29 janeiro, 2009

ESTOU SOFRENDO DE DEPRESSÃO. MEU PASTOR DISSE-ME QUE ISSO É OBRA MALIGNA. SERÁ MESMO?

Infelizmente seu pastor, mesmo tendo as melhores intenções, está errado. São erros como esse que fazem o diabo ficar com as costas muito mais largas por causa da ignorância; e ignorância, aqui, não tem o sentido pejorativo, mas o sentido intrínseco de "ignorar" mesmo.

A depressão é UMA DOENÇA, catalogada no CID-10 (Cátalogo Internacional de Doenças, edição de número 10), utilizado pelos médicos para codificar seus diagnósticos; portanto, como toda doença, precisa ser tratada.

Como a depressão é causada pelo desbalanceamento de um hormônio cerebral chamado serotonina, você deve consultar um médico psiquiatra que, com muita probabilidade irá lhe prescrever um fármaco antidepressivo.

O antidepressivo deve ser tomado todos os dias, segundo a orientação médica e você não deve sentir culpa por causa disso.

Quem sofre de depressão precisa tomar o antidepressivo, assim como o diabético precisa tomar a insulina e o hipertenso precisa tomar o anti-hipertensivo.

Faça o seu tratamento de forma correta e permita que o Senhor pacifique o seu coração.

Toni Ayres

12 comentários:

  1. Olá Tony, a paz!
    Desde já já vou me expressando que não é de meu interesse achar que eu sei mais pois sou muito inexperiente e peço sempre que Deus me oriente, mas uma coisa.
    Depressão é algo maligno sim porque nós que estamos no caminho do Senhor, essas coisas ficaram para trás pois estamos prosseguindo para o alvo que é Jesus.
    Isso são males do velho homem e nós que estamos na presença do Senhor estamos sujeitos sim a males desse mundo mas pra mim o cristão não tem depressão não e sim é obra do diabo.
    Sabemos que pela medicina é uma doença mas o crente que está firme com Cristo vence esses males.
    E uma coisa eu digo que se não estamos firmes na presença do Senhor muitas serão as brechas e a palavra de Deus diz que aquele que está de pé, cuide para que não caia.
    Não quero contrariar nada mas é o que Deus nos ensina.
    A depressão pode ser decorrente de algum problema em nossa vida espiritual, algum pecado não confessado, falta de fé, negligência na oração e até influência de espíritos malignos. Mas, antes que aqueles que gostam de rotular as pessoas com a rapidez com que Davi condenou o homem que tomou a única ovelha do pobre (2 Samuel 12), saiba que também pode não ser nada disso.
    Então pra mim a depressão é obra maligna mesmo

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz Antonio
    ..estou indicando seu blog ao prêmio DARDOS, no meu blog encontrará mais info.
    um abraço no carinho do nosso amado Jesus
    bjjihns
    do sul de Portugal pra vc.

    ResponderExcluir
  3. Julyane:

    Obrigado por manifestar o seu pensamento em relação à minha postagem. Poderia, para defender-me, evocar a minha condição de psicanalista clínico, que conhece muito de perto o problema da depressão. Mas não farei isso.

    Desejo apenas que saiba o seguinte:

    Charles Haddon Spurgeon, o maior pregador que a Inglaterra já conheceu, no auge do avivamente no continente europeu, pregava, na Catedral de Londres, para multidões de muitas mil pessoas, sem microfone (pois não existiam microfones na época)mensagens ungidas que levaram muitos milhares ao arrependimento.

    Pois bem, minha irmã, esse homem ungido de Deus sofria de uma severa depressão, que foi o seu "espinho na carne" e que mantinha-o por vários dias, durante a semana, sem coragem de levantar-se da cama.

    Pense nisso e tire as suas conclusões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria que soubesse que milagres existem. sua irmã recebeu um milagre.
      essa doença chamada DEPRESSÃO existe. o cristão não é de ferro, é um ser mortal e sujeito a doenças. foi para isso que Deus colocou, ou melhor, deu sabedoria a médicos. se existe remédio para depressão, é porque é uma doença.
      agora, dar brecha enquando tiver depressivo, não querer sair dessa, é outra questão.
      Deus te abençoe.

