15 abril, 2009

CRISE NO CASAMENTO

Sei que, pelo menos para as pessoas que se consideram bem casadas, o título deste post pode parecer um tanadolescentesto exagerado, pois, afinal, nem todos os casamentos estão em crise.

Minha resposta a essas pessoas é que, de início, se nem todos os casamentos estão em crise, todos os casamentos, até mesmo entre os cristãos, passam por crises.

Entretanto, como este assunto é muito vasto, para ser discutido num simples post, quero concentrar-me aqui a um certo tipo de crise conjugal que a realidade tem ensinado ser muito freqüente e, por isso, a minha preocupação com ela.

Refiro-me aquele casamento que consiste na união de um homem e de uma mulher que se apaixonaram e se casaram muito jovens.

É muito comum uma relação de namoro ter começado ainda na adolescência, quando o rapaz tinha, digamos, 18 anos de idade; e a garota, 15.

Essa é uma fase na qual sobra amor romântico, mas falta experiência de vida. Esses dois fatores, combinados, por vezes precipitam, após dois ou três anos de namoro, um casamento que se concretiza cedo demais, na vida.

No exemplo em questão, o noivo teria 21 anos e a noiva apenas 18, uma época da vida em que: ainda não existe plena maturidade de ambos, falta experiência de namoro com outras pessoas e a questão de prosseguimento nos estudos ou na carreira torna-se secundária, mais difícil ou completamente esquecida.

Nesses casos, é também muito comum uma gravidez precoce, que acrescentará uma carga muito grande com todos os cuidados da maternidade/paternidade muito cedo, na vida.

E como "a vida trata a gente como a gente trata a vida"; ainda que exista muito amor, as demandas e responsabilidades que os cônjuges têm de assumir com o passar dos anos acaba levando a um desgaste natural na relação.

Ela pode se tornar morna, monótona, fastidiosa, na melhor das hipóteses; ou belicosa, repleta de discussões e carregada de mágoas, na pior delas.

O resultado costuma ser a inviabilização da relação e a separação, através do divórcio, uma década ou pouco mais, após o casamento.

Por que razão escrevo isso?

Em primeiro lugar, para alertar pessoas que vivenciam esta situação a procurarem um conselheiro matrimonial, pois, com boa vontade, o "primeiro amor" pode ser resgatado e, em assim sendo, o casamento não precisa terminar.

Com o amor renovado e a experiência de vida acumulada, o casamento pode, de fato, durar a vida inteira, com felicidade real.

Em segundo lugar, para alertar os jovens namorados e seus pais que, nos dias de hoje, principalmente, não é aconselhável um casamento antes dos 25-29 anos para a mulher; e antes dos 27-32 anos, para o homem.

Nessa faixa de idade, ambos terão mais experiência de vida, já deverão estar formados na carreira escolhida e terão maturidade muito maior para realizar escolhas.

Isso diminuirá significativamente a chance de um divórcio doloroso, no futuro.

Tony Ayres

73 comentários:

  1. Shalon

    Me pergunto porque ninguém,nem mesmo o pastor da minha igreja foi capaz de nos orientar a respeito. seria o medo do sexo antes do casamento? seria por descuido? não sei dizer mas estas palavras fariam uma enorme diferença ha 10 anos atrás.

    muito legal o seu blog , ja está no meu reader pra acompanhamento.

    ResponderExcluir
  2. Creuza:

    Obrigado por sua visita. Quanto aos seus questionamentos, embora não seja possível generalizar, com certeza o medo da ocorrência do sexo antes do casamento é uma razão muito forte para que alguns pastores até estimulem o casamento em idade muito precoce, o que, obviamente, não se justifica.

    Um bom aconselhamento pastoral, aliado à uma boa educação por parte dos pais seria a conduta mais adequada.

    ResponderExcluir
  3. Dr. Antônio,

    Eu me casei aos 20 e ele aos 25. Ambos éramos membros de igrejas evangélicas e tivemos um acompanhamento pastoral, digamos, não oficial.

    Já caminhamos de mãos dadas há 16 anos e nunca nos arrependemos de ter casado "cedo". O casamento antes da faixa etária recomendada pelo senhor pode ter algumas desvantagens, mas na nossa experiência teve muitas vantagens.

    É extremamente gratificante, por exemplo, saber que amadurecemos juntos sexual, econômica, profissional, educacionalmente já que cada um de nós teve participação e influência significativa no crescimento do outro. Acredito que esses fatores contribuem muito para a cumplicidade e compromisso de responsabilidade mútua do casal.

    Também é maravilhoso poder dividir os prazeres e dificuldades da juventude na companhia da pessoa certa. O que fortaleceu muito nossa relação de companheirismo.

    O casamento não é antídoto contra tantos riscos que enfrentamos na juventude, mas no nosso caso, especificamente, é muito melhor sermos dois do que um, em qualquer tempo.

    Nosso primeiro filho (são dois) foi concebido no segundo ano de casamento e vai fazer 14 anos o outro tem 6. E torço pra que eles encontrem logo sua companheira. Mas minha recomendação é que eles não somente se casem, mas que façam tudo o que têm que fazer na vida - no tempo de Deus.
    ;)

    professoraebd.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Rossana:

    Fiquei muito feliz com o seu comentário, testemunhando a maneira maravilhosa como o seu casamento deu certo, o que mostra que idade cronológica nem sempre tem a ver com a maturidade.

    Creio que você, aos vinte anos e seu esposo, aos vinte e cinco, já possuíam a maturidade para construir uma realidade feliz, a partir de um sonho.

    Gostaria muito mesmo que a sua experiência fosse a de muitos outros jovens.

    Mas, dezoito anos no exercício do pastorado fizeram-me ver que a realidade, infelizmente, é diferente para a maioria dos que casam cedo.

    Mas, ainda assim, graças a Deus porque exemplos como o seu, existem também.

    Obrigado pelo comentário e parabéns pelo seu lindo e proveitoso blog.

    Abraço fraternal, em Cristo.

    ResponderExcluir
  5. Irmão Antonio, eu fico maravilhado com ensinamentos como esse, e olha também os comentários, as diversas facetas sobre um mesmo tema. Que bom saber que hoje temos o acesso a informações tão importantes assim.Que Deus te abençoe e te guarde e aos seus leitores também.Abraços, no amor de Jesus. Pr Ismael.

    ResponderExcluir
  6. A Paz do Senhor irmão Antonio Tadeu !

    Estou indicando seu blog pelo excelente conteúdo ao recebimento de um selo sério que recebi em meu blog, se for de seu interesse pode conferir no link abaixo.

    http://tododiacomdeus.blogspot.com

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  7. A Paz Antonio!

    Gosto muito do conteúdo do seu blog e estou indicando seu blog pelo excelente conteúdo ao recebimento de um selo sério que recebi em meu blog, se for de seu interesse pode conferir no link abaixo.

    http://www.julyanejunior.blogspot.com - Blog Simplesmente Mulher.


    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  8. A paz amado! Eu casei com 21 e meu esposo 22 hoje tenho 23 e um bebê de 1 aninho. No início do meu casamento passei por uma fase difícil pois meu esposo não me dava carinho e não aceitava receber, chegava ao ponto de me chamar de chiclete, quando eu ia abraça-lo ou beija-lo mandava eu sair e eu sofri muito com isso, pensei em me separar com menos de 1 ano e casada. O tempo foi passando e eu que era uma pessoa carinhosa fui me tornando cada vez mais fria, tive que mudar pra não sofrer. Hoje ainda resta um pouco da pessoa que eu era, ele mudou um pouco, recebe carinho e de vez em quando reclama, mas não diz que me ama, não me beija ou abraça, ou seja, as demonstracões de carinho dele são muito raras. Já conversamos várias vezes sobre isso e ele diz que eu tenho que ter paciência, eu acho que quem ama demonstra amor até mesmo sem perceber. Eu não sei mais o que fazer não quero mudar cada vez mais me tornar fria pra q ele demonstre um pouco de amor por mim, a falta de amor dele está fazendo com que o amor que eu sinto por ele acabe. Será que você poderia me aconselhar?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passei por isso igualzinho! Hj quase 10 anos depois, aprendi a ser fria pra nao sofrer mais! So dou Meu carinho pro Meu filho que eh muito amoroso! Hj Meu marido reclama de falta de carinho mas ele so esta plantando o que colheu! Nesse exato momento estou pesquisando: a cristã e O divorcio! Nao sei mais o que fazer! Deus a abencoe

      Excluir
  9. É, irmão Tony! Muito verdade, muito real e frequente acontecer isso, infelizmente. Também digo-lhe uma coisa: tem gente que não tem a menor capacidade de criar filhos de forma digna, e ainda assim Deus confia a eles pessoas, que só por Deus não se arrebentam mais na vida. E também tem alguns pastores por aí que, ou brincam de ser pastores porque o título dá status, ou gerem a igreja como uma empresa mesmo. Talvez até tenham se esquecido que as pessoas, as ovelhas, possuem alma... afff.... Parabéns pelo artigo!

