisam ser sábios; não ingênuos.

Sempre me lembro de meu professor de Psicologia do seminário, que dizia: "Meus irmãos, quando vocês virem um pastor usando o púlpito todos os domingos, seguidamente, vociferando contra o adultério, desconfiem...provavelmente ele está em adultério!"

Mais tarde, tive inúmeras oportunidades de constatar o quão certeira era a afirmação daquele professor, infelizmente.

É por isso que tenho muito medo dessas igrejas exageradamente austeras e rigorosas em sua "doutrina"; que ensinam que ir ao cinema é pecado; que usar calças compridas (mulheres) é pecado; que usar maquiagem é pecado; que usar saltos nos sapatos é pecado, que deter-se por um pouco diante de uma banca de revistas é pecado; que assistir televisão é pecado...

Como a Bíblia nos ensina, essas coisas "têm aparência" de boas, mas, na realidade são potencialmente más.

E por que afirmo isso?

Porque a psicanálise nos ensina que "quando alguém afirma algo insistentemente é porque, no fundo, tem dúvidas inconcientes". Isso vale, por exemplo, para o caso do pregador que citei, no segundo parágrafo.

Mas o processo que se desencadeia, quando as pessoas são envolvidas por essas "doutrinas" legalistas extremadas é mais ou menos o seguinte: todo o investimento libidinal (e libidinal em psicanálise significa energia de vida e não "libidinagem", no sentido chulo e pecaminoso da palavra) é feito para cumprir rigidamente essa doutrinação exterior.

Consequentemente, com um superego extremamente cobrador e rígido, o ego fica fragilizado ao extremo, e se torna presa fácil do id (onde estão as pulsões instintuais) que se manifestam pelo seu oposto.

Explicando melhor: por mais paradoxal que possa parecer, os "crentes" e os "ministros da Palavra" mais ortodoxos e legalistas; extremados no cumprimento de suas "cartilhas eclesiais", são os que têm as mentes mais sujas, os sonhos mais sensuais e as fantasias mais obscenas que se pode imaginar.

É óbvio que tais pessoas são presas facílimas, e de fato são as que mais incorrem nos mais tacanhos pecados sexuais (vide reportagem de O Globo, no link:)

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL586928-5598,00-JUSTICA+DE+SC+CONDENA+PASTOR+A+ANOS+POR+ABUSO+SEXUAL+DE+JOVENS.html

Evidentemente, generalizei aqui. Existem, claro, as exceções. Mas, o melhor mesmo é freqüentar uma igreja madura na Palavra e na doutrina, que não se estriba no legalismo nem em qualquer outra sorte de extremismos.

Vivemos dias maus, de secularismo, de falsificação da doutrina bíblica e de mercadejamento da Palavra de Deus. Sejamos, pois, "símplices como as pombas e prudentes como as serpentes", como nos ensinou Jesus.

Somente isso no impedirá de nos perdermos no meio do caminho.

Toni Ayres

9 comentários:

  1. Prezado colega e irmão

    Já que descobrí o seu interessante blog, tomarei a iniciativa de convidá-lo para iniciarmos uma interação, através dos nossos textos.
    Concordo com esse seu artigo, em gênero, número e grau.
    No meu blog tenho postados alguns textosde cunho bíblico-reflexivo. Gostaria de receber a sua opinião sobre eles.
    Acho que o nosso meio evangélico, com raras excessões, tem semeado mais o medo e a culpa, como você muito bem tem frisado em um dos seus textos.
    Se possível leia e comente esse texto: http://levibronze.blogspot.com/2007/07/fardos-pesados-uma-reflexo.html

    Cordialmente,
    Levi B. Santos

    ResponderExcluir
  2. Prezado irmão Levi:

    Já tive o prazer de visitar o seu excelente blog, deixando lá um comentário.

    Aceito a sua proposta, com muito prazer.

    Em Cristo

    ResponderExcluir
  3. Antonio Tadeu Ayres, a paz!

    Simplesmente o seu texto toca em um assunto muito importante. Infelizmente temos visto isso na pratica, pois ainda nossas igrejas pentecostais estão permeadas pelo legalismo e conseqüentemente por um falso moralismo.
    Certa vez ouvi a história de um pastor que não usava sandálias, somente sapatos, pois uma mulher tinha elogiado a "formosura" do seu pé. Essa história foi contada na minha igreja como exemplo de santidade, mas logo isso me cheirou mal, como exemplo claro de uma pessoa cheia de malícia.


    PS: Parabéns pelo blog. Recentemente li o seu livro "Reflexão da Globalização Sobre a Igreja" (CPAD). Essa obra é muito boa!

    Gutierres Siqueira
    teologiapentecostal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Prezado irmão Gutierrez:

    Agradeço-lhe por suas palavras e que bom que você tenha gostado do blog e do livro. Sinto-me honrado e, honestamente lhe digo que não comungo com a opinião de certo anônimo, que o chamou de "menino", no comentário do post sobre as eleições da CGADB.

