20 janeiro, 2010

O Cérebro Precisa Ser Exercitado

brain Nosso cérebro precisa de atividade para estar sempre atento. Por essa razão, se desejarmos manter um equilíbrio mental adequado é preciso exercitá-lo, da mesma forma que temos que exercitar nosso corpo, para conservá-lo saudável.

Na verdade, a boa forma física e a saúde mental precisam andar de mãos dadas. Os benefícios propiciados pelos exercícios físicos para o sistema cardiovascular também são importantíssimos para prevenir as doenças degenerativas no cérebro.

E COMO FAZER PARA EXERCITAR O CÉREBRO?

Tendo sempre em mente que a essência do poder mental está no movimento.

Quando é exercitada com regularidade, a mente torna-se mais alerta e ágil, ao mesmo tempo em que o processo de envelhecimento é adiado.

As pessoas que estimulam e desafiam sua capacidade intelectual até uma idade avançada mantêm-se mentalmente ativas, apresentam uma menor incidência de distúrbios de memória e, por vezes, evitam até mesmo o mal de Alzheimer.

Isso é tão importante que vale a pena lembrar que toda vez que aprendemos alguma coisa nova ( uma palavra, um fato histórico, uma operação matemática simples, por exemplo) alteramos a qualidade de nossas terminações nervosas, intensificando, assim, a transmissão de nossos impulsos nervosos.

Isso acontece poque nossos neurônios têm a capacidade de transformar e adaptar sua estrutura e função, em resposta às exigências internas e externas do organismo, o que chamamos de neuroplasticidade.

O QUE FAZER, ENTÃO, PARA MANTER O CÉREBRO SEMPRE ÁGIL?

Ter consciência de que, assim como o corpo se mantém saudável com a prática de exercícios físicos, o cérebro também se mantém saudável com a prática de exercícios mentais.

Entre eles estão: o estudo de uma nova língua, a prática da pintura, da escultura ou do artesanato; a redação de textos, a escrita de contos e até mesmo a realização de exercícios de palavras cruzadas.

Afinal de contas, tudo o que não se usa, se atrofia.

Tony Ayres

3 comentários:

  1. Encontrei uma senhora ontem na farmácia, com 82 anos, mas muito lépida e inteligente. Sem dúvida ela exercita sua memória diariamente.

    ResponderExcluir
  2. Você com certeza terá sua mente tão lúcida e saudável como são suas postagens...
    Paz amado, estarei viajando de férias, mas volto para continuar bebendo aqui. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Guiomar:

    Obrigado por suas palavras e uma boa viagem.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.