    ResponderExcluir
  10. Pastor Ismael,Tânia Regina e Julyane

    Muito obrigado pela atenção, carinho e reconhecimento.

    Que Deus abençõe vocês!

    ResponderExcluir
  11. Minha querida irmã Anônima:

    Pois é. Sem querer, a sua história mostrou a realidade do que pretendi dizer no post.

    Porém, antes de serem jovens, vocês são cristãos, têm JESUS como Salvador e Senhor.

    Permita que Jesus tome o primeiro lugar na vida de vocês e lembrem-se: Há uma criancinha para ser criada e isso deve ser feito com muito amor.

    Aconselho você e a seu esposo a procurarem um pastor reconhecidamente sábio, que tem cuidado das ovelhas e façam um aconselhamento com ele.

    Que o Senhor os ajude!

    ResponderExcluir
  12. Cláudia:

    Infelizmente, você tem razão minha irmã! Mas sempre existem as exceções. Fiquei muito feliz o dia em que vi suas fotos com seu filhinho, em sua página.

    Tenho absoluta certeza de que você é uma boa esposa e uma boa mãe.

    Que o seu exemplo possa ajudar a muitas outras pessoas!

    ResponderExcluir
  13. emilia olindaoutubro 07, 2009

    Nao me casei jovem, casei na idade "certa" (de acordo com as tuas estatisticas), tive varias respostas de Deus de que estava fazendo a coisa certa. Sou esposa de pastor a 17 anos e acho que estamos em crise. O vejo cheio de qualidades, mais que eu...bom pai, amigo, caseiro mas com pouca imaginacao para fazer programas em familia (coisa que as vezes me intedia)...mas de uns tempos pra cá temos brigado por qualquer coisa...certas coisas me irritam e irritam ele tbem, se nao é comigo é com as criancas. Ja estou comecando a ficar preocupada, e as vezes me sinto melhor quando ele está viajando...tento dizer pra ele que devemos fazer algo, mas ele se nega a compartilhar isso com amigos pastores. Eu nao. Eu quero mais é que me ajudem...tenho defeitos, sou geniosa quando estou brava, mas gosto de viver em paz...mas ultimamente tudo o que ele faz me irrita profundamente e tenho vontade de deixar tudo e só dormir...mas tenho dois filhos que amo de paixao...tenho deixado de sorrir e isso me preocupa porque sou muito alegre, muito pra cima...será que isso é uma crise passageira? Será que vou sentir por ele aquele amor estavel novamente (amo ele mas as vezes quero estar longe), aquela seguranca no relacionamento? A culpa é minha, ou é do tédio, da falta de imaginacao, etc??? Por favor, me dá a tua opiniao.

    ResponderExcluir
  14. oii!!! parece que ao ler esse texto vejo a minha vida sendo relatada ai!!! tudo que tá escrito é o que eu estou vivendo...
    eu engravidei antes do casamento com 16 anos e tive que me casar,eu tinha dezesses e ele 22, eramos apaixonados, nos amavamos demais...
    mas hj dois anos depois eu nao sei o que esta acontecendo! nosso casamento está desmoronando,ele ta muito diferente, ta me tratando mal,com ignorância...
    eu sei que eu não sou perfeita, masa pelo menos tento mudar, ele diz que eu sou muito mandona e eu adimito e tento fazer diferente, mas quando eu vou conversar com ele sobre a ignorancia dele ele diz que é coisa da minha cabeça! e eu ja nao aguento mais isso! nao aguento mais ser tratada assim, preciso da sua ajuda! quero salvar meu casamento!

    ResponderExcluir
  15. só queria que alguém pudesse responder a senguinte pergunta: pq antes noi namoro o rapaz sempre é fofo e depois quando mais precisamos deles nos tratam com tanta aspereza? que amor é esse?
    ta uma onda enorme de filhos sem pai! justamente pq ta uma onda d gravidez na adolescencia! mais nem por isso a mãe deixa o filho; pelo contrário acho que nos mulheres aguentamos tanta coisa tanta coisa, levamos tanto tão cedo e por isso viramos mulherdes tão cedo!
    é muito sério vc dizer que ama alguem
    mais hoje banalizou
    é o fim do mundo!!!
    JESUS ABENÇÕE A TODOS

    ResponderExcluir
  16. casei aos 19 anos e minha filha veio quando tinha 23.hoje tenho 9 de casada e nossa relação é confusa.nos respeitamos, porém, não existe carinho ou demostrações de afeto, dividimos despesas e a mesma cama (não há sexo).estamos juntos apenas para ciar a nossa filha e manter a aparência com os "irmãos".

    ResponderExcluir
  17. Me casei aos 15 anos de idade e meu marido tinha 16.. Hoje ele tem 20e eu tenho 18 anos e não temos filhos .
    Nosso casamento sempre foi muito confuso e complicado, Sempre fui evangélica desde criançinha e meu marido sempre foi católico !
    Meu marido é um homem muito ciumento e desconfiado não acredita em nada o que eu falo e sempre desconfia muito de mim !
    Então temos costumes bem diferentes vou muito a Igreja e ele jah não gosta prefere amigos, bar e bagunças !
    ESTOU CURSANDO MINHA FACULDADE E ELE NÃO QUER NADA COM ESTUDOS mas trabalha !
    Meu casamento esta em uma crise horrível ,não tenho experiencia de vida e nem ele..
    Mas eu sou uma mulher que gosto muito de ter um bom diálogo no casamento , já ele não ,ele prefere chingar ,brigar e ir embora de casa e voltar no dia seguinte bebado nosso casamento não tem carinho e le não me respeita como mulher dele !
    Sou totalmente infeliz por dentro sou uma mulher bonita que penso no meu futuro faço minha faculdade de fisioterapia e pretendo crescer na vida !
    é muita a humilhação que ele me faz na hora da raiva ou na hora em que ele bebe são palavras que ferem meu coração profundamente ..Sei que quem tem me dado forças pra relevar a vida é DEUS.. já não sei mas o que fazer ! Até me arrependo de ter me apegado a um homem assim tão rápido na adolecencia ..
    Já paramos sentamos pra conversar , Mas nada adianta ! é muito difícil de ele assumir que ele é o erado da história ele é o rgulhoso demais !
    Hoje eu não sei se diria que eu "amo meu marido" ..
    tenho medo de terminar e sofrer muito sentir falta dele e se arrepender !
    Mas também sei e me lembro de tudo o que ele me faz de ruim as palavras que tanto ferem meu coração !
    o que eu façoo ?? por favor me de uma opnião , já não sei o que fazer mas !!

    ResponderExcluir
  18. Olá, boa noite!!!Estou me sentindo péssima.Tenho 28 anos e o meu marido também, temos uma filha de 3 anos. Eu faço de tudo para sairmos nós dois pra conversarmos, namorar um pouco(pois a rotina as vezes desgasta),ele sempre tem uma desculpa,quer sair os três(eu, ele, e nossa filha).Amo ir a praia, shopping, parques,pois acho sim esses programas família.Ele diz que sou egoísta por querer sair com ele só.Brigamos já várias vezes por causa disso.Chega um momento que tudo é motivo de briga.Eu o amo muito.Gostaria de um conselho.

    ResponderExcluir
  19. Olá,boa tarde!Estou sofrendo muito tenho 28 anos sou casada há 8 anos e tenho dois filho um de 6 anos e outro tem 11 meses e meu esposo tem 32 anos e estamos brigando muito pois ele só quer ficar na rua na madrugada ir para baile e não aceita quando eu falo alguma coisa ele não era assim tem um ano que esta assim e ele fala que eu que sou ciumenta e presciso de uma piscologa não sei como agir mais, pois ontem ele falou q ia na rua isso era as 1:00 da manhã eu levantei e falei q ia com ele e fui ei ele resolveu o que tinha para resolver em 20 minutos coisa que quando não estou perto demora mais de 3 horas na rua ai fui falar e começamos a brigar ele falou q ia embora o meu filho de 6 anos chorrou muito naõ sei o faço e nem como agir nessa situação , pois acho q um homen casada não tem q esta andando na madruada pela rua , o q faço?