    Maturidade nada tem a ver com idade cronológica.

    A minha esperança é que você persevere na coragem de dizer a verdade, de acordo com a Palavra e com a sua consciência.

    Em Cristo.

    ResponderExcluir
  5. Shalom!

    1. Caro Antonio Tadeu Ayres, parabéns pelo ótimo blog, e por este texto que quebra muitos paradigmas. Falta em nossas igrejas a capacidade de pensar e refletir. Nossos cultos enfocam o sensorial, quando na verdade o culto é racional. Que o El Deót [ Deus da sabedoria] lhe capacite para produzir textos como este, que fazem os leitores pensarem. Já dizia o Dr John Stott: " Crer é também pensar".

    um grande abraço, Pr Marcello

    Medite em Pv 18.4

    P.s> veja a estréia do meu singelo blog:

    http://davarelohim.blogspot.com/ - com sua atenção para os textos: Os nomes de D'us / "Shekiná".

    ResponderExcluir
  6. Antonio Tadeu Ayres, a paz!

    Agradeço pelo comentário no "Blog Teologia Pentecostal". Venho acompanhado seu trabalho e gostei dessa proposta de orientar os cristãos evangélicos em assuntos tão delicados, ligados a questões psicológicas.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Antônio Tadeu,

    Gostei de conhecer seu blog e os temas apresentados, você está de parabéns. Sua abordagem sobre o legalismo e a sensualidade ficou excelente. Depois vou procurar ler seu livro publicado pela CPAD.

    Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  8. Caro colega em Cristo, discordo de voce, pois há a necessidade de sermos radical com o Evangelho.Jamais frequentaria uma igreja que agisse da maneira que voce refere, isso sim é liberdade, beirando a libertinagem.Mulher usar calças compridas? Pode até ser, mas nao de maneira que marque o corpo e mostre as curvas, isso é sensualidade.Assistir televisao?
    O que por exemplo? Novelas mundanas, imorais, adulteras, homossexuais...Assistir bbb, que
    só mostra bebedeiras, prostituiçoes, etc.Nao.Isso jamais condiz com a Palavra de Deus.Quantos evangélicos conhecemos que vivem com um "pé" nas trevas e o outro na luz.
    Ouvem musicas seculares, vao a moteis, sendo que moteis sao usados pra que? Pra adulte
    rios, fornicaçao, encontros homossexuais, orgias...Nao existe comunhao entre trevas e luz.
    A tal da igreja Bola de Neve no rio de janeiro, é contraria a Palavra de Deus, pois há muita
    liberdade entre os congregados.Nao estou julgando ninguem, porém posso dizer que há exageros
    por parte de algumas igrejas em arrebanhar fieis, chega a ser mundano.Ou você concorda
    que homens crentes podem olhar pra uma mulher quase nua e simplesmente ignorar que no intimo
    nao a está cobiçando? Isso é brecha pro diabo agir e conssumar o pecado.Parar diante
    de uma banca de revista pra ver, ler o que? Por mais que voce se sinta seguro, você acabará
    tentado a olhar para as revistas pornográficas que ficam bem visiveis nessas bancas.Quer
    uma leitura edificante? Procure uma livraria gospel.E o que mais me entristece é que há
    irmaos evangélicos tao moderninhos que chega a provocar escandalos.Uma dessas pessoas
    é a Monique Evans, que se diz evangélica, leitora assidua da biblia, mas fala palavroes, fica
    no meio de imoralidades.Isso é impossivel, nao há como amar a Jesus e amar o mundo, e o
    que há no mundo.Ou voce é fiel a Deus, em santidade de corpo, espirito, e mente, ou voce se entregue de uma vez a cuncupciencia da carne.Fique mais atento as obras de Deus, seja um exemplo de luz no Espirito Santo." Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam. Ninguém busque o seu próprio interesse, e sim o de outrem." 1Co 10.23,24

    ResponderExcluir
  9. Caro amigo, mesmo uma leiga em psicanálise (como eu)se prestar bastante atenção, chegará a mesma conclusão exposta por vc, com a propriedade de conhecedor da área.
    Conheci uma pessoa que repetia sempre a mesma pregação sobre se estar em dúvida sobre sua fé, exortando-nos para não sentirmos inveja ao ver o irmão abençoado, quando a nossa benção parecia nunca chegar. Dizendo ser "recado de Deus" para nós, ele bradava:
    "Tome vergonha na cara!" "Seja homem! Se vc está aqui para passar o tempo, saia!" Repetia isso vigorosamente, ficava bastante exaltado... Que Deus me perdoe, mas inúmeras vezes achei que ele pregava para si mesmo. Engana-se quem pensa que discurso convence.
    A atitude, o olhar, o modo de agir, até mesmo de cumprimentar alguém, diz muito sobre nós.
    Tenho orado por essa pessoa, que infelizmente, está no momento afastada.
    *Meu falecido pai costumava dizer que todo fanatismo, todo radicalismo é perigoso.

    Abraços,

    Cintia

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.