      Excluir
  4. Nice:

    Obrigado pelo carinho da indicação, minha irmã. Que Deus abençoe você e todos os amados irmãos portugueses!

    ResponderExcluir
  5. Antonio,
    Eu me surpreendi com o seu post... A madrugada passada, comecei a escrever algumas coisas que eu queria postar no meu outro blog(http://dia-a-dia-com-jesus.zip.net/) e o assunto era exatamente sobre depressão (rs). Tive depressão por um período na minha vida e consegui, graças a Deus, me livrar.
    Seu blog é uma bênção. Oro por sua vida, para que, com sabedoria, sejas tremendamente usado como profissional e filho de Deus. Um assunto que tem “bombado” na sociedade e tão discriminado no nosso meio cristão.

    “No momento, sou a pessoa mais infeliz do mundo. Se o que sinto fosse distribuído por todos os seres humanos, não existiria uma só pessoa alegre no mundo. Não sei se vou melhorar. Acho que não. É impossível continuar assim. Ou bem morro ou melhoro”.
    ABRAHAM LINCON, presidente dos Estados Unidos que sofreu de depressão por quase toda a vida adulta.

    Que Deus nos ajude... E que nos use como instrumentos nessa área.
    Deixo uma porção da palavra de Deus a todos que sofrem de depressão: “Quando digo “Meu pé tropeçará”, o Teu Amor, Senhor, me sustenta; quando as preocupações se multiplicam em mim, as Tuas consolações me deleitam”.
    Sl 94:18-19

    Perdoe-me por me estender no comentário...

    Fica com Deus,
    Shalom

    ResponderExcluir
  6. Márcia:

    Não desejo fazer distinções aqui, mas é sempre um refrigério (e você, enquanto escritora, deve saber perfeitamente isso) quando percebemos que existem pessoas que entendem o sentido de ajuda que desejamos oferecer nos textos que escrevemos.

    Apenas como um exemplo dos muitos salmos em que o salmista encontra-se profundamente deprimido, transcrevo alguns versos do salmo 88:

    "Ó Senhor, meu Deus e meu Salvador, dia e noite, na tua presença, eu clamo a ti. Ouve a minha oração; escuta o meu grito pedindo socorro. Pois as aflições que caíram sobre mim são tantas, que já estou perto da morte. Sou como aqueles que estão para morrer; já perdi todas as minhas forças. Estou abandonado nos meio dos mortos; sou como os soldados mortos jogados nas covas; sou como aqueles que foram completamente esquecidos por ti e que não têm mais proteção. Tu me atiraste no mundo dos mortos, lá no fundo da escuridão. A tua ira pesa sobre mim e as tuas ondas me esmagam. Tu fizeste com que os meus amigos me abandonassem e olhassem com nojo para mim. Sou como o preso que não pode escapar." versos 1 a 8)

    Pode-se dizer que um homem, com esse ânimo, não estivesse deprimido?

    Obrigado, amiga, pelo seu carinho e solidariedade.

    Que o Senhor nos ajude a fazermos algum bem para aqueles que nos rodeiam e para os que estão longe de nós também.

    Shalom!

    ResponderExcluir
  7. A Paz do Senhor, irmão Tony!

    Eu trato depressão desde o ano de 2001. Demorei para perceber o meu problema, já que desde a infância percebo que sofro com isso: era uma criança alegre, mas após um trauma passei a acordar já desanimada, triste, sem graça para a vida. Após 7 anos de casada fui perceber, em consulta com um neurologista, por ter muitas dores de cabeça, que sofria desse mal. Nem tenho palavras pra explicar, pois é muito ruim mesmo. Tomo o antidepressivo todos os dias. Não tomei corretamente, pois alguns médicos quando me viam bem, suspendiam o medicamento. Então faz apenas dois anos que, segundo a minha médica, eu me cuido direitinho. Ela já baixou a dose de 100 mg/dia para 75 mg/dia. A minha preocupação, já que sou convertida, em paz e segurança com relação à minha Salvação em Cristo Jesus, é que eu tenha que tomar o remédio para o resto da vida. Ainda não estou contente com essa possibilidade, mas vou orar e na minha vida quem manda é Deus, e eu já não brigo mais com Ele, rsrsrsrs..... Deus abençoe muito o seu trabalho, irmão Tony! Assisti aos videos com a entrevista que você deu para a Miriam Sobral, lá na sua página no Orkut e achei muito proveitosa. Parabéns e obrigada pelas informações!!! Fique na Paz do Senhor Jesus!!!