    ResponderExcluir
  20. Sou casada a seis anos , mas nunca tive flicidade neste casamento por completa , sinto que ele mim ama , masa nao confia , e como se ele fissese coma amão e desfisese com os pés...
    de igreja so temos 3 anos , ele quem mim convidou , nas nao sei parece que ele se arrepende de ter casado, temos um filho de 3 anos e ele esta sofrendo muito com as constantes brigas , o que fazer ? memso sendo crsitãos devemos nos separa? e o certo a fazer? ate a onde uma mulher deve suportar isso. Deus abencoe

    ResponderExcluir
  21. o exemplo citado é minha história casdada a 10 anos e parece não ter outra saída se não o divórcio, tenho um filho de 6 anos. Nunca sonhei em me separar e não quero mas não encontro outra saída, espero e não encontro.

    ResponderExcluir
  22. Paz do Senhor. Ultimamente, somente tenho obtido paz pela misericórdia de Deus, que nos oferta a paz que excede todo entendimento. Estou vivendo há algum tempo um casamento muito,muito atribulado. Tenho 27 anos e 5 de casada, sem filhos. Eu e meu marido sempre fomos muito cheios de amor um pelo outro, mas também sempre brigamos muito. Ele é muito intolerante comigo, com o q falo, c o que derrubo no chão, com o que me esbarro... enfim, tudo é motivo pra ele reclamar de mim. O pior é q pelo fato de sermos crentes, ele sempre quer jogar na minha cara q eu não sou uma mulher sábia, pq eu tento me justificar qdo faço algo q ele não gosta. Mesmo q eu fique calada, ele me ofende e me trata com muita aspereza. Outro dia, derramei um pouco de atum na pia da cozinha e ele viu e começou logo a reclamar e me chamar de coisas horríveis. Acho q é uma situação muito humilhante. Queria ajuda, mas ele não admite q ninguém saiba dos nossos problemas, por isso ele não quer ajuda de ninguém. Diz q se houvesse amor da minha parte o casamento iria bem. eu o amo, mas estou realmente pensando em desistir do casamento. Peço orientação

    ResponderExcluir
  23. Na impossibilidade de atender pessoalmente as pessoas acima, que solicitam a minha ajuda, peço-lhes que comprem e leiam com muita atenção o livro "Castelo de Cartas - Dez Comportamentos que Destroem os Melhores Casamentos", de autoria de Gary Chapman, publicado pela editora Mundo Cristão.

    ResponderExcluir
  24. oi!vejo acima quantos casamentos cristao vivem de aparencia e o meu é mais um sou filha de pastor e engravidei antes de me casar,foi frustante por que nao me casei como sonhava de noiva na igreja com festa e tudo ,so foi no cartorio e minha mae nao foi,no namoro meu esposo parecia ser o namorado dos sonhos.Hoje é o marido do pesadelo vai fazer tres anos de casamento minha filha tem dois anos,ele mudou muito derrepente percebi que estava bebendo e ai um dia nao aguentei um irmao evangelico tinha ido em casa fazer uma oracao e ele estava bebado tinha acabado de chegar com seu pai bebado tambem,enfim ele e o pai dele me agrediram ,sim me bateram,a rua se encheu de gente liguei pra meu pai eles sumiram e entao eu foi na delegacia fazer b.o e fiquei na minha mae ate ele sair de casa pra mim poder voltar ,passou um mes ele chorou ,implorou pedindo pra voltar,por amor a minha filha voltei mas com coracao cheio magoa ,rancor e tres meses foi uma paz achei que que tinha mudado me enganei ele comecou umas amizades estranha e comecou chegar de madrugada quase clariando o dia todos os dias por tres semanas depois comecou tomar calmante aponto de perder a nocao de tudo e agressivo com palavras e eu e minha filha vivendo tudo isso todos os dias nao comento muito com minha familia pois tem seus problemas eu vou a igreja ,tomo conta dos jovens da igreja ,canto com o grupo da irmas ,sou temente a Deus ,sou honesta o respeito,cuida da casa ,comida ,filha e tudo certo sou muito brava com coisas erradas nao aceito nao fico calada e gosto das coisas muito correta,vejo meu casamento se afundar e mais quando sento com ele pra conversar ele nao reconhece seus erros e eu fico mais sem esperanca sera melhor eu me separ dele por que Deus me abondonou nesse barco ele nao lembra de mim nao fala comigo estou so me ajude.

    ResponderExcluir
  25. Sou evangelica mas meu casamento não vai bem ha muito tempo,fico um pouco desiludida pois orei e pede a Deus que queria me casa com um pastor,mas ele tem me deixado muito triste,pois não é como sonhei.

    ResponderExcluir
  26. ME CASEI AOS 17 ANOS E ELE COM 21 DEPOIS DE UM NAMORO DE QUASE TRES ANOS,FICAMOS 4 MESES JUNTOS DEPOIS ELE VEIO TRABALHAR EM BOSTON E EU CONSEGUI A CHEGARA QUI DEPOIS DE 1 ANO E 9 MESES, VIEMOS MORAR NO EXTERIOR USA,E NOSSAVIDA ERA SO TRABALHAR,ATE NA IGREJA IAMOS SO DE VEZ EM QUANDO OU EU PROCURAVA O PASTOR QUANDOE STAVAMOS PASSANDO POR CRISE, EU NASCI EM UM LAR EVANGELICOE ELE, CONHECEU O EVANGELHO DEPOIS QUE NOS CONHCEMOS, ABANDAMOS TUDO QUE FOSSE DIVERSAO E DEDICAMOS AO TRABALHO, EM 10 ANOS CONSTRUIMOS UM GRANDE IMPERIO, EM VISTA DE PESSOAS DA NOSSA IDADE, EU NUNCA QUIS ENGRAVIDAR ATE QUE UM DIA ESTAVAMOS PRA SEPARAR , UMA IRMA DO BRASIL OROU CONOSCO E DAI UM MES DESCOBRIMOS NOSSA FILHINHA, TIVE UMA GRAVIDEZ COMPLICADA E SOZINHA, AS ULTRASONS DA MINHA FILHA SEMPRE DERAM VARIOS PROBLEMAS, E EU ENTREI NA PRESENCA DO SENHOR JUNTOS EU E ELE, E ELA NASCEU LINDA , SAUDAVEL E PERFEITA, MAIS A CRISE CONTINUOU , EU SO CONSIGOM E DEDICAR A ELA E AO TRABALHO, SAIO MUITO CEDOE SO CHEGA EM CASA AS 6 DA TARDE, SENTIQ UE ELE TEM UM POUCO DE CUIMES,ESTA NA HORA DE RETORNARMMOS PRO BRASIL MAIS NAO TEMOS FORCA E COMO SE TIVEMOS PRESO, SO QUE VIVE ESSA SITUCAO DE MORAR FORA QUE ENTENDI, AGORA NOSSA FOLHA TEM 10 MESES , ESTAMOS NUMA CRISE ENORME, NAO CONSIGO SER COMO ANTES, E BUSCAR SOLUCOES PRO NOSSO CASAMENTO ESTOU EXAUSTA E KLE TAMBEM, NAO SEI O QUE FAZER , E NAO E UMA SEPARACAO QUE QUERO VIVER,AGORA E A HORA DE CURTIMOS JUNTOS TUDO QUE CONSTRUIMOS, MAIS VEJO ISSO TAO DISTANTE,E SE PERGUNTO QUANDO O CASAMENTO ESTA POR UM FIO, QUANDO PARECE QUE O CASAL VIROU IRMAOS, AINDA A JEITO, AINDA VOLTA AQUELA PAIXAO DE ANTIGAMENTE... A TRISTEZA CORROI O MEU PEITO E AS LAGRIMAS ROLAM AGORA DOS MEUS OLHOS ME AJUDEM....

