24 abril, 2009

CAMINHO DAS ÍNDIAS. ASSISTIR OU NÃO?

201008-caminhos-india A novela Caminho das Índias, de autoria de Glória Perez e exibida diariamente pela TV Globo já tem sido motivo de polêmicas no meio evangélico brasileiro.

Recentemente, recebi um e-mail, do tipo "forwarded", no qual o autor apresenta o argumento de que, no Brasil, somos mais de 35 milhões de evangélicos, dos quais, 10%, no mínimo, são, como ele diz, "noveleiros", o que daria, por baixo, um número de 3 milhões e 500 mil telespectadores.

Alegando morar na Índia há 4 anos e citando dados sobre o Hinduísmo, religião politeísta, que possui cerca de 33 milhões de deuses, ele propões um boicote contra a emissora, cujo propósito, segundo seu pensamento, seria difundir essa religião no Brasil.

Ainda segundo o autor desse e-mail, se esses 3 milhões e 500 mil telespectadores cristãos brasileiros desligassem seus aparelhos de TV na hora da exibição de Caminho das Índias, a novela seria um fracasso - e, nós, evangélicos, estaríamos livres de sermos vítimas do proselitismo hinduísta.

Mesmo acatando as boas informações desse nosso irmão, e a sua visível boa intenção; pessoalmente, não acredito que as coisas possam ser tão simples assim.

E POR QUE RAZÃO DIGO ISSO?

Em primeiro lugar, porque, estando a população brasileira em torno de 195 milhões de habitantes, não me parece que 35 milhões de evangélicos ou, melhor dizendo, 3, 5 milhões (10%, conforme propõe o nosso irmão), seja um número significativo para boicotar a novela global.

Em segundo lugar, pelo fato de mesmos óculos poderem ter lentes de diferentes cores. Os 33 milhões de falsos deuses indianos que o nosso irmão vê como ameaça, com certeza NADA SIGNIFICAM para cristãos nascidos de novo que conhecem o ÚNICO DEUS VERDADEIRO, Jesus Cristo, de Nazaré, "que é, que era e que há de vir"!

Ao contrário, essa idolatria toda pode conscientizar os cristãos brasileiros do quanto maior do que pensávamos é a necessidade de evangelização daquele pobre país de dimensões continentais, chamado Índia.

E, em terceiro lugar porque os adultérios, as traições, as falsidades e a discórdia de irmãos, entre outras coisas, como sempre; representam o verdadeiro perigo das novelas globais, não apenas para os cristãos evangélicos, mas para todo cidadão de bem que esteja menos avisado.

CONCLUSÃO

Concluindo este post já bastante longo, desejo esclarecer que não estou defendendo o "assistir novelas" como sendo desejável. Penso que ler um bom livro, compartilhar bons momentos com a família ou mesmo, estar no computador lendo aquilo que convém são atividades muito mais edificantes.

Mas, se a sua escolha for assistir às novelas, procure fazer isso com muito critério e senso crítico. Como nos ensinou Jesus, ainda estamos no mundo. Mas não devemos viver como se fôssemos do mundo.

"E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Rom. 12.2)

Tony Ayres

4 comentários:

  1. Parabéns por est post, Tony!
    E obrigada por sua mensagem (demorei pq o micro estava com problemas "again"). Você também tem um lugar especial em meu coração.
    Um abraço.
    Tânia

    ResponderExcluir
  2. Eu particularmente, não sou noveleira. Porém tenho a liberdade de ver o ouvir o que quiser, sem me contaminar.
    Retenho o que é bom e o que não for, jogo fora.
    Acontece isso tb com pregações, cultos, restauranmtes,blogs, etc.
    Aproveite o que é bom e o resto, ignora. Será mais feliz e viverá mais em paz!!!
    Tenho te acompanhado e te add na minha página.
    Um abraço,
    Wânia Cardoso
    www.almamarcada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. voces sao um bando de cristoes doentes. tirem o crucifixo do cu e aproveitem a vida sem sofrer as hemorroidas da fe'

    ResponderExcluir
  4. ufa! assustei quando vi o nome do blog Psicoterapeuta cristao, mas logo veio o alívio, pois vc é psicanalista!! que Susto!

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.