    ResponderExcluir
  8. Irmã Cláudia Sunshine:

    Fiquei feliz pelo fato de você "não brigar" mais com Deus, pelo fato de ter que tomar a sua medicação.

    Muito melhor um coração agradecido do que culpa ou ressentimento, não é mesmo?.

    Os antidepressivos são relativamente recentes na história da medicina.

    Os primeiros que surgiram, lá pela década de 1950, eram chamados de "tríciclicos".

    Os mais modernos são os ISRS's (inibidores seletivos de recaptação da serotonina) e possuem muito menos efeitos colaterais do que os seus antecessores.

    De qualquer forma, antes da existência deles, o único tratamento para a depressão era a eletroconvulsoterapia, o que causava muito sofrimento aos pacientes.

    Então, simplesmente, aceitemos como uma bênção o fato de Deus ter permitido que cientistas dedicados descobrissem os antidepressivos, pois milhões de pessoas, no mundo inteiro, só podem trabalhar, casarem-se e terem filhos, porque eles existem.

    Continue com o seu coração pacificado e dando graças ao Senhor, pois isso, sem dúvida, é bom e agradável aos Seus olhos.

    Shalom!

    ResponderExcluir
  9. OI sou o pb.josé pode ter alguns que e malignos mais são poucos a maioria não em 1Reis 19 Elias era um profeta e entrou em depressão ele não estava sobre influença maligna julyane meu bem leia SL42.3,6 eu cmcordo com o tony tem varias passagem biblicas que demostra este poblemo muitos pode passar por isso e não ser maligno IS43.2

    ResponderExcluir
  10. Prezados Homens de "DEUS"....TINHA EM MINHA VIDA UM FILHA QUE ENCONTRA-SE INTERNADA POIS Á MESMA TINHA SÍNDROME DO PANOCO E PAROU NO TRANSTORNO BIPOLAR JÁ TENTOU SUICIDIO CORTANDO OS PULSOS
    E VOZES ESTRANHAS ESCUTAVA E REPULSIVA PARA TOMAR REMEDIO ESTOU NA CAMINHADA ESTÁ NAS MÃOS DE JESUS CRISTO PARA SER CONSAGRADA E DAR UM GRANDE TESTEMUNHO DO SEU LIVRAMENTO´SÓ QUE ATÉ HOJE ELA NÃO MANIFESTOU-SE EM NENHUMA REUNIÃO EM QUE PARTICIPEI TEM TRES ANOS QUE EU LUTO E COM DEDICAÇÃO TOTAL QUE HOJE SOU OBREIRO DA NÃÇÃO DE DEUS NENHUM PASTOR CONSEGUIU DESVENDAR ESTE MISTERIO SERÁ QUE ESTA FALTANDO HOMENS DE DEUS ? POIS SÍ NÃO FOR PELA MINHA FÉ CREIO QUE SERIA PELA FÉ DO PASTOR NÃO ?

    ResponderExcluir
  11. A Paz,
    Tenho vivido um conflito, pois tenho medo de sentir medo, de passar mal, com isso vivo mais em casa. Há mais de 12 anos não viajo, não vou a sítio, pois tenho falta de ar e taquicardia. As vezes tenho vergonha de dizer qeu sou cristão por causa disso que vivo, pois muitos dizem que é demônio, que eu não tenho fé, sou muito criticada. Dizem que "se verdadeiramento o filho te libertar, sereis livre", querem dizer até qeu não tenho Cristo. Tenho evitado fazer tratamento com remédios, só que agora começei pois estou num estado bem avançado. Precisod e ajuda, alguém que me compreenda, que diga se isso é espiritual, demonio, físico. Me responda, por favor.

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.