    ResponderExcluir
  27. Casei com 24 anos faz 5 que estou casada, há 3 anos nos convertemos pois estávamos enfrentando a primeira crise no casamento. Superamos aqueles momentos difíceis graças a presença de Deus em nossas vidas, hoje sinto que meu marido não está tão feliz com o casamento como antes, acredito que devido a tantas lutas que enfrentamos, principalmente financeiramente, vejo que ele não me vê mais com o mesmo olhar apaixonado, e isso se torna motivo para brigarmos, anda sempre irritado por qualquer coisa, e não é mais tão carinhoso, eu o amo demais e não tô sabendo lidar com esse momento, o que o senhor nos diz pastor?

    ResponderExcluir
  28. preciso de uma orientação me ajude por favor tenho 47 anos trabalho no ministério de família ha 10 anos participei de varios seminarios minitrei casados para sempre,mas o meu casamento tenho me esforçado para mantelo,casei devido uma gravides precoce,sou casado ha 22 anos,mas o meu sentimento(gostar),des do namoro sempre foi frio parece que não foi a pessoa certa.não tive amor a primeira vista.

    ResponderExcluir
  29. Prezado,
    me casei com 16 anos com o pai do meu filho,estava gravida.Me divorciei com 19 anos, depois casei novamente com 25 anos,Descubri que ainda amo meu primeiro marido e n estou feliz com o meu novo casamento.Mas tb n tenho como voltar com o pai do meu filho,ele esta morando com uma mulher e teve um filho.

    ResponderExcluir
  30. sou casada a 15 anos e me sinto só me marido me trata com agresividade estou muito magoada com ele e nao sei mais o q fazer se desisto ou busco de deus uma soluçao

    ResponderExcluir
  31. sou casada a 5 anos,e mim separei ja vai fazer 4 meses estou arrependida o que devo fazer,fui eu que sai de casa. eo meu ex marido nao mim quer mais eo que ele diz, temo uma filha de 3 anos, ela sofre muito com a nossa separaçao. mim diz o que devo fazer,pesso oraçao.que deus o abençoe,.

    ResponderExcluir
  32. Eu adorei o post Deus usa de todas as maneiras para falar conosco, e se possível gostaria de estar pedindo uma oração para o meu casamento, tenho 19 anos e meu marido 20 nós casamos faz 6 meses estavamos super bem indo na igreja, antes de nos casarmos no começo de namoro era tudo "bem" não eramos evangelicos, mas a mãe dele sempre foi, ao passar dos meses eu descobri que ele era usuário de maconha algumas noites me largava, a final ja passamos por varias crises porem graças a DEUS começamos ir na presença dELE, ficamos noivos no mesmo dia em que nos batizados e resolvemos nos casar, permanecendo fiel, porém ao passar dos meses e ele mudou para honra e Gloria do Senhor, mas o inimigo ja tentou a vida dEle ele ja me largou 1 noite dormiu fora, outra sexta saiu pra beber com o primo dele, e suas atitudes mudaram, nosso relacionamento desmoronou de uma hora para outra,só quer saber do serviço o Pai dele tem uma oficina, e ele trabalha com ele porém o dinheiro não esta entrando em casa para pagarmos as contas, e diz que a oficina ta passando por um momento dificil ate entendo, mas aguardar ate quando ja é muito complicado, temos obrigações a cumprir, e o pai e a mãe dele acham essas coisas normais! fala que por crise todo mundo passa e pelo menos um conselho não estao dando! o que piora a situação prevalecendo o lado dele! ele não me liga mais para saber se eu estou bem, as pequenas coisas que estou sentindo falta e me imagino como segundo plano na vida dele, eu me acho um pouco "chata" em relação ao pegar no pé querendo cobrar essas coisas.. porém eu sempre tento fazer as coisas como a forma de tentar melhor, buscar a conversa para nos entender, falar das contas como maneira de solucionarmos aquele assunto, porém, ele considera que eu esteja pegando no pé dele... e fala que sou uma pessoa muito chata, e ele nao esta mais se importando com nosso relacionamento, disse que quer não quer mais! mas ele nao resolve.. não sai de casa e ainda demonstra gostar de mim e eu creio nisso, e creio que nós fomos unidos pelas mãos do Senhor como isso já foi confirmado, porém ele vem de uma família que a mãe dele nunca se importou se ele saisse a noite na sexta e voltasse no domingo de manhã, ele nao era de ficar dando satisfações, eu sei que mudar isso(em relação a cobrança) de uma hora pra outra é dificil, porém ele sabe o que é certo e o que é errado meu pai antes de casarmos teve uma conversa com ele explicando como seria, os problemas e tudo.. porém é muito dificil eu conseguir dialogar e tentar resolver e ele nao querer, não conversa direito, só escuta não responde, estou muito muito muito triste com tudo isso, coloquei nas mãos do Senhor... e peço que ELE retire todo esse sentimento ruim de mim, e que ELE faça a vontade dEle, então peço ajuda em oração para que eu tenha mais paciência em Cristo e que eu venha me entender com ele, eu tinha um ministério de dança .. e com ele participavamos do grupo de teatro da igreja.. e estou sem forças para continuar, só que não quero parar com o que DEUS me deu, por causa dos problemas, porém se eu estou brigada com ele também, ele não vem aqui no serviço me buscar e eu nao consigo chegar a tempo nos ensaios, eu amo demais ele.. não quero que nossa história... que por mais que passamos por problemas, temos uma ...história maravilhosa, venha terminar dessa maneira, e temos um ministério concedido à nossa frente! não sei mais o que faço, gostaria muito de uma oração, e quem possível se ler esse comentário nos ajude em oração também! Porque eu creio no poder da oração! Obrigada a todos e SENHOR TE AMO MUITO!

    ResponderExcluir
  33. oi
    eu tbm sou nova tenho 17 anos irei casar em dezembro mais depois de tudo que li eu estou ate assustada.ele e uma otima pessoa pra mim so que eu tenho medo dele mudar o jeito dele comigo.so csando pra ver ne.eu creio que nao vou me arrepender.

    ResponderExcluir
  34. ler a biblia todo dia é um remédio que cura todo o mal que nos rodeia busque um pouco mais ora um pouco mais. DEUS TE GUIARA.
    ANÔNIMO..DISSE

    ResponderExcluir
  35. estou aflita meu casamento esta em crise naõ tenho vontade nem de ir a igreja vou esperar so na graça do meu salvador.

    ResponderExcluir
  36. Gostaria muito de recber conselhos, pois estou vivendo um momento muito dificil em meu casamento. Casei com 18 anos e meu esposo 23, somos membros de uma igreja evangélica, não tivemos relação sexual antes do casmento, engravidei com apenas 8 meses de casada. Hoje meu bebe ja tem 2 anos, e faze 3 anos e meio que casei. E tenho vivido grandes problemas, não nos entendemos em nada, discutimos por qualquer besteira, e ja não existe mais afeto nem carinho, ta se tornando impossivel de levar esse casamento a frente, a cada dia tenho alimentado a certeza de que quero me separar, mas eu o amo muito, e sei que ele tambem me ama pois ja falei pra ele que queria me separar, mas ele ñ aceitou, diz que vai mudar, que vai ser diferente, mas nada tem mudado.
    Preciso muito de ajuda, por favor!!!

    ResponderExcluir
  37. Prezada anônima:

    Como nos demais casos aí em cima, a situação já está consolidada numa crise. Vocês precisariam de cuidados de seu pastor e terapia. Não é possível resolver situações como essa apenas com conselhos.

    Todavia, apesar disso, vou atrever-me a dar-lhe um: Você e seu marido devem deixar de ser egoístas e pensar mais no bebê de vocês e no futuro dele.

    Por amor a essa criança, deixem de ver os defeitos, um do outro, e enxerguem apenas as qualidades. Deixem a chama do primeiro amor renascer e permitam que o filho ou filha de vocês cresça emocionalmente saudável.

