06 janeiro, 2009

SEJA FELIZ PENSANDO RACIONALMENTE

feliz Conforme já deixamos registrado neste blog, os pensamentos são responsáveis pela qualidade das emoções que sentimos. Isso significa, então, que pensar de forma adequada resulta na produção de emoções igualmente adequadas.

Pensar de maneira negativa produz emoções negativas; pensar de maneira positiva produz emoções positivas. Portanto, em última instância, nós mesmos somos responsáveis por traçar a nossa infelicidade ou a nossa felicidade.

Existem, basicamente, três jeitos de pensar: o pensamento racional, o pensamento irracional e aquilo que chamamos de racionalização.

O pensamento racional foca-se no fato objetivo, não nas opiniões subjetivas. É ele quem nos ajuda a viver, a atingir as nossas metas e quem promove o bem estar emocional e sucesso nos relacionamentos.

O pensamento irracional não está baseado na razão nem na objetividade. É passional, portanto.

Sua tendência é minar o bem-estar emocional, além de provocar conflitos desnecessários que podem, em alguns casos, ameaçar até a própria sobrevivência.

Já a racionalização é a tentativa de usar justificativas injustificáveis ou fictícias como desculpas aparentemente lógicas e coerentes e, por essa razão, é inimiga da saúde mental.

Um exemplo de racionalização: "Estou muito feliz por Pedro ter terminado o nosso namoro", diz a ex-namorada apaixonada de Pedro, tentando justificar o "fora", uma vez que, intimamente, está perplexa e magoada.

Portanto, o tipo de pensamento mais saudável para quem deseja ser feliz é o racional.

Ao substituir nossas crenças irracionais e nossas racionalizações por convicções racionais, estaremos reduzindo drasticamente nossas emoções negativas e aumentando, saudavelmente, nossos sentimentos positivos.

Toni Ayres

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Logo de cara, quando vi o título do blog, me interessei. Li poucos posts, mas até agora gostei muito! Acredito que você tenha conseguido unir os dois assuntos de forma brilhante!
    Daqui pra frente estarei sempre acompanhando seu blog.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Seu blog foi um dos achados brilhantes que encontrei..Vc disse exatamente o que eu ando pensando ultimamente.....
    Ganhastes uma leitora assídua......

    Parabéns
    Abraços
    Karliane Fontinele

    ResponderExcluir
  4. Paz irmão Antonio Tadeu !
    Que linda mensagem ,assim que vi o nome quiz ler,e gostei muito ,simples e direta,aliás todo seu blog é uma fonte de aprendizado para mim,parabéns ,e que o Senhor continue te abençoando com tão lindas mensagens para nosso coração e alma.
    Deus te abençoe ,sempre
    Fique com Jesus !

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.