10 maio, 2010

O PERIGO DA LEITURA SEM DISCERNIMENTO

livros para comer Adquirir o hábito da leitura é uma das maiores riquezas que uma pessoa pode decidir ter na vida. Os livros são os tesouros que descortinam o mundo para o homem, tornam-no sábio, ensinam-lhe a prudência, o equilíbrio e, principalmente, a modéstia - a virtude que sempre acompanha a verdadeira sabedoria.

No entanto, nisso tudo existe um perigo que, infelizmente, tem se tornado cada vez mais próximo e feito cada vez mais vítimas.

Falamos da leitura, sem o necessário discernimento.

Na verdade, atrás de toda retórica existe uma ideologia, o que significa que, por trás de toda mensagem escrita existe (claramente, ou nas entrelinhas) um objetivo do escritor.

Em outras palavras, a leitura jamais pode ser simplesmente "deglutida", sem que o leitor a submeta a um filtro crítico que deve ser a sua salvaguarda. Do contrário, irá "ingerir" e "digerir" muita coisa que não presta e, o que é pior, irá assimilar o que não deseja.

Mas por que razão escrevo isso?

Porque tenho percebido  que a teologia "liberal" que alguns procuraram estudar roubou-lhes o discernimento e a capacidade de separar o joio do trigo (em se tratando de literatura). Da leitura dos teólogos liberais para a leitura de Nietzsche, Marx e Sartre, entre tantos outros, foi apenas um passo.

Evidentemente, nada tenho de pessoal contra esses escritores. Afinal, eu mesmo, os leio e alguns deles fazem parte de minha pequena biblioteca. O que me entristece é que esses autores têm sido lido e assimilados, sem o filtro crítico a que me referi.

O resultado foi a produção de um tipo de cristão que não crê mais na inspiração da Palavra, na deidade de Jesus e na existência da vida eterna. Compraram a ideologia ateísta e perderam a fé.

Fizeram como o sacerdote que foi enviado para converter um corretor de seguros, enfermo na cama.

O sacerdote não conseguiu converter o corretor, mas, em compensação, voltou para casa com uma boa apólice de seguro.

Não desejo estender-me mais sobre o assunto neste post, mas espero, sinceramente, que os que o lerem, considerem o que aqui foi exposto.

Tony Ayres

4 comentários:

  1. Foi muito bom passar aqui agora, estou muito triste e questionando muito sobre ensaios e comentários que andei lendo em alguns blogs que evidenciam não só a perca da fé, mas também a total falta de respeito pela pessoa de Jesus, encontrei comentários até obscenos com relação a sexualidade de Jesus.

    Eu estava orando para escrever algo sobre este assunto, o seu ensaio veio a calhar, vou publicá-lo no nosso blog.
    Continue simples e firme, tendo sempre água pura para tantos que bebem no seu blog.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Cara amiga Guiomar:

    Infelizmente, a argumentação dos grandes pensadores seculares inchou o ego de muitos que viviam na simplicidade do evangelho.Tais escritores acabaram ficando "maiores" do que Jesus de Nazaré no coração, antes simples de ex- servos.

    Obrigado por sua solidariedade.

    ResponderExcluir
  3. Olá, ótimo texto!É um alerta para a Igreja. Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Selma Elizamaio 19, 2011

    A Paz!Caríssimo irmão em Cristo.

    Gostaria de partilhar o que testemunhas fazendo a sua parte como um sincero filho de Deus colaborando com o seu plano de AMOR, informando e anunciando a VERDADE de um Deus, único e verdadeiro, JESUS CRISTO.
    Como esses filósofos, também nos dias de hoje temos muitos incrédulos que não sabem quem são, nem porque aqui estão, vivem como uns embriagados soltos na noite, desorientados, porque o que lhes faltam é tudo: conhecer a JESUS CRISTO, nosso Redentor, nossa ESPERANÇA, para o que nos espera na ETERNIDADE.
    É preciso construirmos o céu aqui, para então depositarmos nas mãos de Jesus as obras que produzimos por seus méritos, motivo que nos impulsiona a continuarmos seguindo os seus passos, por mais difícil que seja nossa caminhada aqui nesse mundo.
    É portanto, uma dura batalha, que travamos, mas que unidos a Cristo somos mais que vencedores. Chegaremos lá! É preciso ter coragem, perseverança, permanecer, confiar e viver por CRISTO, COM CRISTO E EM CRISTO.
    Fique com Deus! E vamos continuar a semear o AMOR, para ganharmos a eternidade no céu.
    Com carinho,
    Selma Eliza

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.