    ResponderExcluir
  38. Bom,me casei com 23 anos,ele tinha 27.Ele era de uma família super tradicional,quando namorávamos ele era super carinhoso,fizemos curso de noivos,mas depois do casamento tudo mudou,a começar pela lua-de-mel.Fui da melhor forma possível,me preparei toda e ele com uma cueca rasgada,daquele dia em diante ele não me tratou mais da mesma forma.Temos um casal que nos aconselha,mas ele não muda,já conversei,chamo ele pra orar,mas não adianta.Não temos lazer,nossa vida sexual é péssima,ele não me procura e eu fico tentando de todas as formas agradá-lo e ele diz que é por causa de gravidez,mas ele nunca demonstrou interesse.Sinceramente,eu sinto que esse casamento é um fardo não tenho um homem,um amigo,muito menos um cabeça na minha casa.Ele não tem atitude,é incapaz de falar coisas boas,positivas a meu respeito,não é carinhoso e eu me sinto um lixo.Por mais que eu tente agradá-lo,ele sempre age com frieza.Tenho orado incessantemente pelo meu casamente,acabamos de fazer 2 anos de casamento e ele nem sequer demonstrou felicidade naquele dia.Fizemos encontro de casal há 2 semanas,mas nada adiantou,sinceramente eu não aguento mais viver esse casamento de aparência,vamos a classe de casais todo Domingo,mas ele não põe nada que aprende em prática,tudo o que eu falo joga na minha cara,não dá valor a nada que eu faço,mas o que mais me magoa é que ele é totalmente o oposto na igreja.Tanto comigo,quanto com os outros se eu contasse ninguém acreditaria.Fazemos muitas atividades,mas em vão.Me sinto muito mal de estar ministrando na vida dos outros o que eu não vivo em casa.Tenho medo do meu filho nascer se sentindo rejeitado pelo pai.quando eu falo que não estou tendo felicidade no meu casamento,ele diz que isso é um problema meu,que a vida é muito curta e que tem gente pior,concordo,mas isso não é desculpa pra não procurar mudar o meu casamento e melhorar,já que ouvimos tanto sobre isso.A minha vontade é de largar tudo,o pior cômodo da minha casa é o nosso quarto.Olugar que deveria ser um lugar de amor é o lugar onde eu durmo chorando todos os dias e ele ouve,finge que não ouve e se eu vou conversar com ele ele diz que tem que trabalhar no dia seguinte....choro todos os dias de tristeza e amargura,pensei que tinha casado com um homem de Deus,namoramos por 7 anos e eu pensei que ele continuaria sendo a mesma pessoa,mas mudou da água pro vinho.Tô arrependida de ter me casado e o mais triste é ter que lembrar dele chorando,me esperando no altar,prometendo um monte de coisas diante de Deus,dos nossos parentes,pra mim,mas não está sendo o CABEÇA da casa pra cumprir nenhuma delas.Não aguento mais.Os homens de hoje em dia querem ser cabeça pra mandar,mas não querem ser o cabeça para pedir perdão,para sustentar a casa,para demonstrar amor,para amadurecer...a mesma palavra que fala que devemos ser submissas,fala que o marido deve dar a vida pela esposa como Cristo pela igreja,mas o marido não dá em o braço a torcer,não dá nem valor a esposa,que dirá a vida,aí fica a pressão em cima da mulher,porque a sábia edifica a sua casa,mas quem tras o material,o sustento para essa edificação é o marido como vou edificar uma casa com amor se meu marido não traz amor,carinho,sinceramente,só edifico a minha casa com aparência,pq o resto não tem.....pelo amor de Deus me ajudem pq nem o casal que nos aconselha eu tenho coragem de chamar de novo...não adianta.Ele concorda com tudo na frente deles,adimite que está errado e quando eles vão embora ele joga tudo na minha cara,me põe pra baixo,to me sentindo a pior mulher do mundo....

    ResponderExcluir
  39. Olá... hj tenho um casamento de 10 anos , ele tinha 20 na epoca e eu 22 temos uma filha de 5 anos.. já nos separamos por 5 meses, mas ele acabou voltando para casa, conversarmos e disse a ele que tinhamos uma filha e que tinhamos responsabilidades com ela, mas no meu profundo acho que voltou por causa de nossa filha.. fico intrigada, porque ele já não usa mais nossa aliança de casamento.. isso pode representar alguma coisa ?? hj tenho 32 e ele 30... estamos na igreja.. mas as vezes me sinto insegura em relação a isso.. me d~e uma ajuda sincera.. muito obrigada.. Fica na Paz..

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde Pastor!
    Me envolvi em um relacionamento extraconjugal e obtive um filho, sou casado e a minha esposa ainda não sabe, e se depender de mim não saberá, gostaria de um aconselhamento.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  41. ola nao sou evangelica mais creio muito em Deus tenho tido problemas com meu marido quando ele bebe, ele nao é alcolatra mais se torna uma pessoa dificil de lidar quando bebado. Temos uma filha linda de 6 meses e muitas vezes penso em me separar ele diz que me ama e que nao quer viver longe de nos ja nao sei mais o que fazer para que ele pare de beber preciso de ajuda por favor

    ResponderExcluir
  42. Ro disse ...Casei com 18 e meu esposo com 16 nao conhecia a Jesus ,depois de 5 anos entregamos a nossa vida a Cristo ja tiamos uma filha . Com Jesus em nossas vida tudo mudou completamente,hoje ajudamos casais em crise conforme Deus tem nos abençoado .Minha oraçao e que Deus restaure cada casamento em nome de Jesus e que Ele esteja sempre em primeiro lugar em nossas vidas . A paz do Senhor ...........

    ResponderExcluir
  43. ola, as palavras me faltam.meu esposo foi meu primeiro namorado,sempre carinhoso apaixonado com muitas declaraçoes em publico e cartas de amor. namoramos 3 anos, terminamos ficamos 4 anos e meio separados, neste meio tempo namorei um rapaz que ele ciumava(meu maior erro). depois de alguns relacionamentos meu e dele, continuavamos apaixonados, entao reatamos, namoramos 1 ano e casamos.so que aquele homem apaixonado nao existe mais. nossa vida sexual sempre foi muito picante, mesmo sem o romantismo de antes. o casamento estava seguindo, mais desde o principio passamos varias crises financeiras que acabaram atingindo o nosso casamento. nos amamos mais descutimos por coisas bobas, a convivencia esta insuportavel. tenho um bebe de 8 meses, mais ele não colabora para olha-la, ele trabalha em dois serviços e a menina nao dorme a noite. passo noites em claro e ele não ve nada. procuro tenter endenter que ele esta cansado, mais e dificil.eu amo mais acho que se não acontecer um milagre vamos nos separar.mais tenho medo ele ja insinou que não vive sem mim, ja falou ate em morre. me ajude.

    ResponderExcluir
  44. Olá...estou passando por uma crise horrível...me casei cedo...ele foi o meu primeiro namorado...nos casamos faz treze anos...e nao existe mais carinho, respeito e estamos brigando por tudo...ele me agride com palavras e eu fico brava e revido...gosto muito dele...e temos em comum tres filhos...o q devo fazer...não tenho mais argumentos e nem forças...estou tomando antidepressivos...peço q alguem me poste um comentário por favor...me ajudem...valeriapinda@ig.com.br

    ResponderExcluir
  45. bom dia vou completar 1 ano de casamento em abril, estou gravida de 7 meses, meu parceiro depois que casou comigo mudou completamente, nunca forcei ele a casar comigo, e hoje ele diz pra mim , que esta comigo por causa da minha filha? o que posso fazer, espero uma resposta por favor.

    ResponderExcluir
  46. Olá!
    Sou casada há 4 anos, meu esposo é presbítero e meus sogros são pastores presidentes da igreja onde congrego.
    Meu esposo é único filho homem e tem 5 irmãs mulheres, o que acontece é que moramos no mesmo quintal da minha sogra, meu esposo possui um salão de cabeleireiro em cima da nossa casa, então se ele não tem cliente, desde a hora que acorda ele fica na casa da mãe dele, entra em casa na hora de ir pra igreja ou senão tiver culto 10, 11 horas da noite, as vezes passa por aqui, pega alguma coisa, vai ao banheiro e só.
    Temos 3 filhos, logo nosso carro só cabe nossa família, mas ao planejar um passeio, ele sempre quer deixar as crianças e levar outras pessoas da família dele. Se quero ir a um passeio peço, imploro e nada, enquanto a mãe dele comunica a ele: Tal dia vamos a tal lugar e pronto. Ele vai feliz da vida. EStou no meu limite...minha sogra é boa, mas não percebe que o filho deveria ter outras prioridades agora, e acha que por ele ser o unico filho homem deve servi-la.
    Estou sempre em segundo plano e não sei mais o que fazer, ao falar com ele sou chamada de egoista e não posso conversar com meus pastores pois são seus pais...o que faço?

