02 janeiro, 2009

COMO CONTROLAR NOSSAS EMOÇÕES

socrates1 O controle das emoções é uma necessidade na vida de todos nós, se desejamos viver de uma forma harmoniosa e sensata.

Todos conhecemos os prejuízos nefastos que advêm, quando esse controle não é conseguido.

Casamentos têm se desmoronado, relacionamentos têm se rompido, amigos de longa data têm se tornado inimigos, empresas têm falido, guerras têm sido declaradas, por conta de um momento de insensatez, provocado pelo descontrole das emoções.

Tudo isso, porém, poderia ter sido evitado, se levássemos em conta apenas uma regra básica:

NÃO SÃO OS ACONTECIMENTOS QUE DEFLAGRAM AS NOSSAS EMOÇÕES, MAS O QUE PENSAMOS SOBRE OS ACONTECIMENTOS.”

Isso significa que não são os incidentes que ocorrem em nossas vidas que provocam em nós as reações que costumamos ter em relação a eles. São a forma como encaramos esses incidentes que nos fazem agir do jeito que agimos.

Um exemplo: estou dirigindo meu automóvel por uma avenida movimentada e, de repente, antes que eu tenha tempo de perceber, um motoqueiro passa a toda velocidade a meu lado e leva junto com ele o retrovisor do carro.

Se eu supervalorizar o prejuízo, ficar irado contra o motociclista, imaginar quanto dinheiro terei de despender com um novo retrovisor; ou tentar perseguir o autor do prejuízo, só ganharei muito estresse e dores de cabeça.

Mas, se ao contrário disso, eu pensar: “Puxa, rapaz desastrado esse. Ainda bem que ele atingiu apenas o retrovisor que já estava precisando ser trocado mesmo. Que bom que ele nem arranhou a pintura!” – estarei encarando o incidente com tranqüilidade e não sofrerei estresse algum.

Agindo assim, estarei sendo muito mais maduro e realista e não comprometerei a minha saúde física e emocional, por coisas que, muitas vezes, são insignificantes.

Lembremos, então queo homem não se deixa perturbar pelas coisas, mas pela visão que tem delas”, como já preconizava o filósofo Epicteto, há mais de 2 mil anos.

E vivamos uma vida mais harmoniosa e feliz!

Toni Ayres

2 comentários:

  1. Excelente mensagem!

    Nossa visão dos fatos é parcial: enxerga antes as experiências, lembranças, emoções... por isso muitas vezes vemos os acontecimentos tão turvos.

    Feliz 2009!

    Ao Redor da Jabuticabeira

    ResponderExcluir
  2. É uma grande verdade, mas por vezes não conseguimos agir assim tão bem..

    ResponderExcluir

Seu comentário será exibido após examinado pela moderação.