    ResponderExcluir
  47. Concordo plenamente com o que o amado disse nese post, conheci um amigo, que casou aos 21 anos de idade, a esposa dele tinha apenas 16 anos.
    Esta esposa o traiu, e este meu amigo, pedoou a traição da jovem esposa, com o passar do tempo, ela cometeu novamente outra traição, neste caso o meu amigo se divorciou dela.

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. tenho pouco mais cinco anos de casada e sempre fui muito feliz e relizada no meu casamento,mesmo tendo me casado com 17 anos,mas agora me vejo numa cituação dificil e não sei como sair dela,tenho um esposo maravilhoso e compreensível,o problema é que utmimamente eu não sinto vontade de fazer sexo,talvéz por minha sogra morar conosco e,ela cuida dele como se ele fosse um menino,solteiro e irresponssavel,tira a minha autoridade dentro da minha propria casa e eu me sinto péssima com essa cituação.Talvéz isso esteja me desanimando?amo muito o meu esposo e sei que ele me ama muito também,ele é muito carinhoso compreensivel e tenta me agradar,me fazer sentir melhor mas eu continuo não sentindo........aquela vontade,desejo...como antes,preciso muito de conselho por favor estou apavorada com essa cituação!mesmo sendo cristã,eu não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  50. Prezada Anônima:

    Você mesma já detectou a origem de seu problema. Morar na mesma casa dos pais de seu esposo.

    A despeito disso, vocês se amam. Creio que, em nome desse amor, vale a pena conversar sensatamente com ele e, de uma forma não traumática, procurarem outra casa para desfrutarem a liberdade que a vida em comum do casal necessita.

    ResponderExcluir
  51. Bom dia Pastor, Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
  52. Pastor gostaria muito de ouvir um sabio conselho, estou passando por uma fase difiçil em meu casamento, mes que vem completamos um ano de casado e temos uma filha de seis meses, tanto o casamento como nossa filha foi tudo planejado, nos estavamos muito apaixonados e queriamos muito fazer logo nossa vida... Mas agora pareçe tão dificil, a nossa adaptação esta complicada ele é muito esforçado e tem uma ambição grande de crescer na vida, ele trabalha e estuda, sai cedinho e só chega depois das 23:00 eu sei que não é facil para ele, mais o pior de tudo que ele é muito machista, eu saiu cedo tbm para trabalhar e só chego depois das 19:00 e depois pego minha filhinha vou para casa fazer um monte de coisa, comida, lavar a roupa dela e arumar a casa... nos finais de semana não paro nenhum minuto, só cuidando dela e arrumando a casa, lavando roupa, passando... e tudo isso não sou reconhecida eu sei que nos mulheres temos nossas responsabilidades em casa, mas na verdade eu tambem me dispuis a trabalhar fora para ajuda lo nunca precisei pedir dinheiro para comprar nada, e ajuda apagar as dispesas... e ainda por cima fala que não faço nada, e vai se queixar com a mãe que mora em baixo, nossa esta difiçil passar por tudo isso sozinha, minha mãe que me ajudava muito esta cuidando da minha avó que mora no Ceara que esta doente... eu sei que o casamento é um só e para vida toda, peço muito a Deus para que possa me dar forças... peço hulmildimente um conselho ou um apalavra de conforto Pastor Tony, me chamo Josi. muito obrigada!

    ResponderExcluir
  53. Prezada Anônima:

    Parte do conselho que eu daria a você já se encontra na resposta anterior à sua, logo acima; ou seja, para um casal jovem, não é bom morar junto com os pais, uma vez que isso tolhe a liberdade dos dois.

    É claro que você deve amar a sua sogra, assim como o seu esposo a ama. Por isso, mudar de casa deve ser um ato de comum acordo, sem traumas para ninguém.

    A outra parte do conselho é dizer a você que peça ao seu marido para trocar de lugar com você, imaginando que ele é quem trabalha fora, cuida da roupa, da casa, da comida e da criança. Como é que ele se sairia?

    Peça para ele ler este comentário, pois ele deve saber que ser machista é diferente de ser um verdadeiro homem. Um homem de verdade, que ama sua esposa e filhos, deve DIVIDIR AS TAREFAS DE CASA com a esposa - isso também é um gesto de amor.

    Se ele a ama verdadeiramente, há de reconhecer essa verdade.

    Felicidade para os dois!

    Em Cristo,

    ResponderExcluir
  54. Não queria me identificar,pois sou do ministério da família de uma congregação e estou passando por um momento muito difícil no meu casamento, não aguento mais e quero uma solução, não quero me separar mais no momento não vejo outra solução. Esta insuportavel a convivencia com ele não se ententemos nenhum minuto, parece que eu só sirvo na cama e casamento não é só isso,a nossa vida financeira esta distrocida,a cada dia ele fica mais ignorante em todos os aspectos,se as coisas não vão bem no seu emprego eu não tenho culpa.Alguém me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  55. Minha prezada:

    É preciso que você lembre, em primeiro lugar, de que TODOS OS CASAMENTOS passam por crises financeiras.

    Em segundo lugar, lembre-se também de que não existe um casamento em que tudo seja absolutamente perfeito.

    Todos os casais passam por crises, abalos e desacordos (sejam eles grandes ou pequenos); e, ainda assim, NADA DISSO é motivo para uma separação.

    Por outro lado, a coisa que mais atinge a autoestima de um homem é a insatisfação com o seu trabalho ou a falta dele.

    Se o homem perder o emprego, com certeza, precisará de muita paciência e compreensão de sua esposa; mais do que isso, precisará de todo o seu apoio.

    Veja se o que está vivenciando não está relacionado a isso.
    E tenha em conta também também que não se deve desistir facilmente de um relacionamento em que já se construiu muita coisa e que foi planejado para a vida.

    Não se esqueça também de que sempre existe a ajuda de Deus.

    Espero que seja feliz.

    ResponderExcluir
  56. Sou casada a 13 anos temos um filho de 9 anos, amo demais meu marido,mas por uma fraqueza qu o trai, nao sei o que fazer pois estou muito triste comigo mesmo, se eu contar a ele concerteza ele nao me perdoaria...o que faço? Preciso de ajuda, Estou com meu coraçao muito triste.

    ResponderExcluir
  57. oi meu nome e marcio presiso de ajuda por favor me ajuda nao quero perder meu casamento tenho 13 anos casado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou afastado da igreja meu msn e marcioalves19792010@hotmail.com

      Excluir
  58. sou casada a sete anos,tive um namoro meio conturbabo sem muita maturidade,brigavamos por qualqueer coisa,ele quase nao expressava carinho,eu era apaixonada ate boba,aceitava tudo nao queria perder ele,aceitava tudo assim,falta de carinho,compreenssao,as vezes deixava de vir na minha casa pra sair para outro lugar.nos conhecemos na igreja,casamos na igreja,mas ele e do tipo durao frio.eu oerava muito na epoca pedia a Deus um sinal se ele era pppra mim ou nao,tive varios sonhos,sonhos bons sonhos ruins mas,nunca uma resposta que me deixasse segura.Hoje ele e um bom pai,um marido responsavel,mas como mulher eu nao me sinto realizada,no sentido de ter carinho,ter alguem pra conversar,alguem que me pede pra ficar calma que vai dar tudo certo,eu nunca ouvir isso dele,eu ouco apenas criticas,eu nao aguento mais,eu tenho uma filha de seis anos,e preciso desfaçar o tempo todo por causa dela me sinto sufocada,e ainda estou gravida de outra filha
    fico pensando se Deus nao aprovou o meu casamento e nao tenho esperanca de melhoras,as penso que as coisas ruins estao apenas comecando,pois eu nao acho mais graca,as acoes dele me fazem reagir de maneira a nao fazer a minha parte,nao aproximar,nao expressar carinho,e penso que ele esta propensso a procurar isso com outra pessoa fora do casamento.
    eu nao tenho mais forca pra orar,pra lutar,acho que ele nao senta amor por mim,e penso que o amor esta dentro da pessoas e nada que eu fizer vai fazer ele me amar.
    o que eu faço,no momento eu com 35 semanas de gravidez,ele sai vai pra casa de amigos me deixa sozinha e quando chega so ver o que esta de errado sem nenhuma paciencia. com outras pessoas ele e carinhoso.tem senso de humor,mas quando chega em casa o coracao dele se fecha,e eu sempre mantendo distancia tentando me proteger,por que eu nao descuto,nao entro em debate,no inicio eu esperava passar e falava tudo que eu estava sentido tudo que ele fez,mas agora nem isso eu faço por que nao vale pena, nao resolve ate por que tenho medo de sair mais magoada.
    o amor no meu casamento parece que acabou,agora eu tenho a impressao que estou arrastando mas nao sei ate quando,nao quero ficar vendo tudo acontecer esperar uma traicao,ou uma magoa maior,pra depois me separar,mas fico pensando nas minhas filhas,na decepssao que minha ter em ter a primeira minha separada,por que eu tenho tres irmas e todas teve sorte,todas tem um marido carinhoso,amigo companheiro,eu fico so mantendo ,nem pra minha familia eu falo nada nao tem ninguem que eu possa contar somente com a indispensavel mizericordia de Deus que olhe pra mim com olhar de amor se eu tiver errado que nao deixe minhas filhas sofrer.
    Eu sou uma mulher bem disposta nao penso em nao dar conta de cuidar dar coisas,mas penso nas consequencias emocionais,em continuar ou desistir de tudo.
    me ajuda com um coselho,com uma orientacao,em nome de jesus!

    ResponderExcluir
  59. Cara Anônima:

    Desculpe-me, não me leve a mal o que vou dizer a você: Eu acredito que a vida trata a gente, como a gente trata a vida. Veja quantas outras mulheres escreveram antes de você. Os problemas são semelhantes, mudam apenas os endereços das pessoas que os estão vivenciando.

    Você mesma diz que "teve um namoro meio conturbado, sem muita maturidade", com muitas brigas. Esse era o momento de você ter dado um basta da relação. Mas, como não é perfeita, fez o que lhe parecia melhor e veja o que resultou.

    Eu a compreendo e sinto muito por você, sei o quanto está sofrendo, com um casamento em crise e, além de uma filha para criar, outra dentro da barriga.

    Tenho que ser honesto. Você (pelo certo) teria que fazer meses de terapia para entender suas motivações inconscientes e para decidir que decisão tomar para a sua vida.

    Como já deduzo que isso não será possível, aconselho-a que procure uma amiga em quem confia para se abrir e tornar se fardo menos pesado; e um verdadeiro homem ou mulher de Deus, para se aconselhar.

    Sim, porque, embora muitos tenham caído em descrédito, ainda restam outros que são honestos, sinceros e dispostos a ajudar.

    No mais, por favor, não debite na conta de Deus aquilo que não deu certo em seu casamento. O nosso Deus não é um santo casamenteiro. Portanto, nós mesmos somos responsáveis pelos nossos erros.

    Ele, por certo a ajudará e lhe dará forças, mas as decisões têm que ser suas.

    Reflita, ore, aquiete o seu coração, alegre-se naquilo que for possível e depois... Bem, depois, tome a decisão que julgar mais acertada, mas com a cabeça fria, no lugar.

    Oro a Deus para que você faça uma sábia escolha.

    ResponderExcluir
  60. Estou casada há 4 meses, ficamos juntos por muitos anos e agora depois de casados as coisas mudaram mto, criei expectativas e foram p água a baixo qdo começamos a nos relacionar todos os dias.. A gente sempre saia fds e agora ele só sai sozinho, me deixa em casa. E um dia veio falar q queria a separação pq não aguentava mais viver essa vida, q achava q não me amava mais, fiquei mto triste e conversei mto com ele, q poderia ser adaptação, início, q antes só nos viamos fds e agora seria todos os dias e isso é dificil mesmo.. Ai ele resolveu ficar, mas n está carinhoso, n fala q me ama, estava seco, distante, até chorar eu peguei ele chorando um dia, só q de uma semana p cá ele mudou mto, está mais carinhoso, me liga sempre. Tenho vontade de conversar e colocar um ponto final nessa história pq ando mto insegura. Se ele quer mesmo, se foi uma crise ou se realmente não quer mais.. Mas tenho muito medo, vivo agoniada, tudo q ele faz acho q vai terminar.. se ele atrasa 1min já penso besteira, até outra mulher eu acho q ele tem. Oq fazer?

    ResponderExcluir
  61. Prezada Anônima:

    Penso que, dizer qualquer coisa, além do vou dizer, seria precipitação. Não é bem fazer inferências que poderiam não corresponder à verdade.

    Acho, então, que você precisa ter paciência, aquietar-se em seu ânimo e...esperar.

    Dê tempo ao tempo, não faça cobranças, aja, demonstrando amor, mas não o sufoque com cuidados excessivos, perguntas e medos.

    Se ele realmente gosta de você, as coisas se acomodarão e ele sentirá prazer em compartilhar a vida com uma pessoa (você) que é sábia e sabe ser agradável.

    ResponderExcluir
  62. Eu sou a anônima do email anterior.. Eu sentia que alguma coisa estava atormentando ele e o deixando assim nessa confusão com seus sentimentos. E agora na hora do almoço ele ligou no meu serviço e conversamos tranquilos, falando do fds e ele falou uma coisa que aí descobri oq tá deixando ele assim, a situação financeira dele não está nada boa, está devendo muito ao banco e n sabe como sair.. Virou uma bola de neve e ele n tinha me contado.. Disse q o ajudaria, mas ele n quis, disse qé problema dele, q entrou sozinho e vai sair sozinho. Mas eu disse, sou sua esposa e casamento é pra isso, eu vou te ajudar mesmo q vc não queria.. Aí ele aceitou.. Será que isso o está perturbando e fazendo sentir que não me ama mais? Pq morava com meus pais, onde tinha uma condição financeira boa, tranquila e com ele desde q casamos muita coisa mudou.. será q ele pensa q não quer me deixar passar por dificuldades e fala tudo isso??

    ResponderExcluir
  63. Prezada Maria Carolina:

    Como vê, às vezes, esperar é o melhor que temos a fazer, sem prejulgamentos. A primeira coisa que mexe com a autoestima de um homem é ficar desempregado.

    Daí, você pode entender que, um homem responsável, mesmo estando trabalhando, pode fica muito mal, se preocupar-se com dívidas; e quem convive com ele, obviamente perceberá mudanças em seu comportamento.

    Felizmente, seu marido parece ter uma boa cabeça e compreendeu que, nos dias de hoje, as despesas, num casamento, precisam ser compartilhadas.

    Parabéns pela sua atitude solidária. Ele deve ter sentido que não está só, com as dívidas e isso, por si só, pode ser um grande alívio.

    Que Deus abençoe vocês e que sejam felizes.

    ResponderExcluir
  64. sou casada ha 15 anos quando nos conhecemos senti algo por ele que nunca havia semtido por nenhum homem tivemos muita dificuldade para ficarmos juntos pois ele nao era evangelico e minha mae nao concordava mas enfim graças a deus ele se converteu e as coisas se acertaram namoramos por quatro anos e nos casamos mas antes de nos casa nos ficamos desempregados figuri gravida na lua de mel ele nuncs gostou de trabalhar registrsado nossa lutta entao começou as preocupaçoes eram muitas a ponto de ele nao se enterssar por sexo eu por outro lado estava fervendo conversamos por varias vezes sobre o assunto ele sempre prometeu e ainda promete ate hoje e sem sucesso halgum e eu totalmente diferente ele e muito carinhoso comigo me ajuda em tudo que pode nas atividades domesticas mas temos essas duas dificldades eu nao consigo ate hoje sair para trabalhar fora ja tentei mas fico tao tensa que acabo adoecendo eperdendo o emprego ele e pedreiro trabalha muito bem mas e lento e quando acaba um serviça o dinheiro nao da pra nada com isso so adiquirimosdividas msis nada sou muito ansiosa antes das contas venserem ja estou em desespero ele nunca se lembra nem das contas basicas nunca se procupa mas se esquece com facilidade enquanto eu nao me esqueço em momento algum nem a noite as vezes passo noites sem dormir com a cabeça fervsndo ja sonversei com ele por muitas vezes ele diz que vai arumar outro emprego mas so fica na promessa por ultimo falein para ele que nao aguento mais esta vida de derrota eristezas e insertezas que vou dar um geito na minha vida vou pegar meus dois filhos evou embora pois naao aguento mais vejo as pessoas que se casaram depois de mim conseguindo as coisa que eu tanto sdesejo com facilidade e so consigo dividas e necessidades choro qase todos os dias ja precisei tomar ante depressivo parei por conta propria ele se preocupa comigo diz que me ama mas nao adinta ele muda de vida penso que infeismente terei que por um fim no meu casamento pois nao suporto mais esta vida ja pedi a deus ate que me leve sinto uma dor tao grande no meu peito que parece que vai esplodir o que devo fazer que caminho tomar ele nunca cumpre com o que promete acho que devo mesmo me separar pois se ele nao mudou de vida ate hoje e porque esta bem pra eleele deve esta feliz com a situaçao se eu nao estou eu que me retiro me de um conselho o que devo fazer

    ResponderExcluir
  65. OLÁ, estou passando por uma crise, no meu relacionamento que só Deus para fazer um milagre, eu o conheço tem quase nove anos, sempre foi muiti complicado, ele sempre bebeu muito e sumia ele é desviado e eu também, mas na época que o conheci tinha acabado de sair da igreja e achava que ele era benção na minha vida, achava que seria mais facil com ele do q com um cristão, ele dizia que tinha acabado um relacionamento a pouco tempo, e tinha engravidado a prima dele, mas nao tinha nada com ela. Depois descobri que ele estava com as três. Com muita luta ele se separou de verdade da ex, e a prima morava em outra cidade, por um ano foi bom, mesmo que ele sumia as vezes para beber, estavamos "bem"... Eu tinha muita fé que ele ia mudar e fui me envolvendo... Passou um tempo a prima com o filho vieram morar na nossa cidade, e comecei a desconfiar que ele estava com as duas, mas não queria acreditar que um ser humano era capaz disso... Ela ia no meu seviço atráz de mim para discutir dizer que ele estava com ela, mas ele negava, até na minha casa ela foi dizendo que eu era amante do marido dela, ele sempre negava, equanto isso fui enfriando coom ele, desanimando, deixei de ir na igreja de vez, achava que Deus não me ouvia. Até que um dia ele resolveu que era melhor darmos um tempo um mês pra ver se valia a pena continuar, concordei, mas ele decidiu isso em um feriado prolongado, eu descofiei, e um primo dele me contou toda a história que ele estava firme com as duas, que nunca largou dela, que fazia planos com ela e o filho. Eu me revoltei e decidi terminar tudo de uma vez, meu sentimento ja estava frio e com essa novidade desmoronou. Liguei pra ele e avisei que não queria mais nem ver a cara dele, contei p os meus pais o que havia acontecido e coloquei um ponto final... Ele por sua vez não se conformou, vinha atráz de mim dizendo que me amava e precisava de mim, eu não via nem sentimento em mim por ele. Voltei a ir na igreja ele pensava que eu estava indo por ele pra pedir que Deus o mudasse, etc. Deu uma sumida mas as vezes aparecia. Eu conheci outro rapaz que me sentia feliz com ele, não era crente mas eu fui tentando, estava bem com ele, mas ele precisou sair do pais a trabalho, nisso o ex descobriu esse meu "namoro" e fez mil promessas pra eu voltar com ele, eu acabei voltando e terminei com o outro q estava fra do Brasil. Eu mudei de trabalho de casa e fui começar uma nova vida com ele, nesse tempo a mãe do filho dele me ligava dizendo que ele estava atráz dela e muitas vezes realmente era verdade. Logo aconteceu que deu um problema no meu ultero e resolvi que queria ter um filho, ele concordou e tivemos, na gravidez toda ele foi maravilhoso comigo, nunca me deixou, e realmente deixou a ex para tráz. Hoje temos dois filhos vieram gemeos, foi e é minha maior alegria meus filhos, mas depois que les nasceram no resguardo mesmo, ele mudou começou a sair novamente, hoje ela esta cada vez pior, não quer saber de ficar em casa diz que não gosta de mim, que não se sente bem comigo, se sente mal ficar em casa, nosso relacionamento foi namoro ate eu engravidar, depois v eio morar comigo, hoje acredito que ele não tem mais nada com a ex mãe do filho que é prima dele, ela congrega na igreja da familia dele, e por meus filhos serem gemeos e ter apenas 7 meses de vida preeciso ir na igreja deles, por que ele não quer ir comigo em outra, mas ele não quer que eu vá, diz que quero ir lá só para provoca-la, mas Deus sabe que não é, preciso voltar para a igreja, preciso levar meus filhos, sou responsavel por eles espritualmente até eles saberem dircenir as coisas, mas ele não entende, ele também vive me acusando do outro namorado que tive, me singa diz que não presto isso e aquilo, estou cansada, não vejo sentimento nenhum mais por ele, mas com dois filhos tudo se complicou, meus filhos são minha maior alegria e tenho suportado tudo por eles, mas não estou aguentando mais,quero um conselho e que orem por mim pra Deus pra fezer um milagre em meu coração só a tristeza relacionado a ele.

    ResponderExcluir
  66. como ajudar a filha que está em crise no casamento?

    ResponderExcluir
  67. Meu casamento estava em crise e acabamos na igreja evangelica para tentar salvar o casamento e deu certo, porém depois de 8 anos de convertidos a esposa está fanática ao extremo esquecendo das responsabilidades do lar.
    Trabalha na igreja e não demonstra preocupação por não ter almoço pronto ou roupa lavada para as crianças.
    Fanática ao extremo para sequer ouve o que tenho a dizer, só fala nos irmãos, na opinião dela são todos santos... Acho que o único errado sou eu.
    Penso todos os dias em separação, porém as crianças não tem culpa.
    Não sei o que fazer....
    Ela se tornou chata ao extremo só fala na bíblia, quer evangelizar todo mundo, tem mulheres que fogem quando veem elea chegando. É muito triste, ela esta morrendo com a própria palavra.
    Orem por nós, não sei quanto tempo vou aguentar essa mulher fanática...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente tem um bando de DOENTES religiosos fazendo a cabeça de algumas pessoas. A palavra de DEUS é interpretativa, ou seja, uma pessoa fanática pode levar a outra a entender o que ela bem entender, de uma forma bem lenta e quando você vai ver a pessoa já mergulhou no fanátismo.
      Malditos
      Quanto a você amigo, lamento, mas só um milagre de
      DEUS, pois pelo que você relata já fizeram a cabeça da sua mulher. AGORA É TARDE!

      Excluir
  68. Anonima. boa tarde. Meu casamento esta d ema l a pior.na tem mais respeito.
    Esta dificil de conviver com meu esposo.Ele faz provocaçoes pra mim.qdo vem minha irma em casa,,, ele da atençao demais pra ela.Vai fazer café,oferece e tras café pra ela.eleganhou ovo de pascoa,com dois bomboms. Estava esperando ele me oferecer.Ele comeu 1 e o outro deu pra ela.Na hora, do almoço,ele a levou praa sentar na mesa, foi a primeira~.Ela tem uma emrpegada, que podia fazer tufdo isto a ela.Tudo bem que é pra tratar bem,mas nem tanto. estou muito magoada com ele.El é é ruim pra mim.Estav melhorando o meu relaciionamento com ele, até que nao tinha vindoe sta minha irma em casa.Ele pensa, que pq estamos juntos,ha 3- anos.Que eu nao preciso de carinho,nem atençao e nem de amor. Ele fica fazendo pouco caso de mim,smepre que vem alguma outra mulher em casa. minha irma,irma dele ou um,a vizinha. O que eu faço?Vou na igreja,mas tudo continua igual.Vou á igreja evangelica,mas eu perdoo a deus, o que ele fez. depois ,ele faz tudo de novo.Euq ueria ter dialogos com ele e ser feliz.mas, nao da ´ra ser feliz.Obirgada

    ResponderExcluir
  69. Olá Tadeu, gostei muito do seu blog.

    Gostaria de saber por que não consigo acessar o post do seu casamento aqui no blog, sempre clico e dá acesso a uma página que não existe.

    Abraço

    ResponderExcluir
  70. Paz do Senhor a todos,
    Quando Deus uni um casal o homem não pode separar uma corda de três dobras é difícil de arrebentar, quando o Senhor está, o casamento poder sofrer algum abalo mas nunca é derrubado; se em algum momento Jesus ficou para trás no casamento volte a Ele, que Ele está esperando por você, se há alguma coisa escondida fale que Ele está pronto a perdoar e te dar a vida abundante que Jesus promete em João 10:10 repreenda todo mal, operação do demônio e desfrute da vontade do Senhor que é boa,perfeita e agradável, e quando errar assim como eu erro bastante, arrependa e Jesus sustentará.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.